Morre o estilista italiano Roberto Cavalli aos 83 anos
Eternizado pelas estampas, o designer deixa grande legado na moda. Cavalli havia se tornado pai pela sexta vez em março de 2024
atualizado
Compartilhar notícia
Morreu, nesta sexta-feira (12/4), o estilista italiano Roberto Cavalli, fundador de grife homônima e responsável por grandes contribuições para o mundo da moda desde os anos 1970. A marca registrada de Cavalli eram as estampas, especialmente o animal print, disseminado pelo italiano na alta-costura. A informação foi confirmada pelas redes sociais da label.
“O legado de Roberto Cavalli vai continuar por meio de sua criatividade, seu amor pela natureza e sua família”, trouxe o comunicado divulgado nas redes sociais. Diretor criativo da marca desde 2020, Fausto Puglisi disse: “É a maior honra da minha carreira trabalhar sob seu legado e poder criar para a grife que você fundou com tanta visão e estilo”.
Nascido em Florença, em 1940, Cavalli estudou no Instituto de Arte da cidade e começou sua carreira desenhando estampas inovadoras, o que o levou a se estabelecer rapidamente como um dos mais importantes nomes da moda italiana. A habilidade em combinar estampas exuberantes, tecidos luxuosos e cortes provocativos o tornou uma figura de destaque nas passarelas da Europa desde a fundação da grife, em 1970.
Nos anos seguintes, Cavalli continuou a expandir sua marca, lançando linhas de roupas para homens e mulheres e desenvolvendo acessórios, perfumes e até mesmo uma linha de móveis e decoração para casa. A visão ousada e extravagante fez dele um dos designers mais influentes da indústria.
O logo de uma serpente, símbolo da marca, é atualmente instantaneamente associado ao nome Roberto Cavalli e seu glamour e sofisticação. A exuberância e a grandiosidade das peças fazem com que a grife seja lembrada também em grandes espetáculos. No último ano, por exemplo, as cantoras Taylor Swift e Anitta usaram, nos palcos, visuais assinados pela etiqueta italiana, atualmente com Fausto Puglisi na direção criativa.
Vida pessoal de Roberto Cavalli
Além do impacto na indústria da moda, Cavalli foi reconhecido pela personalidade carismática e pelo estilo de vida extravagante, o que rendeu a ele notabilidade dentro e fora das passarelas. Em março de 2024, o estilista teve seu sexto filho, o primeiro com a modelo Sandra Nilsson-Bergman. As causas da morte do designer não foram divulgadas.