Moda japonesa é tema de exposição em São Paulo
A Japan House, na Avenida Paulista, recebe uma exposição com linha do tempo histórica das vestimentas do país asiático
atualizado
Compartilhar notícia
Mais de 50 anos de história são contados por meio da moda na exposição Efeito Japão: Moda em 15 Atos, na Japan House, em São Paulo. São trajes de estilistas nipônicos desenhados e produzidos ao longo das décadas, que refletem o cenário vivido pelo país em cada contexto.
Vem saber mais!
Conhecida por ser um centro de propagação da arte nipônica no Brasil, a Japan House recebe, até o dia 1º de setembro, a exposição que reúne um total de 15 peças de moda japonesas desenhadas por nomes como Hanae Mori, Issey Miyake, Kansai Yamamoto, Kenzo Takada e Chitose Abe, entre outros.
O objetivo da mostra é contar ao visitante importantes eventos históricos ocorridos no Japão por meio da sensibilidade e traços que saíram do papel e vestiram pessoas reais ao longo das décadas, como contou o coordenador da mostra, Souta Yamaguchi, em comunicado:
“Esta exposição é uma valiosa oportunidade para conhecermos um panorama das transformações da moda no Japão, as quais se iniciaram na década de 1950 e continuam ocorrendo até hoje. A sensibilidade japonesa é capaz de contemplar a mudança dos tempos através das tendências da moda, como um espelho que reflete a sociedade”, afirmou.
A exposição conecta as peças por meio de uma linha do tempo, que destaca marcos históricos e contextos sociais da moda no Japão e no mundo, desde o período pós-Segunda Guerra Mundial, quando a cultura da vestimenta no Japão passou por uma grande transição entre os quimonos e as roupas ocidentais; passando pela consagração de estilistas japoneses no cenário internacional e a influência do street style japonês.
Novos nomes da moda japonesa também são abordados, como Kunihiko Morinaga, fundador da Anrealage e Junichi Abe. São nomes que se destacam no cenário atual por liderar tendências contemporâneas, como o uso da tecnologia de ponta e a sustentabilidade, tanto em suas produções quanto nos desfiles.
“Com certeza, os visitantes vão se deparar com pelo menos um nome familiar durante a visita a mostra, já que vários designers são reconhecidos internacionalmente pela inovação e a criatividade que tornou a moda japonesa relevante mundialmente”, compartilhou a Diretora Cultural da JHSP, Natasha Barzaghi Geenen.
Datas e horários da exposição
A exposição Efeito Japão: moda em 15 atos acontece até o dia 1º de setembro de 2024, na Japan House São Paulo, na Avenida Paulista, de terça a sexta, das 10h às 18h; e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. É possível fazer reservas antecipadas online, no site oficial do espaço.