Museu do Brooklyn abrirá exposição em homenagem a Virgil Abloh
O estilista, que morreu no fim de novembro de 2021, receberá um tributo de 1º de julho de 2022 a 29 de janeiro de 2023
atualizado
Compartilhar notícia
Símbolo da ascensão do streetwear no mercado de luxo e também da representatividade para pessoas negras na indústria da moda, Virgil Abloh deixou um legado único. O estilista, que morreu em novembro do ano passado, receberá uma homenagem do Museu do Brooklyn, nos Estados Unidos. A instituição inaugurará uma exposição de tributo, que ficará em cartaz de 1º de julho deste ano até 29 de janeiro de 2023.
Vem saber mais!
A equipe do Museu do Brooklyn destacou que colaborou nos últimos anos com a iniciativa, pensada originalmente para o Museu de Arte Contemporânea de Chicago (MCA Chicago). A mostra foi apresentada pela primeira vez entre os dias 10 de junho e 29 de setembro de 2019.
Com curadoria de Michael Darling, a exposição foi batizada de Virgil Abloh: Figures of Speech (Virgil Abloh: Figuras de Linguagem, em tradução livre). “Trata-se de uma pesquisa itinerante da prática criativa pioneira e expansiva de Virgil”, destacou o Museu do Brooklin em comunicado. “A dedicação de Virgil à sua arte proporcionou novas oportunidades e caminhos equitativos no design”, acrescentou a instituição.
A inciativa reúne peças desenvolvidas pelo designer ao longo da carreira, como vestidos, jaquetas e tênis. Também traz frases marcantes e questionadoras de Abloh espalhadas pela estrutura.
Para a exibição original, Michael Darling trabalhou em estreita colaboração com Abloh. Neste ano, no Museu do Brooklyn, será realizada a primeira exposição póstuma para o estilista norte-americano.
“Virgil foi uma das pessoas mais trabalhadoras que já conheci. Ele nunca tomou o caminho mais fácil nem tomou nada como garantido. Tudo, por menor que fosse, era uma oportunidade de reinvenção e reimaginação”, reconheceu o curador em nota .”Além da ética de trabalho, estava seu ‘ethos humanista’: sempre interessado em apoiar jovens lutadores e oferecer esperança e ajuda para aqueles que precisavam apenas de um exemplo para guiar seus sonhos”, completou.
Trajetória de Virgil Abloh
Virgil Abloh nasceu em Rockford, nos arredores de Chicago, nos Estados Unidos, em 1980. Em 2013, fundou a Off-White, conhecida por romper paradigmas com o streetwear. Desde 2018, também era responsável pela direção artística da linha masculina da Louis Vuitton. Conhecido como um visionário, o estilista norte-americano morreu em 28 de novembro de 2021, vítima de câncer (angiossarcoma cardíaco), em uma batalha privada contra a doença.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!
Colaborou Rebeca Ligabue