Moda pop: Louis Vuitton cria nova coleção com a artista Yayoi Kusama
As bolas coloridas da artista japonesa adornam roupas, acessórios e calçados da grife francesa. Primeira collab é de 2012
atualizado
Compartilhar notícia
A grife francesa Louis Vuitton acaba de lançar uma nova coleção em parceria com a artista plástica japonesa Yayoi Kusama. Peças clássicas da marca ganham bolas coloridas que parecem pinceladas de tinta. Essa é a segunda collab dos dois nomes.
Vem ver!
O ano era 2012 e a Louis Vuitton vivia uma era de ouro com Marc Jacobs na direção criativa. O estilista norte-americano deu novo fôlego à grife, transformando-a em marca desejo para além das bolsas e dos acessórios.
O legado de Marc Jacobs na Louis Vuitton inclui, além da estabilização da marca no quesito roupas, uma das parcerias de maior sucesso. Foi ideia do estilista a colaboração com a artista japonesa Yayoi Kusama.
Bolsas, malas e acessórios diversos, como agendas e carteiras, ganharam as cores primárias que são marca registrada do trabalho da artista. No repertório, também estão as bolas, que resultam em um efeito visual marcante, pop e facilmente reconhecível.
Repeteco
Onze anos depois, a Louis Vuitton resolveu repetir a fórmula de sucesso. “[Este é] um novo encontro criativo, despertando, evoluindo e expandindo a pioneira colaboração inicial”, apontou a etiqueta em comunicado.
Desta vez, as bolinhas de Yayoi colorem não só roupas e acessórios, mas também as fotos da campanha oficial. O efeito é 3D, como se tivesse sido aplicadas às fotografias. Não passa despercebido o casting estrelado da coleção.
Ícone japonês
Nascida em 1929 na zona rural do Japão, Yayoi Kusama é uma das artistas mais prósperas do país. O trabalho dela inclui experimentações com colagens, pinturas, esculturas, arte performática e instalações ambientais. Tornou-se popular graças às obras com as bolas em cores primárias.
Para a Louis Vuitton, Yayoi transformou sua própria vida com determinação e encantou o mundo com o poder de sua arte. “Totalmente inclassificável, ela emergiu como a artista feminina viva mais influente da atualidade”, definiu a grife francesa.
Uma das exposições de maior sucesso do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) foi a de Yayoi Kusama. A mostra foi instalada nas quatro unidades do museu, incluindo em Brasília, e arrastou multidões.