Naked dress: entenda a evolução da tendência entre elogios e críticas
A peça foi usada recentemente por celebridades como Kendall Jenner e Anitta em eventos de gala. A trend da transparência divide opiniões
atualizado
Compartilhar notícia
A moda está em constante mudança e tendências do passado são revisitadas com frequência. Uma peça ousada, em particular, que tem ganhado destaque novamente é o naked dress (vestido nu, em tradução livre). Por meio da transparência, a roupa desafia os limites do convencional ao revelar partes do corpo que antes eram mantidas discretas nos looks.
Com mais espaço nos guarda-roupas das celebridades e presença nas passarelas, a vestimenta foi vista em vários visuais na after party do Oscar 2024. Com a confirmação da trend, a coluna traz mais informações sobre a peça e relembra momentos icônicos de diferentes personalidades com ela. Vem conferir!
Tendência no tapete vermelho
O naked dress não é apenas uma peça de roupa; é uma declaração de estilo que reivindica a liberdade e a confiança do corpo. O uso estratégico de tecidos transparentes, tules e cortes ousados permite que as mulheres evidenciem as próprias curvas, sem necessariamente ceder ao apelo da sexualização.
A volta do fascínio pela peça foi evidenciado recentemente pela cantora Anitta, que brilhou na pós-festa do Oscar 2024 com um deslumbrante vestido da marca Fendi, o qual a deixou com os seios e a calcinha à mostra. Em sintonia, atrizes como Florence Pugh, Halle Bailey e Vanessa Hudgens marcaram presença no tapete vermelho do evento com looks similares. A modelo Kendall Jenner e a rapper Ice Spice foram outras convidadas adeptas da tendência.
Apesar da crescente popularidade, o naked dress não está isento de críticas e controvérsias. O uso da peça por Anitta, por exemplo, não agradou a alguns brasileiros. Na web, o assunto dividiu opiniões.
“Desnecessária, apelativa e extremamente vulgar, acredito que é possível usar transparência de forma mais elegante e sem apelação. Florence Pugh é um exemplo do que estou falando, havia transparência no vestido dela, mas exibido de forma elegante”, escreveu uma internauta no Instagram.
Com a repercussão da look, um perfil do Twitter ressaltou: “Anitta sendo absurdamente criticada pela roupa que usou na after party do Oscar pelas mesmas pessoas que estão elogiando a aparição de John Cena completamente nu no palco da mesma premiação. Enfim, a hipocrisia, o machismo, e a misoginia”.
Naked dress
Embora a tendência do naked dress tenha sido “normalizada” — de alguma forma — mais recentemente, a história da peça é de décadas atrás. O primeiro que ganhou notoriedade foi um usado por Marilyn Monroe em 1962. Nude e brilhoso, o vestido é o que a atriz escolheu para cantar em celebração ao aniversário do então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy.
Tempos depois, foi Kate Moss quem deu o que falar com a estética. Sem saber que estava com o corpo à mostra, a supermodelo compareceu a uma festa com um vestido completamente transparente em 1993.
Em entrevista à revista norte-americana Harper’s Bazaar, Moss explicou o que ocorreu naquela noite: “Eu não sabia que esse vestido era transparente até as fotos saírem no jornal. Foi o flash que fez com ele que parecesse nu na verdade. Quando eu saí, não achei que o tecido fosse tão transparente assim, mas, obviamente, era”. Apesar de não ter sido intencional, o momento da supermodelo ficou marcado na história fashion — afinal, ainda se fala sobre ele 31 anos depois.
Outra personalidade adepta da transparência é Rihanna. Em 2014, a cantora ganhou o prêmio de Ícone Fashion do Council of Fashion Designers of America (CFDA). Para receber a honraria, um naked dress da grife Swarovski produzido com 216 mil cristais compôs o look da artista. Durante o discurso da artista, surgiu a famosa frase: “Ela pode me vencer, mas não pode vencer minha roupa” — e ninguém pôde mesmo.
No entanto, foi entre 2021 e 2023 que a tendência ganhou popularidade massiva. No Met Gala, por exemplo, a atriz Zoë Kravitz e a modelo Kendall Jenner usaram diferentes leituras do modelo naked dress, mas ambas com a mesma essência sexy e glamorosa.
Artistas como Beyoncé e Dua Lipa também já adotaram o estilo para marcar aparições públicas, o que contribuiu para a disseminação e normalização do estilo ousado. Assim, é possível ver como, desde décadas passadas até os dias atuais, a peça tem desafiado os padrões da moda e inspirado mulheres a “abraçarem” os próprios corpos.
À medida que a moda continua a evoluir, é provável que a tendência permaneça relevante. Em um mundo fashion ainda machista, o uso do naked dress é um ato de coragem. A peça pode ser definida, ao mesmo tempo, por diferentes palavras, como vulnerabilidade, empoderamento, sensualidade, individualidade, entre outras. No entanto, um fato é que a presença da transparência na moda contemporânea é inevitável e duradoura.