Nicole McLaughlin transforma mochilas JanSport em peças com upcycling
Conhecida por reaproveitar materiais que seriam descartados, a designer criou seis itens únicos para a collab com a marca norte-americana
atualizado
Compartilhar notícia
Nas mãos da artista de upcycling Nicole McLaughlin, peças vintage e materiais de estoque morto podem se transformar em novos produtos. Uma das investidas mais recentes da designer é uma collab com a JanSport, que transformou mochilas da marca em itens como um sutiã e até uma cadeira. Anteriormente, a artista foi assunto na coluna pelos calçados divertidos que ela fazia com material reaproveitado. Desde então, usou os dotes criativos em várias parcerias.
Vem saber mais!
Collab com a JanSport
Como tudo que Nicole McLaughlin faz, a colaboração com a JanSport tem a intenção de promover a sustentabilidade. Todos os produtos e amostras usados na confecção das peças seriam descartados. Ao todo, ela criou seis peças únicas: colete de pesca, sutiã, bermuda, kit para acampamento, slippers com bolsos e uma cadeira semelhante àquelas usadas por diretores de cinema. Para a designer, as mochilas da marca norte-americana remetem aos tempos de escola.
“Eu espero que, quando as pessoas virem essas peças, entendam não só a importância de estender a vida dos produtos por meio de reparos e do upcycling, mas quantas coisas diferentes podem ser feitas com eles”, compartilhou a artista, em um comunicado.
No mês passado, a marca lançou um sorteio beneficente de cada um dos seis produtos únicos, já encerrado e voltado só para os Estados Unidos. Para participar, bastava comprar um ticket de US$ 5 no site da JanSport, com todo o valor revertido para a organização sem fins lucrativos Slow Factory Foundation, que usa a educação para fazer a diferença a respeito do clima e do impacto ambiental.
“Ao transformar amostras de nosso depósito e mochilas pré-usadas provenientes de centros de garantia, somos capazes de manter o produto fora dos aterros sanitários e apoiar a Fundação Slow Factory com algumas de nossas imagens mais conhecidas e icônicas”, comentou o presidente da marca, Roger Spatz. A JanSport, que pertence à companhia VF Corp., considera esta como sua etapa mais recente na “jornada da sustentabilidade”.
Trabalhos anteriores
Lúdicas e artísticas, as criações (ou recriações) de Nicole McLaughlin chamam atenção porque também são utilizáveis na maioria dos casos. Formada em design digital e um curso voltado para a área de patologia da fala, ela começou a criar peças com retalhos para se aventurar fora do design gráfico. O que começou como hobby virou uma carreira em 2018.
Até o momento, a designer já colaborou com marcas como Crocs, Opening Ceremony e Puma. Todas as parcerias envolvem reciclagem e, normalmente, algum tipo de apoio a instituições beneficentes. No ano passado, ela sorteou itens reciclados e peças vintage para ajudar organizações que combatem o racismo sistêmico.
McLaughlin trabalhou como designer gráfico para a Reebok durante quatro anos. Em setembro de 2019, já conhecida pelas criações de upcycling, ela lançou sua primeira colaboração oficial com a marca esportiva, que incluiu 17 peças únicas criadas a partir de produtos vintage da label. A parceria incluiu roupas, calçados e acessórios, todos feitos à mão.
Durante o processo criativo, a artista tenta aproveitar até as rebarbas dos materiais. À Vogue norte-americana, ela contou que mesmo os itens que dão errado podem ganhar forma em novas funcionalidades, como móveis. “Você tem que estar disposto a explorar e falhar. E se você tem uma ideia que acha que vai funcionar e ela começa a falhar no meio, mude-a”, disse.
Além dos lançamentos
Nicole McLaughlin reside em Nova York, nos Estados Unidos. Além de lançamentos pontuais com marcas, ela faz workshops de upcycling e está desenvolvendo uma organização sem fins lucrativos que promete fornecer recursos de design para jovens. O trabalho da artista virou tema de um livro publicado pela agência de consultoria Just an Idea. A obra faz parte da coleção inaugural de uma série de livros colecionáveis.
Colaborou Hebert Madeira