Moda masculina: veja as principais tendências da primavera/verão 2025
Vem saber o que mais se destacou nas semanas de moda masculina para a temporada que começa!
atualizado
Compartilhar notícia
Com semanas de moda em Paris (França), de 14 a 17 de junho, e Milão (Itália), entre os dias 18 e 23, grandes grifes introduziram, para a temporada de primavera/verão 2025, o caminho que a moda masculina caminha. Com criatividade, tendências antigas foram revisitadas, adaptando-se ao cenário político e ao estilo de vida do homem moderno.
Vem conferir!
Alfaiataria “relaxada”
A temporada de primavera/verão 2025 trouxe uma abordagem solta e descontraída à alfaiataria masculina, indo na contra mão dos anos anteriores. Na Prada, por exemplo, os ternos estavam visivelmente amassados, camisas florais estampadas estavam desarrumadas e golas de camisas e jaquetas vestidas de formas não convencionais.
“Queríamos que parecessem roupas com as quais você já vive”, disse Miuccia Prada, após o desfile.
No desfile da JW Anderson em Milão, camisas foram vestidas soltas, por cima de suéteres e calças de moletom de tons pastéis contrastantes. A abordagem relaxada e casual, sem perder a sofisticação, destaca uma moda masculina que valoriza o conforto e evidencia a realidade da rotina, provando que as peças são, de fato, para o dia a dia.
Futurismo retrô
Uma tendência marcante apresentada na temporada foi a estética que combina elementos de design futurista com traços nostálgicos, forma que o cinema imaginava, no século passado, como o futuro seria. O futurismo retrô foi observado em coleções que misturaram tecnologias e estilos vintage, criando uma fusão que destaca a inovação e homenageia o passado.
Em Paris, Rick Owens se inspirou em filmes como Mad Max e Duna, ambos revisitados em 2024, em um desfile sob um cenário monumental, assim como os looks apresentados. Com domínio do branco e do dourado, elementos de ficção científica foram integrados a cortes modernos, traduzindo, para o tecido, a ideia de um futuro incerto e sem garantias positivas.
Moda esportiva fora das quadras
Não é de agora que os esportes influenciam a moda, mas estamos vivendo em um momento em que essa fusão é constantemente renovada, a exemplo da tendência do blokecore. No Paris Fashion Week, a Louis Vuitton apresentou, sobre um gramado, uma coleção em que o uniforme esportivo ganha sofisticação na cidade que sediará as Olimpíadas ainda neste ano.
A apresentação assinada por Pharrell Williams não é a única da temporada a abraçar a estética das quadras nas passarelas. O também músico A$AP Rocky apresentou, em desfile da sua agência AWGE, elementos de esportes como o baseball e o futebol americano misturados com críticas políticas.
Unindo passado e futuro, a temporada de primavera/verão 2025 foi introduzida em importantes eventos ao longo da semana. A moda masculina, sob nomes como Prada, JW Anderson e Louis Vuitton, se mostra adaptada ao mundo moderno, seu ritmo e tensões sociais.