Moletons cropped invadem o guarda-roupa das celebridades brasileiras
Modelo que deixa a barriga à mostra é presença garantida nos visuais de Anitta, Iza, Luísa Sonza, Camila Coelho e Thássia Naves
atualizado
Compartilhar notícia
Tendência absoluta durante o isolamento social, os moletons ganharam uma atualização que deve garantir a permanência das peças nos visuais das amantes da moda mesmo após as baixas temperaturas. Difundida pelas cantoras Anitta, Iza, Luísa Sonza e Pabllo Vittar desde antes do início da pandemia, a versão cropped do casaco é cada vez mais frequente nos feeds de redes sociais das influenciadoras e celebridades brasileiras. Camila Coelho, Thássia Naves, Camila Coutinho, Bruna Marquezine, Larissa Manoela, Rafa Kalimann e Sophia Abrahão são alguns dos nomes que surgiram com o item nas últimas semanas, provando sua ascensão nas redes sociais.
Vem comigo saber mais!
Com a disseminação das roupas esportivas no street style e no mercado de luxo nas duas últimas décadas, os moletons começaram a ser reinterpretados e modernizados. Dentre as alterações feitas na silhueta clássica, estão os comprimentos cropped, que deixam parte da barriga à mostra.
Popular nos anos 2000, a versão mais curta do item voltou à moda graças ao ressurgimento das tendências do período, em meados de 2018 e, desde então, permeia o universo do streetwear. No Brasil, o modelo voltou a ganhar visibilidade no fim do ano passado, quando artistas apostaram na peça para shows e videoclipes. No entanto, as cantoras acrescentaram ainda mais sensualidade ao produto, elevando o corte cropped à altura dos ombros.
Pausa para o tradicional
Com a chegada da pandemia, as tendências que vinham crescendo no universo fashion deram lugar ao conforto. Nos EUA, de acordo com a empresa de marketing Edited, as vendas de pijamas, moletons, chinelos e tricôs subiram 13% em março, quando o distanciamento social começou. A saída de hoodies e sweatshirts fez a Nike subir nove posições no ranking de marcas mais procuradas no site de buscas Lyst.
O mecanismo de pesquisas on-line ainda elencou um moletom da Gucci, feito em parceria com a Disney, e um modelo da Thom Browne na lista de produtos mais requisitados no portal. “As vendas de casacos de malha e moletons aumentam continuamente desde março”, afirmou o Lyst ao divulgar o relatório.
De volta aos holofotes
Segundo o Highsnobiety, 60% de seus leitores apontaram qualidade, durabilidade e conforto como fatores decisivos nas compras feitas em meio à pandemia. Logo, conforme as medidas de segurança referentes ao novo coronavírus se afrouxam e as consumidoras retomem seu desejo por design, peças acolhedoras ainda devem ser prioridade, o que pode dar aos moletons croppeds, um híbrido de aconchego e estética, uma nova chance de brilhar.
Se depender das influenciadoras e celebridades brasileiras, o sucesso do item é garantido. Ao passo que as estrelas da música pop continuam investindo no modelo, atrizes, ex-BBBs e nomes de extrema importância na moda nacional fortalecem o time de fãs da peça, integrado, atualmente, por Camila Coelho, Thássia Naves, Camila Coutinho, Bruna Marquezine, Larissa Manoela, Rafa Kalimann, Sophia Abrahão, Giovanna Antonelli, Fernanda Keulla, Vitória Strada, Marcela McGowan e Gabi Martins.
Mais versátil do que você imagina
Versátil, o moletom cropped pode ser usado em looks mais despojados ou elaborados, com calças, saias, jeans e até mesmo em sobreposições. Vestir uma calça de cintura alta pode ser um bom truque para quem não quer mostrar a barriga. Dessa forma, apenas uma pequena porção da cintura ficará descoberta.
Finalizar com uma terceira peça, como um blazer, também garante um visual mais sóbrio. Para quem tem medo de errar na combinação, o ideal é apostar no combo athleisure, complementando a peça com opções esportivas, como as calças jogger.
Para todos os corpos
O designer Vittor Ibanes tem investido na modelagem para as criações de sua marca Vittor Sinistra. O estilista quer que a versão mais curta dos hoodies passem a integrar, também, o estilo de pessoas que fogem do padrão. Por isso, aposta em campanhas mais inclusivas.
“Não é todo mundo que encara vestir um cropped, pois há uma pressão estética em torno dessa peça. Eu trabalho este modelo porque vejo o potencial que ele tem de promover confiança, especialmente em pessoas fora do padrão estético considerado aceitável para esse produto. Porém, infelizmente, ainda existe um tabu. A saída continua maior para pessoas com corpos magros. Quero mais croppeds em corpos não padrão”, defende.
Onde encontrar?
Além da label Vittor Sinistra, várias marcas esportivas têm oferecido moletons cropped nesta temporada, como Adidas, Puma, Nike, e Champion, vendida no Brasil pela Centauro. As lojas de departamentos C&A e Riachuelo também disponibilizam várias opções.
Nos e-commerces Dafiti, Netshoes e Kanui, você encontra uma lista de marcas e modelagens. Etiquetas mais urbanas, como Hering, Colcci e Baw Clothing, lançaram suas interpretações nas coleções de outono/inverno 2020, atualmente em liquidação.
Todavia, não é obrigatório abrir a carteira para estar dentro desta tendência. Uma boa opção é cortar uma peça de modelo tradicional presente em seu guarda-roupa, ou, se você prefere não arriscar nas técnicas de “faça você mesmo”, um truque de styling garante o comprimento cropped nas suas produções.
Amarre um cadarço na altura desejada, por debaixo do moletom, e dobre-o para para cima, escondendo o cordão com a própria roupa. Dessa forma, você terá o item desejo das celebridades sem qualquer investimento ou customização. Vale a pena experimentar!
@josie_bullardStyle hack for awkward length sweatshirts/shirts😜##fyp ##foryoupage ##foryou ##clothinghack ##stylehack♬ original sound – josiesanders_
Colaborou Danillo Costa