Moncler anuncia novas collabs para o projeto Moncler Genius
Neste ano, a marca traz a participação dos estilistas Matthew Williams e Richard Quinn
atualizado
Compartilhar notícia
A grife italiana Moncler revelou, nesta sexta-feira (1º/2), os novos designers que irão compor o projeto Moncler Genius. Além dos nomes de peso da edição anterior, Matthew Williams, da marca 1017 ALYX 9SM, e Richard Quinn se juntam ao grupo.
Lançada em 2018, a proposta reuniu talentosos estilistas para criar oito coleções-cápsula individuais, tendo como pano de fundo seu item mais icônico: a jaqueta puffer. “Uma casa, diferentes vozes” é a ideia.
Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da Valentino, volta neste ano em parceria com Liya Kebede. Além dele, retornam Craig Green, Francesco Ragazzi (da marca Palm Angels), Hiroshi Fujiwara (Fragment Design), Sandro Mandrino (Moncler Grenoble) e Simone Rocha. Sergio Zambon, que já colaborou com Hey Reilly para a Moncler 1952, vai trabalhar agora com Veronica Leoni (ex-Celine).
Quer conhecer o estilo dos estreantes? Vem comigo!
No ano passado, cada uma das cápsulas teve um tema, como subcultura, viral, essência pura, pegada pop comercial, toque lúdico, feminilidade, geometria e habitat. Para 2019, a grife anunciou que serão nove coleções, além dos itens para cães, em parceria com a marca Poldo Dog Couture.
0 – Moncler Richard Quinn
1 – Moncler Pierpaolo Piccioli
2 – Moncler 1952
3 – Moncler Grenoble
4 – Moncler Simone Rocha
5 – Moncler Craig Green
6 – Moncler Alyx
7 – Moncler Fragment Hiroshi Fujiwara
8 – Moncler Palm Angels
As novas collabs serão apresentadas durante a Semana de Moda de Milão, no dia 20, em um evento fechado para a imprensa. O público geral poderá conferir as criações no dia 24, no Moncler Business Building. Para o CEO da marca, Remo Ruffini, os dois talentos têm estéticas distintas. “Adicionei dois novos criativos com objetivo de estender a esfera de ação”, disse.
O estreante Matthew Williams comanda uma das marcas do momento no segmento streetwear, a 1017 ALYX 9SM, criada em 2015. Nascido em Chicago, o americano vai trazer seu DNA urbano na coleção Moncler Alyx. Sem uma formação em moda, sua carreira começou como diretor de arte em trabalhos da cantora Lady Gaga, com quem namorou.
Matthew despontou na moda depois de trabalhar na direção de arte de capas de disco e turnês do rapper Kanye West. Sua marca, a princípio, se chamava Alyx, nome da primeira filha com a esposa, Jennifer, que cuida das vendas do negócio. Hoje, o estilista vive na Itália e traz em suas criações um mood jovem californiano, em referência ao estado onde cresceu.
Antes, a marca trabalhava só com o vestuário feminino, mas incluiu uma linha masculina em 2017. No ano anterior, foi finalista no prêmio LVMH Prize.
Já o londrino Richard Quinn, formado pela Central Saint Martins em 2016, vai comandar uma coleção com seu próprio nome, assim como sua marca homônima.
A primeira fila do seu desfile de outono/inverno 2018 teve a presença de ninguém menos que a rainha Elizabeth II, que o homenageou com prêmio de Designer do Ano.
A assimetria e a fluidez reinam em suas criações multicoloridas, tendo a estamparia floral como base. Para dar movimento, suas silhuetas são amplas e tridimensionais.
Uma das collabs mais icônicas do projeto foi a de Piccioli, com uma série de luvas e jaquetas puffer coloridas inspiradas em trajes religiosos. Um dos looks foi usado pelo ator Ezra Miller em um dos eventos de lançamento do filme Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald. O modelito fez o maior sucesso na internet!
As coleções da primeira edição estrearam na abertura do Milão Fashion Week, nos desfiles de outono/inverno 2018. Em seguida, a marca fez lançamentos mensais na forma de cápsulas, vendidas em lojas pop-up.
Confira algumas criações dos lançamentos de 2018:
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Hebert Madeira