Nensi Dojaka: conheça a estilista vencedora do Prêmio LVMH 2021
A albanesa, que já vestiu Bella Hadid e Sophie Turner, pretende usar o valor do prêmio para tornar a marca homônima mais completa
atualizado
Compartilhar notícia
E o Prêmio LVMH 2021 para Jovens Designers foi para… A estilista albanesa Nensi Dojaka, que comanda uma marca homônima de moda feminina, baseada em Londres (Reino Unido). Com Virgil Abloh, Marc Jacobs e Stella McCartney no júri, a cerimônia que escolheu a vencedora entre os nove finalistas ocorreu no último dia 7, na Louis Vuitton Foundation, em Paris (França). Dojaka já vestiu celebridades como Sophie Turner, Emma Corrin e, mais notavelmente, Bella Hadid, no MTV Video Music Awards 2020.
Vem conhecer a trajetória dela!
Sensualidade, recortes e assimetria
O prêmio veio em boa hora para Nensi Dojaka, que prepara seu primeiro desfile autônomo na Semana de Moda de Londres, no dia 17 deste mês, em formato presencial. Esta será sua quarta coleção de passarela. Baseada na capital inglesa, ela tem 28 anos, lançou a grife homônima em 2017 e é conhecida pelas roupas que incorporam recortes, transparências e tiras assimétricas repletas de sensualidade, e que lembram lingeries, com um toque dos anos 1990.
Sobre a estética sexy, Dojaka contou à Vogue.com: “Eu amo corpos femininos, clavículas, costas. É por isso que eu faço isso. Eu tinha um vestido que estava vendendo muito, em toda parte – o vestidinho preto que todo mundo tinha, porque vamos voltar a sair”, acredita.
Bacharel e mestre pela Central Saint Martins, a designer estagiou nas labels Peter Pilotto e Fyodor Golan e tem nomes como Helmut Lang e Ann Demeulemeester no rol de principais inspirações. Em 2019, Dojaka apresentou a coleção final da pós-graduação – com peças de painéis transparentes e recortes desconstruídos –, desenhou uma coleção-cápsula para a varejista on-line Ssense e se apresentou no LFW pela plataforma de apoio a estilistas emergentes Fashion East, que fez seu nome na cena de moda londrina.
Já no ano seguinte, participou da primeira edição de um programa de mentoria criado por Alessandro Dell’Acqua e Tomorrow London. Por meio dessa oportunidade, as peças da marca homônima da albanesa entraram à venda em 30 pontos ao redor do mundo. Atualmente, a lista inclui varejistas como a já citada Ssense, a Selfridges e a Farfetch.
Vitória inesperada
Marc Jacobs contou ao WWD que a designer albanesa foi voto unânime de todo o painel de jurados, algo que ele não lembra de ter acontecido desde que entrou para o júri, em 2014. Vice-presidente executiva da Louis Vuitton e criadora do Prêmio LVMH, Delphine Arnault considera Dojaka uma estilista humilde, com produtos originais e de extrema qualidade. Além dos 300 mil euros, ela ganhou uma mentoria de um ano do grupo LVMH, como acontece em todas as edições.
Nensi Dojaka revelou que não esperava ganhar o prêmio, mas estava confiante com sua apresentação. “Eu vim de um passado de lingerie. Por causa disso, presto muita atenção aos detalhes menores. Acho que esse foi o ponto de diferença”, comentou a designer. Com o dinheiro do prêmio, ela quer tornar a marca mais completa, investir na produção e na expansão da equipe, além de oferecer mais acessórios do que a oferta atual.
“Quando comecei, tinha uma base de clientes muito jovem e, agora, com a coleção se desenvolvendo com um pouco mais de alfaiataria e looks mais fortes, está mudando um pouco. É um público mais amplo, e quero torná-la muito mais versátil. Terei ainda mais oportunidade de desenvolver coisas”, disse a estilista.
LVMH Prize for Young Designers 2021
A 8ª edição do Prêmio LVMH retomou o formato presencial após cancelar a final de 2020 por causa da pandemia de Covid-19. Na ocasião, o prêmio foi dividido entre os oito finalistas. Agora, enquanto Nensi Dojaka ganhou a honraria principal, o prêmio secundário Karl Lagerfeld/Special Jury Prize foi entregue de maneira conjunta a três estilistas: Colm Dillane, Rui Zhou e Lukhanyo Mdingi. Cada um receberá uma mentoria de um ano e 150 mil euros.
O júri teve nomes como Virgil Abloh, Stella McCartney, Jonathan Anderson e, pela primeira vez, Kim Jones, diretor criativo da linha masculina da Dior e das linhas de moda feminina e alta-costura da Fendi. Quem revelou o ganhador foi a atriz francesa Isabelle Huppert. Ao todo, o prêmio teve 1,9 mil candidatos, de 110 países.
Como de costume, três estudantes de moda foram selecionados para estagiar em marcas do grupo LVMH por um ano: Adam Kost (França), Franziska Simon (Alemanha) e Eric Starc (Itália) estagiarão no masculino da Louis Vuitton e Dior, e no feminino da Dior, respectivamente. Cada um ganhou 10 mil euros.
Colaborou Hebert Madeira