Naomi Campbell será homenageada com exposição de moda em Londres
Intitulada Naomi: In Fashion, a mostra chega para celebrar os 40 anos de carreira da supermodelo britânica
atualizado
Compartilhar notícia
Há mais de 40 anos, Naomi Campbell mantém uma carreira de destaque mundial na moda. Para celebrar o legado da supermodelo, uma exposição inédita chega ao Museu Victoria & Albert (V&A), em Londres, no Reino Unido. Prevista para junho, a mostra Naomi: In Fashion reunirá looks icônicos do acervo da britânica, além de uma curadoria de imagens feita por Edward Enninful.
Vem conferir!
Produzida em colaboração com a própria Naomi Campbell, a exposição terá como foco compartilhar a contribuição da modelo para a indústria da moda. Para compor a novidade, acervos de grandes designers, que estiveram na trajetória da estrela, foram emprestados.
O extenso repertório fashion da top model, composto por roupas de alta-costura e de prêt-à-porter (pronto para vestir), estará disponível para o público conhecer na capital inglesa. Peças icônicas, como o espartilho by Thierry Mugler que Naomi usou no desfile de 1989, e as plataformas altas de Vivienne Westwood com as quais a modelo caiu em 1983, serão exibidas.
Em comunicado à imprensa, Sonnet Stanfill, curador de moda do V&A, definiu a britânica como “uma das figuras mais prolíficas e influentes da cultura contemporânea”. “Estamos muito satisfeitos por trabalhar com Naomi Campbell nesse projeto e por celebrar sua carreira com o público”, destacou.
Amigo e ex-editor-chefe da Vogue Britânica, Edward Enninful contribuiu para a exposição com uma instalação de fotos feitas por Tim Walker, Nick Knight e Steven Meisel. A ideia também é apresentar imagens da relação social e filantrópica de Naomi com instituições e países. Na exposição, por exemplo, haverá fotografias com Nelson Mandela e a participação na Black Girl Coalition, em 1989.
Naomi Campbell, a supermodelo
Com um extenso currículo, Naomi Campbell cravou o próprio nome na história da moda. Ao lado de outros grandes ícones, como Cindy Crawford e Linda Evangelista, a britânica é considerada uma das supermodelos que ascenderam nos anos 1990.
Além da beleza inquestionável, Naomi se sobressai por entregar personalidade e profissionalismo aos trabalhos. A estrela se tornou uma das “queridinhas” dos principais estilistas, como Gianni Versace, Vivienne Westwood e John Galliano. O legado da top model segue até os dias atuais, com a modelo — aos 53 anos — sendo vista em desfiles, campanhas e capas de revista de moda.
Referência para milhares de mulheres negras, Naomi Campbell contribui para a moda além das passarelas. Não à toa, ela é constantemente citada em músicas e filmes, como Get Me Bodied, de Beyoncé.
A exposição que celebra os 40 anos de carreira de Naomi Campbell será aberta em 22 de junho, no Museu Victoria & Albert Museum, em Londres. A data de encerramento não foi divulgada.