Modelos brasileiras investem em carreiras musicais
Barbara Fialho, Carol Trentini e Ellen Milgrau mostram que nem só de catwalk vive uma top model
atualizado
Compartilhar notícia
Música e moda sempre viveram em clima de mutualismo. Enquanto estilistas usam canções para dar ritmo aos seus desfiles, cantores recorrem às grandes grifes para fortalecer sua imagem e complementar videoclipes e shows. Há quem deixe os acordes de lado para posar diante das câmeras e há os que trocam as passarelas pelos palcos.
Apenas em 2018, três nomes de peso da moda brasileira mostraram que nem só de catwalk vive uma top model. Muito antes delas, porém, outras veteranas das fashion weeks internacionais já arriscavam falsetes para campanhas de lojas de departamentos e até mesmo para suas próprias bandas.
Confira comigo quem são as modelos que já soltaram a voz!
No início deste mês, a modelo Barbara Fialho, uma das três brasileiras remanescentes no casting da Victoria’s Secret, lançou sua primeira música. A canção Um Beijo, que já veio acompanhada de videoclipe, tem participação de Jo Mersa Marley, neto de Bob Marley, e prepara o terreno para os próximos investimentos da mineira no mercado fonográfico. Para 2019, ela planeja gravar um single em inglês e fazer uma colaboração com uma grande cantora brasileira, cuja identidade está sendo guardada a sete chaves.
Esta não é a primeira vez que Barbara mostra ao público que sabe cantar. Em 2017, a modelo foi a atração do Baile de Carnaval da Vogue Brasil e encantou a plateia reinterpretando clássicos do samba. Para sua colega Carol Trentini, no entanto, o ano de 2018 marcou o início do relacionamento da veterana com a música.
Depois de 15 anos nas passarelas do Brasil e do mundo, a modelo gaúcha surpreendeu o país quando foi anunciada como uma das concorrentes da segunda temporada do programa Popstar, da Rede Globo. Apontada como zebra da edição, Carol desbancou nomes como Eri Johnson e Fernando Caruso, e deixou a atração dominical como um dos destaques da competição.
Poucos meses antes, em agosto, a modelo Ellen Milgrau lançou um EP de música eletrônica intitulado The Boche. O trabalho foi um desdobramento do primeiro flerte da paulista com as pistas de dança: Caçamba Fashion. A canção com batida lounge e pegada fashionista fez sucesso entre o público underground da Terra da Garoa e estimulou a top model a elevar sua carreira artística a um novo patamar.
A lista de profissionais das passarelas que já se aventuraram nos estúdios, no entanto, vai muito além dessas experiências. Estrelas como Gisele Bündchen, Naomi Campbell, Kate Moss, Coco Rocha, Tyra Banks, Carla Bruni e Cara Delevingne também já mostraram desenvoltura com os microfones. Confira:
Gisele Bündchen
Em 2014, a H&M recrutou Gisele e o DJ francês Bob Sinclair para uma campanha de moda praia. A dupla assinou uma regravação do clássico Heart of Glass. Três anos mais tarde, nos primeiros dias de 2017, a gaúcha quebrou a internet com um vídeo dela cantando o hit Trem-Bala, de Ana Vilela, com direito a alguns acordes tocados pela própria Gisele.
Kate Moss
A supermodelo gravou, em clima de brincadeira, um cover da música Some Velvet Morning, de Lee Hazelwood e Nancy Sinatra, ao lado da banda britânica Primal Scream. O vídeo do registro fez tanto sucesso que o grupo resolveu incluir a faixa em seu disco Evil Heat, de 2002.
Naomi Campbell
O flerte de Naomi com a música começou no início dos anos 1990, quando ela participou dos clipes Freedom! ’90, de George Michael, e In the Closet, de Michael Jackson, mas a investida da modelo no mercado fonográfico foi muito mais longe. Em 1994, a britânica assinou com a Epic Records e lançou o álbum intitulado Baby Woman.
Coco Rocha
A veterana Coco Rocha fez mais do que posar para a câmera neste clipe feito em parceria com a grife Roberto Cavalli. Além de emprestar seus belos traços ao vídeo promocional da Hunger TV, a canadense cantou a música da peça publicitária.
Carla Bruni
A carreira musical de Bruni dispensa apresentações. A ex-primeira-dama da França fez muito sucesso no Brasil com o hit Quelqu’un m’a dit, presente na trilha sonora da novela Belíssima e, frequentemente, canta em eventos beneficentes.
Tyra Banks
Tyra Banks participou de vários videoclipes no decorrer de sua carreira, mas, em 2004, a modelo resolveu atuar como cantora, apresentando a faixa Shake Ya Body ao público. O vídeo da música contou com a participação das concorrentes da segunda temporada do reality America’s Next Top Model, que era apresentado por Tyra.
Twiggy
A lenda dos anos 1960 também atuou como cantora. Depois de se estabelecer no mundo da moda, Twiggy lançou seu primeiro álbum, em 1972, e permaneceu nos palcos por um bom tempo. Ela tem nove CDs em seu nome.
Karen Elson
As inclinações musicais de Karen Elson se manifestaram em 2010, quando a modelo lançou seu álbum de estreia, The Ghost Who Walks. A britânica, que foi casada com Jack White por oito anos, contou com a ajuda do ex e de sua gravadora, Jack’s Third Man Records, para adentrar o mercado fonográfico.
Gigi Hadid
Em 2007, Gigi gravou voz de fundo para duas músicas do álbum de Natal de Josh Groban, Noël. Na época, a mãe da modelo era casada com o produtor David Foster, que assinou o trabalho. Gigi está nos créditos das músicas Litte Drummer Boy e I’ll Be Home for Christmas.
Cara Delevingne
Antes de mostrar seus dotes como atriz, Cara Delevingne surpreendeu a todos com seus vocais afinados em um cover da música Sonnentanz, da dupla austríaca Klangkarussell. Ao lado do cantor Will Heard, a modelo fez as vozes de backing vocal. Em 2017, já com grandes estreias nos cinemas, a britânica emprestou seu timbre à trilha sonora do filme Valerian e a Cidade dos Mil Planetas, do qual fez parte do elenco.
Michelli Provensi
Em 2013, a catarinense Michelli Provensi se aventurou no mercado editorial com o livro Preciso Rodar o Mundo, mas a publicação teve um acompanhamento mais que especial: um rap sobre a vida de modelo. No clipe da faixa, participações de tops veteranas, como Carol Ribeiro, Carmelita Mendes e Jéssica Pauletto.
Sky Ferreira
Atualmente, Sky Ferreira é cantora, mas foi graças aos trabalhos de modelo que a norte-americana com ascendência brasileira conseguiu financiar seu primeiro álbum. Contudo, talvez ela precise voltar às passarelas, pois seu segundo CD está engavetado desde 2014.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Danillo Costa