Luxo despretensioso: moletom cinza volta aos holofotes; veja como usar
A tendência retorna com uma nova perspectiva, segundo a WGSN, e, com isso, a indústria da moda testemunha um mais um movimento notável
atualizado
Compartilhar notícia
O quiet luxury ainda está em plena ascensão, e um item com uma estética básica em particular emerge como o favorito para os dias mais frios: o moletom cinza. Com a aprovação de grandes nomes da moda, como Miuccia Prada, que trouxe a peça novamente aos holofotes no desfile de outono/inverno 2023/2024, e o reconhecimento da influência no street style atual, a simplicidade despretensiosa desse clássico recebe agora um novo significado.
Vem entender!
A tendência do moletom cinza
Assim como várias roupas têm voltado às tendências no mundo da moda, o moletom cinza, um ícone dos anos 2000 anteriormente adotado por celebridades em saídas casuais flagradas pelos paparazzi, ganha mais uma vez destaque. A primeira aparição com potencial de tornar o novo item viral foi em março deste ano, durante a apresentação da coleção da marca Miu Miu para a temporada outono/inverno 2023/24.
A peça foi introduzida no auge da discussão sobre o quiet luxury, conceito que engloba peças de grife sem logomania ou símbolos, mas que ainda possuem um preço exorbitante. O moletom cinza chega, então, com uma presença discreta, que lembra como a simplicidade pode ser tão impactante quanto a sofisticação mais ostensiva.
Assim, no universo fashion, uma linha tênue se cria: há quem sinta a necessidade de se expressar com muita criatividade por meio das roupas em um único look após tanto tempo isolado devido à pandemia da Covid-19, e há quem se encontre em um contexto mais sutil, deixando a excentricidade de lado — ambos totalmente compreensíveis.
Cinza é o novo preto
Longe de ser monótono, o cinza, neutro e versátil, surge em variadas nuances e oferece amplas possibilidades de combinações. Uma vez associado a looks esportivos ou conservadores, o cinza assumiu novas dimensões, texturas e estampas diversificadas, conforme demonstrado nas passarelas.
A estratégia é explorar uma gama de tecidos, incluindo tweeds e moletons, que proporcionam uma sensação de elegância e conforto. Isso tudo com a inclusão de uma modelagem bem estruturada. Contudo, para adicionar um toque de originalidade, considera-se a adição de um elemento vibrante ao visual, seja com combinação de cores, seja por meio de acessórios exagerados.
A ascensão dessa trend reflete uma mudança cultural mais ampla em direção à aceitação da diversidade e inclusão, com consumidores cada vez mais inclinados a buscar peças que expressem sua individualidade sem restrições ou estereótipos. Segundo a empresa de previsão de tendências WGSN, os tons neutros, em particular, têm se destacado como uma escolha versátil e unificadora, que permite uma expressão de estilo que ultrapassa as limitações de gênero.
Com uma ênfase cada vez maior na liberdade de expressão e na individualidade, a moda agênero continua a ganhar destaque, junto à versatilidade dos tons neutros, que reflete esse impulso em direção à teoria de que moda oferece um espaço inclusivo para a autenticidade, sem restrições.