metropoles.com

Mylo: Stella McCartney lança peças feitas com “couro” de cogumelos

São as primeiras roupas do mundo a serem desenvolvidas com esse material, que é vegano e sustentável

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Stella McCartney/Divulgação
Modelo com couro de cogumelos
1 de 1 Modelo com couro de cogumelos - Foto: Stella McCartney/Divulgação

A cada temporada, o couro reina nas peças que riscam as passarelas. Atemporal, o material de origem animal está presente nas coleções invernais, mas também nas de verão, desdobrado nas mais diversas modelagens, acabamentos e cores. Só que, ao longo dos anos, diversas marcas passaram a investir em opções sintéticas. Desta vez, o tecido ganha uma nova versão – sustentável e cultivada em laboratório. Trata-se do “couro” de cogumelo vegano, que dá forma às recém-estreadas criações de Stella McCartney.

Vem ver!

Giphy/Reprodução

Em 2017, a bolsa best-seller da Stella McCartney ganhou versão feita em Mylo, que se assemelha ao couro, mas é feito a partir da matéria-prima inusitada. No ano seguinte, foi destaque na exposição Fashioned From Nature, no museu britânico V&A. Batizado de Falabella, o acessório atemporal é reconhecido pelas correntes brilhantes e pelo formato com bordas cortadas.

Agora, a grife apresenta peças de roupa confeccionadas com o inovador Mylo, uma alternativa sustentável ao couro animal e ao sintético. “Já tínhamos feito uma bolsa, então, eu queria fazer roupas ready-to-wear, para dar um pouco mais de visibilidade ao material, mostrar sua versatilidade e como ele pode ser usado pela indústria têxtil para realmente substituir o couro”, explicou McCartney à Vogue.

Modelo com couro de cogumelos
Em 2017, Stella McCartney relançou sua it-bag Falabella em “couro” de Mylo

 

Modelo com couro de cogumelos
Recentemente, a grife anunciou o lançamento de duas peças de roupa com o mesmo material

 

Modelo com couro de cogumelos
Tratam-se de um top e uma calça

 

Modelo com couro de cogumelos
Os modelitos possuem viés moderno

 

A estilista aponta que o Mylo é um tecido fino e macio, além de ser sustentável e vir de uma fonte renovável, graças ao sistema radicular dos cogumelos. Outro ponto positivo para o “couro” é a textura realista, que dispensa o uso de materiais plásticos, como couro fake, para alcançar um visual semelhante à pele animal.

Infelizmente, as peças não serão comercializadas. A marca sinalizou que os modelitos apresentados são protótipos, para ilustrar o potencial dessa matéria-prima. O objetivo, a princípio, é abrir espaço para um futuro vegano na moda.

Modelo com couro de cogumelos
Há 20 anos, Stella McCartney busca trazer ideias sustentáveis

 

Modelo com couro de cogumelos
A grife nunca utilizou matérias-primas de origem animal, como couro, penas, pele ou peles

 

Modelo com couro de cogumelos
Paris Jackson, conhecida pela militância ambiental, estrela a campanha da novidade

 

Modelo com couro de cogumelos
O material é feito a partir de cogumelos cultivados em laboratório

 

O top e a calça da Stella McCartney são as primeiras peças do mundo a serem criadas com o tecido inovador e ecológico. Para divulgar as criações, a cantora e ativista Paris Jackson, filha de Michael Jackson, foi elencada para estrelar a campanha de lançamento.

“Estou muito feliz e extremamente grata por estar do lado certo da mudança e por fazer parte de algo muito maior do que eu: salvar os animais e o meio ambiente, um de cada vez”, disse Paris Jackson no vídeo de estreia.

Hermès

A grife Stella McCartney não é a única a acreditar no potencial desse tipo de material. No dia 12 deste mês, a Hermès anunciou o lançamento da primeira bolsa da grife de luxo feita com micélio, uma fina rede de fios que forma a parte vegetativa do organismo que produz o cogumelo.

O acessório foi desenvolvido em parceria com a empresa especializada em biomateriais MycoWorks, que patenteou a matéria-prima intitulada de Fine Mycelium.

“Não poderíamos imaginar um parceiro melhor do que a Hermès para apresentar nosso primeiro objeto feito de micélio fino. Hermès e MycoWorks compartilham valores comuns de habilidade, qualidade, inovação e paciência”, afirmou Matt Scullin, CEO do MycoWorks, em comunicado.


Colaborou Sabrina Pessoa

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?