metropoles.com

New York Fashion Week é marcado por protesto de modelos

A manifestação ocorreu nesta semana em prol de direitos e garantias para melhores condições de trabalho

atualizado

Compartilhar notícia

@saraziff/Instagram/Reprodução
Modelos protestam na cidade de Nova York com cartazes rosa com reivindicações escritas em preto - Metrópoles
1 de 1 Modelos protestam na cidade de Nova York com cartazes rosa com reivindicações escritas em preto - Metrópoles - Foto: @saraziff/Instagram/Reprodução

Nessa terça-feira (10/9), Manhattam, em Nova York, nos Estados Unidos, tornou-se palco de um protesto organizado por modelos para cobrar respostas em relação a uma legislação que pode fazer a diferença. Após dois anos da apresentação de um robusto projeto de lei, profissionais de moda seguem em busca de amparo do Estado para exercerem o trabalho com direitos garantidos.

Vem entender!

Modelos protestam na cidade de Nova York com cartazes rosa com suas reinvidicações escritas em preto.
Em abril de 2023 os modelos já haviam se mobilizado pela aprovação da lei

 

Protesto durante o New York Fashion Week

Durante o New York Fashion Week de primavera/verão 2025, realizado entre os dias 6 e 11 deste mês, um grupo de modelos preparou um protesto para reivindicar uma nova legislação. O grupo se reuniu para pressionar a governadora, Kathy Hochul, a validar o projeto Fashion Workers Act (Lei dos Trabalhadores de Moda, em tradução livre), que visa melhorias para os profissionais do setor, desde modelos a designers, no estado de Nova York.

Em março de 2022, o senador Brad Hoylman-Sigal apresentou o projeto de lei que garante uma regulação da indústria e a proteção aos modelos que são alvos de explorações no trabalho. Desde então, a proposta foi aprovada no parlamento, mas segue sem sanção para valer oficialmente como lei.

A imagem mostra a até então governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul, olhando para o horizonte.
A governadora Kathy Hochul foi a primeira mulher que assumiu o cargo em Nova York

 

Na manifestação, mais de 100 cartas foram entregues diretamente à governadora. Os textos cobram “proteções básicas”, como destacou Sara Ziff,  modelo e ativista fundadora da organização sem fins lucrativos Model Alliance.

Nos documentos, estão assinaturas de modelos reconhecidas na indústria, como Amber Valletta, Irina Shayk e Karen Elson. De acordo com o senador Sigal, a governadora deve promulgar a lei até o fim deste ano.

A imagem mostra um grupo de modelos em protesto. Ao centro, a ativista Sara Ziff fala em um palanque rodeada de outras apoiadoras do ato.
A Model Alliance atua em prol dos diretos de modelos na indústria fashion

Em resumo, o projeto de lei garante aos profissionais de moda o direito de evidenciar abusos e atrasos de pagamentos, além de assegurar direitos trabalhistas. Para empresas que agenciam as modelos, ficaria a responsabilidade de registrar oficialmente os pagamentos. Além disso, pode-se tornar obrigatório o consentimento de um gerente e do(a) modelo para o uso da imagem em inteligências artificiais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?