metropoles.com

Naked dress: entenda a evolução da tendência entre elogios e críticas

A peça foi usada recentemente por celebridades como Kendall Jenner e Anitta em eventos de gala. A trend da transparência divide opiniões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Taylor Hill/Getty Images
Na imagem com cor, a cantora Anitta usando um naked dress no after party do Oscar 2024 - metrópoles
1 de 1 Na imagem com cor, a cantora Anitta usando um naked dress no after party do Oscar 2024 - metrópoles - Foto: Taylor Hill/Getty Images

A moda está em constante mudança e tendências do passado são revisitadas com frequência. Uma peça ousada, em particular, que tem ganhado destaque novamente é o naked dress (vestido nu, em tradução livre). Por meio da transparência, a roupa desafia os limites do convencional ao revelar partes do corpo que antes eram mantidas discretas nos looks.

Com mais espaço nos guarda-roupas das celebridades e presença nas passarelas, a vestimenta foi vista em vários visuais na after party do Oscar 2024. Com a confirmação da trend, a coluna traz mais informações sobre a peça e relembra momentos icônicos de diferentes personalidades com ela. Vem conferir!

Na imagem com cor, a atriz Marina ruy Barbosa usando um naked dress - metrópoles
Marina Ruy Barbosa com naked dress volumoso no 75º Festival de Cannes

 

Tendência no tapete vermelho

O naked dress não é apenas uma peça de roupa; é uma declaração de estilo que reivindica a liberdade e a confiança do corpo. O uso estratégico de tecidos transparentes, tules e cortes ousados permite que as mulheres evidenciem as próprias curvas, sem necessariamente ceder ao apelo da sexualização.

A volta do fascínio pela peça foi evidenciado recentemente pela cantora Anitta, que brilhou na pós-festa do Oscar 2024 com um deslumbrante vestido da marca Fendi, o qual a deixou com os seios e a calcinha à mostra. Em sintonia, atrizes como Florence Pugh, Halle Bailey e Vanessa Hudgens marcaram presença no tapete vermelho do evento com looks similares. A modelo Kendall Jenner e a rapper Ice Spice foram outras convidadas adeptas da tendência.

Apesar da crescente popularidade, o naked dress não está isento de críticas e controvérsias. O uso da peça por Anitta, por exemplo, não agradou a alguns brasileiros. Na web, o assunto dividiu opiniões.

“Desnecessária, apelativa e extremamente vulgar, acredito que é possível usar transparência de forma mais elegante e sem apelação. Florence Pugh é um exemplo do que estou falando, havia transparência no vestido dela, mas exibido de forma elegante”, escreveu uma internauta no Instagram.

Com a repercussão da look, um perfil do Twitter ressaltou: “Anitta sendo absurdamente criticada pela roupa que usou na after party do Oscar pelas mesmas pessoas que estão elogiando a aparição de John Cena completamente nu no palco da mesma premiação. Enfim, a hipocrisia, o machismo, e a misoginia”.

Na imagem com cor, foto da modelo Kendall Jenner usando naked dress - metrópoles
Kendall Jenner usou um look recém-desfilado, da marca Maison Margiela

 

Na imagem com cor, a atriz Halle Bailey usando naked dress - metrópoles
Halle Bailey apostou em um vestido de renda para a ocasião

 

Na imagem com cor, foto da atriz Vanessa Hudgens usando naked dress - metrópoles
Vanessa Hudgens usou a tendência para divulgar a gravidez com grande estilo

 

Na imagem com cor, a cantora anitta usando naked dress - metrópoles
A peça usada por Anitta foi criticada na web

 

Na imagem com cor, foto da a cantora Ice Spice usando naked dress - metrópoles
A rapper Ice Spice escolheu vestido preto com detalhes em renda

 

Na imagem com cor, foto da atriz Florence Pugh usando naked dress - metrópoles
Florence Pugh vestiu um look da grife Jean Paul Gaultier, assinado por Simone Rocha

 

Naked dress

Embora a tendência do naked dress tenha sido “normalizada” — de alguma forma — mais recentemente, a história da peça é de décadas atrás. O primeiro que ganhou notoriedade foi um usado por Marilyn Monroe em 1962. Nude e brilhoso, o vestido é o que a atriz escolheu para cantar em celebração ao aniversário do então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy.

Tempos depois, foi Kate Moss quem deu o que falar com a estética. Sem saber que estava com o corpo à mostra, a supermodelo compareceu a uma festa com um vestido completamente transparente em 1993.

Em entrevista à revista norte-americana Harper’s Bazaar, Moss explicou o que ocorreu naquela noite: “Eu não sabia que esse vestido era transparente até as fotos saírem no jornal. Foi o flash que fez com ele que parecesse nu na verdade. Quando eu saí, não achei que o tecido fosse tão transparente assim, mas, obviamente, era”. Apesar de não ter sido intencional, o momento da supermodelo ficou marcado na história fashion — afinal, ainda se fala sobre ele 31 anos depois.

Outra personalidade adepta da transparência é Rihanna. Em 2014, a cantora ganhou o prêmio de Ícone Fashion do Council of Fashion Designers of America (CFDA). Para receber a honraria, um naked dress da grife Swarovski produzido com 216 mil cristais compôs o look da artista. Durante o discurso da artista, surgiu a famosa frase: “Ela pode me vencer, mas não pode vencer minha roupa” — e ninguém pôde mesmo.

Na imagem com cor, Marilyn Monroe usando o naked dress para cantar feliz aniversário ao Presidente Kannedy - metrópoles
O naked dress usado por Marilyn foi nomeado nos EUA como vestido Happy Birthday, Mr. President (Feliz Aniversário, Senhor Presidente, em tradução livre)

 

Na imagem com cor, a modelo Kate Moss com um naked dress - Metrópoles
Vestido transparente usado por Kate Moss

 

Na imagem com cor, a cantora Rihanna usando um naked dress - metrópoles
A peça de Rihanna para receber o prêmio de Ícone Fashion

 

No entanto, foi entre 2021 e 2023 que a tendência ganhou popularidade massiva. No Met Gala, por exemplo, a atriz Zoë Kravitz e a modelo Kendall Jenner usaram diferentes leituras do modelo naked dress, mas ambas com a mesma essência sexy e glamorosa.

Artistas como Beyoncé e Dua Lipa também já adotaram o estilo para marcar aparições públicas, o que contribuiu para a disseminação e normalização do estilo ousado. Assim, é possível ver como, desde décadas passadas até os dias atuais, a peça tem desafiado os padrões da moda e inspirado mulheres a “abraçarem” os próprios corpos.

Na imagem com cor, a atriz Zoe Kravitz usando um naked dress - metrópoles Mike Coppola/Getty Images
Zoë Kravitz com vestido transparente

 

Na imagem com cor, a modelo Kendall Jenner no Met Gala com um naked dress - metrópoles
Kendall Jenner no Met Gala 2021

 

Na imagem com cor, a cantora Beyoncé usando um naked dress - metrópoles
Beyoncé aposta na transparência

 

Na imagem com cor, a cantora e atriz Dua Lipa usando um naked dress - metrópoles
Dua Lipa na première de Barbie

 

À medida que a moda continua a evoluir, é provável que a tendência permaneça relevante. Em um mundo fashion ainda machista, o uso do naked dress é um ato de coragem. A peça pode ser definida, ao mesmo tempo, por diferentes palavras, como vulnerabilidade, empoderamento, sensualidade, individualidade, entre outras. No entanto, um fato é que a presença da transparência na moda contemporânea é inevitável e duradoura.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?