Mulheres mais velhas quebram o padrão e se destacam nas passarelas
Marpessa Hennink, Monica Bellucci, Shalom Harlow e Ursula Wångander mostram que o passar dos anos só aumenta o brilho delas no mundo da moda
atualizado
Compartilhar notícia
Foi-se o tempo em que os desfiles só davam espaço para mulheres jovens, altas e magras. A diversidade vem ganhando a indústria da moda: cada vez mais aparecem diferentes tipos de corpos e estilos. Nesta temporada, primavera/verão 2019, algumas grifes apostaram em levar modelos mais velhas para as passarelas.
A iniciativa é válida para valorizar todas as mulheres e, ao mesmo tempo, celebrar trajetórias consolidadas.
Vem comigo conferir!
Balenciaga
A Balenciaga já havia anunciado seus planos de colocar uma mulher mais velha no desfile em Paris. Quando soube da intenção, uma agência de modelos de Estocolmo enviou imagens da stylist Ursula Wångander para a diretora de elenco Dora Diamant, por acreditar que Ursula era a pessoa ideal procurada pela grife. O estilista Demna Gvasalia gostou do perfil da sueca, de 52 anos, e a escolheu.
Na passarela convertida em túnel digital 360º, Ursula surgiu com um look all-black e sapato verde-neon. Ela explicou que precisou se manter focada para não se distrair com o cenário, composto de projeções por todas as partes e efeitos visuais. “Foi muito especial e tive de estar realmente concentrada”, comentou Ursula depois da apresentação. No entanto, não foi uma experiência nova para a consultora de estilo, que, a pedido de uma amiga estilista, começou a modelar nos anos 1980.
Versace
A modelo Shalom Harlow, que não desfilava desde 2012, foi escolhida para fechar a apresentação da Versace. A top usou um vestido longo preto com segunda camada e amarração lateral.
Sucesso nos anos 1990, ela participou de várias passarelas da grife italiana. No desfile de alta-costura de 1997, por exemplo, Shalom entrou de braços dados com Gianni Versace.
Dolce & Gabbana
Carla Bruni, Monica Bellucci, Eva Herzigova e Marpessa Hennink já são nomes consagrados no mundo fashion. Para encerrar o Milão Fashion Week, a Dolce & Gabbana convidou as supermodelos para mostrar que, mesmo com o passar do tempo, elas ainda estão com tudo. Todas têm entre 45 e 55 anos de idade.
Desde os anos 1980, Marpessa, Monica e Eva são grandes estrelas da grife italiana. Ao longo da carreira, já desfilaram também para outras grifes renomadas, como Chanel, Versace, Valentino e Oscar de la Renta. Bellucci e Herzigova consolidaram-se ainda como atrizes. Já Carla Bruni, uma das modelos mais bem-pagas do mundo nos anos 1990, também é cantora.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Rebeca Ligabue