metropoles.com

Negrita Modas resgata ancestralidade e processos artesanais

A marca da carioca Karine Priscila, que acabou de chegar em Brasília, destaca-se pela estamparia marcante inspirada em grafismos africanos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Karine Priscila da Negrita Modas
1 de 1 Karine Priscila da Negrita Modas - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A carioca Negrita Modas, idealizada por Karine Priscila, une processos artesanais ao estudo da ancestralidade africana para criar uma moda autoral de imagem forte. Na última semana, a marca aterrissou na capital federal em ação organizada pela multimarcas Quadra.

Vem conhecer!

Giphy/Hugo Barreto/Metrópoles


Imagine uma peça que foi cortada, estampada e costurada de forma totalmente artesanal. Esse é o grande diferencial da Negrita Modas, marca que virou sucesso por conta das padronagens autênticas em cores fortes. 

Apesar da expansão, a marca pretende conservar suas raízes para se manter autêntica. Quem defende essa ideia é justamente a criadora da marca, Karine Priscila, que desenvolve as estampas e passa as técnicas individualmente para cada artesã que trabalha na confecção.

Karine Priscila da Negrita Modas
Karine Priscila é a diretora criativa da carioca Negrita Modas

 

Karine Priscila da Negrita Modas
As estampas da Negrita Modas são inspiradas em diferentes desenhos africanos

 

Mulher negra em roupa estampada
Franciane Ferreira é uma das colaboradoras da Negrita Modas
Chegada à Quadra

A etiqueta carioca chegou à capital federal pela multimarcas Quadra em uma ação especial que durou dois dias: a última quarta e quinta-feira (8 e 9/12). O prazo curto reforça o maior diferencial da Negrita, que é o processo artesanal de confecção. Devido à essa característica, a marca não tem um grande estoque, mas garante uma roupa única e original.

Patrícia Justino Vaz, diretora criativa da Quadra, conheceu a etiqueta no curso de colorismo da consultora de moda Cris Pinheiro Guimarães. À coluna, Karine Priscila afirmou que Cris Pinheiro ajudou a Negrita a aumentar o alcance e chegar a um público que valoriza a moda artesanal brasileira.

Mulher branca de saia estampada
A consultora Cris Pinheiro Guimarães, que roda o Brasil com cursos de moda e arte, foi um dos primeiros nomes da indústria a usar a Negrita

 

Mulher branca com roupa estampada
A influenciadora Pamela Barja também costuma aparecer com looks da etiqueta

 

Quem também é fã da Negrita Modas é Stephanie Ribeiro, apresentadora do programa Decora, do canal de televisão à cabo GNT
As peças

Para o evento em Brasília, a Negrita trouxe duas coleções: a inaugural, chamada Prosperidade, traz a mesma estampa trabalhada apenas em cores primárias; já a Ayo mescla, em uma mesma peça, diferentes formas geométricas e tons, como rosa, verde água e amarelo.

A equipe atual da marca é composta por sete pessoas, além da diretora criativa. Duas trabalham na costura, e cinco na estamparia. Apesar do aumento da clientela, a Negrita segue no seu ritmo de capacitação com os novos colaboradores para que as peças mantenham a qualidade e a técnica.

À coluna, Karine Priscila explicou que treina, pessoalmente, cada um dos colaboradores. Antes de passar para o tecido definitivo – em geral, o algodão cru –, o processo de carimbo das estampas começa em pequenos pedaços de pano. 

Karine Priscila, diretora criativa da Negrita Modas, com vestido da coleção Ayo
Karine Priscila e Pat Justino Vaz
Patrícia Justino e Karine Priscila vestem peças da Prosperidade, primeira coleção da Negrita Modas

 

Franciane Ferreira e Karine Priscila com as peças que são feitas com algodão cru

 

Escolhas da QUADRA

Patrícia Justino Vaz, diretora da multimarcas que trouxe a Negritas para Brasília, fez uma seleção das suas peças favoritas da etiqueta. Acostumada a se aventurar na moda e nas artes, ela aposta no mix de estampas para criar um look original e cheio de personalidade!

Patrícia Justino de roupa estamapda
Para o evento, Patrícia Justino escolheu o combo camisa + saia longa da Negrita Modas
Roupas da Negrita Modas
Mesma estampa, cores diferentes: Patrícia Justino brincou com os tons e escolheu um cinto de corda para marcar a cintura

 

Roupas da Negrita Modas
O quimono em preto e branco é uma ótima opção para quem ainda é tímido no uso de cores
Roupas da Negrita Modas
Outra aposta de Patrícia Justino Vaz é o vestido com babado ombro a ombro
Serviço

As roupas da Negrita Modas estão disponíveis no e-commerce da marca. A label tem uma loja própria física em Barra Mansa, no Rio de Janeiro, na Rua Nilo Peçanha – 65, 301.


Colaborou Carina Benedetti

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?