Museu V&A usa acervo fashion para ensinar design às crianças
Enquanto as escolas fecham as portas, o museu lança atividades semanais para serem incluídas na rotina de atividades dos pequenos
atualizado
Compartilhar notícia
Em forma de desafio, o museu londrino Victoria and Albert Museum (V&A) separou peças da sua coleção de moda para incentivar a criatividade de crianças de 7 a 11 anos. A iniciativa complementa o leque de projetos e cursos disponíveis de forma gratuita na web lançados por centros culturais, galerias e marcas de moda no período de isolamento social.
Vem comigo saber mais!
As atividades on-line já têm data marcada na agenda. Toda quarta-feira, a futura geração de estilistas terá acesso a um novo desafio. Apelidado como Let’s Make Wednesdays, o projeto fashion irá envolver temas como design, teatro e reciclagem.
As práticas semanais serão publicadas no blog e demais redes sociais do V&A, como Instagram, Twitter ou Facebook. Para encontrar os temas, basta buscar pelas hashtags #LetsMakeWednesdays e #myVAM, em um dos espaços citados.
“Canetas, papel, caixas de papelão e até itens que estariam sendo descartados no lixo podem ser usados para resolver um dos desafios de design ou para novas criações”, contou a diretora dos programas digitais e de aprendizado do V&A, Elizabeth Galvin, para o jornal britânico The Guardian.
Ela adiantou detalhes sobre a primeira atividade. O desafio da semana passada saiu diretamente da vasta coleção de moda do museu e apresenta uma das criações conceituais do londrino Stephen Adnitt.
O vestido breakfast foi usado por Barry Humphries como figurino em um programa de TV em 1997. “Com o modelo, estamos dizendo que vamos fazer algo para vestir que seja mais divertido do que cozinhar ou comer”, explica Elizabeth.
Outros modelos a serem explorados nas atividades são: vestido de borracha idealizado pela estilista Vivienne Westwood e a Jaqueta Bingo, criada por ninguém menos que Jim O’Connor. A terceira peça é confeccionada em PVC e recebe aplicações em feltro com números aleatórios do jogo bingo. Foi feita especialmente para Mr Freedom nos anos 1970.
No decorrer das próximas semanas, o museu vai compartilhar vídeos dos bastidores e informações sobre processos criativos, especialmente para a futura geração de estilistas. Vale a pena acompanhar a programação e conhecer um pouco mais do acervo do V&A, que conta mais de 500 anos de história de moda, arte e design.
Colaborou Sabrina Pessoa