Moda é o segmento de e-commerce mais bem avaliado pelos clientes
Calçados e cosméticos também são destaque em pesquisa que analisou mais de 2,7 milhões de avaliações de produtos e lojas on-line
atualizado
Compartilhar notícia
A moda é o segmento mais bem avaliado pelos clientes no comércio eletrônico, segundo o Estudo de Satisfação do E-Consumidor 2019. A categoria fashion é a primeira entre as que mais satisfazem os consumidores no Brasil, que acabam recomendando produtos e lojas virtuais do segmento a parentes e amigos.
Vem comigo saber mais detalhes!
Realizada entre janeiro e dezembro do ano passado pela empresa Yourviews by Hi Plataform, a pesquisa analisou mais de 2,7 milhões de reviews de produtos e lojas em 760 e-commerces brasileiros, de 69 setores diferentes. Outros segmentos que se destacam são os de calçados, cosméticos, eletrônicos e ferramentas.
Por outro lado, os setores que mais decepcionam a clientela, segundo as avaliações, são os de artigos para festa, moda masculina, serviços de seguro e viagens. Os produtos e as lojas destsas categorias são os menos recomendados.
De modo geral, a maioria dos consumidores faz elogios em relação às compras. No total, 91,7% têm boa recomendação tanto para as lojas quanto para os produtos oferecidos. Apenas 8,3% fizeram críticas ou reclamações. Esse dado leva em conta as experiências de compra, atendimento e entrega.
“A troca de informações não só soluciona dúvidas para um ou para outro, como cria feedbacks que, na maioria das vezes, esclarece dúvidas de outros consumidores. Isso gera credibilidade e cumplicidade dentro do ambiente digital”, argumenta Fernando Shine, especialista em experiência do consumidor em e-commerce da Hi Platform, no comunicado à imprensa.
As seis categorias com maior quantidade de avaliações de clientes são cosméticos (12,75%), variedades (10,36%), calçados (3,88%), moda (2,83%), eletrodomésticos (2,54%), e farmácia (2,32%). Usado pelas maiores empresas do mundo, o indicador Net Promoter Score (NPS) foi a base do estudo. Essa métrica mede o nível de satisfação e lealdade dos clientes com as marcas.
No quesito de interação com perguntas e respostas entre os clientes e as lojas virtuais, a moda fica em terceiro lugar, com 2,79% do total. Entre as mais de 820 mil conversas analisadas, o setor de cosméticos é o que mais interage, com 4,3%. Em seguida, aparece móveis e colchões (3,48%), esporte e lazer (2,51%), e eletrodomésticos (2,42%).
O levantamento informa, ainda, que mais de 221 milhões de “leituras” de avaliações foram registradas. Ou seja, o cursor do mouse ficou parado durante, pelo menos, 5s em uma review durante essa quantidade de vezes. Isso demonstra a importância do poder de persuasão no e-commerce. No marketing digital, essa técnica é conhecida como “prova social”.
A ideia do estudo, como informa um e-book disponibilizado para o público, é analisar a forma como o comportamento do consumidor causa impacto na credibilidade e nas vendas on-line das marcas. Responsável pela pesquisa, a empresa Yourviews ajuda lojistas a criarem novos negócios e tomarem decisões a partir das avaliações dos consumidores.
Além disso, a iniciativa utiliza reviews de lojas on-line e físicas para promover a interação e aproximação entre clientes e e-commerces. Ela pertence à Hi Platform, considerada a maior plataforma de relacionamento e engajamento com o consumidor no Brasil.
Colaborou Hebert Madeira