Moda e música: confira hits que têm tudo a ver com o mundo fashion
Na seleção, estão sucessos de artistas como Beyoncé, Mariah Carey, Childish Gambino, Lady Gaga e Bruno Mars
atualizado
Compartilhar notícia
A moda e a música estão sempre ligadas. É comum que, em canções videoclipes e shows, artistas misturem os dois universos. Essa junção rende histórias que abordam relações amorosas, vibe ostentação e, ainda, protestos sociais.
Alguns músicos só usam itens de labels renomadas nos clipes. Outros vão além e, nas composições, citam grifes como desejo de consumo ou opção de presente. Existem também aqueles que se aproveitam do talento musical para homenagear personalidades do mundo fashion.
Por isso, separei alguns hits que dão o que falar e têm tudo a ver com moda. Na lista, estão artistas como Beyoncé, Childish Gambino, Lady Gaga e Bruno Mars.
Vem comigo conferir!
Formation
Beyoncé é uma fashionista de carteirinha e, em seus shows e clipes, tem o costume de investir em diferentes looks de grifes como Balmain e Versace. A cantora também retrata o mundo da moda na música, como na faixa principal do álbum Lemonade.
Lançado em fevereiro de 2016, o hit Formation cita uma das maiores grifes francesas. “I’m so reckless when I rock my Givenchy dress” (Sou tão imprudente quando arraso no meu vestido Givenchy, em tradução livre).
No clipe dirigido por Melina Matsoukas, Queen B dá voz ao movimento negro e critica a violência policial. O vídeo teve até a participação de Blue Ivy, filha da artista com Jay Z. Uma das cenas mais icônicas é quando a cantora afunda na água com uma viatura. A produção levou o prêmio de Melhor Vídeo no Grammy Awards em 2017.
Versace On The Floor
Bruno Mars foi o grande vencedor do Grammy 2018. O cantor saiu da cerimônia com o troféu de Melhor Álbum por 24K Magic. No disco, uma das músicas de mais destaque é Versace On The Floor.
Como o próprio nome já diz, a faixa fala sobre uma noite sensual em que a parceira usa um vestido da Versace e o modelito vai ao chão. O videoclipe teve participação da cantora Zendaya. No piano, usando peças da grife italiana, Mars canta para a amada.
Shake It Off
Há anos, Mariah Carey é fã assumida da Louis Vuitton. A cantora coleciona peças da grife e aparece em diferentes ocasiões com itens da grife francesa. Em 2005, com Shake It Off, uma das faixas mais marcantes da carreira da artista do pop, ela citou a label.
Na música, Mariah conta o drama de alguém que está tentando se livrar de um relacionamento abusivo. A letra diz: “So I packed up my Louis Vuitton, jumped in your ride and took off” (Então fiz minha mala da Louis Vuitton, entrei no seu carro e fui embora, em tradução livre).
Balenciaga
O trio de DJs Cheat Codes lançou neste ano um single com o nome da grife. Balenciaga é sobre alguém que está apaixonado e dá presentes da marca de luxo espanhola e também da Prada. “Do you ever think about me? Bought you Balenciaga and Prada” (Alguma vez você já pensou em mim? Comprei Balenciaga e Prada para você, em tradução livre), diz o refrão da música eletrônica.
No clipe, os integrantes do grupo representam a pegada street que a Balenciaga vem trazendo para a moda de luxo. Eles aparecem em momentos de descontração e em um show.
Donatella
Lady Gaga e Donatella Versace são grandes amigas. Tanto que a cantora gravou uma música que leva o nome da diretora da grife italiana. Na letra, ela não economiza nos elogios a Donatella e a descreve como fabulosa, loira e rica.
Ao longo da música, Lady Gaga canta sobre roupas de seda, desfiles e aborda a vida luxuosa de Donatella. “O que você quer vestir nesta primavera? O que você acha que é nova sensação? O que você quer vestir na temporada?”, questiona a cantora.
Em entrevista ao site Just Jared, a diretora criativa da Versace elogiou o trabalho. “Gostaria de agradecer Gaga por sua genialidade, criatividade, talento incrível e super atitude. Estou honrada por ser sua amiga e é claro que amo a música”.
I Like It
A música I Like It de Cardi B é mais uma da lista. A mistura de rap e trap é resultado de uma parceria com Bad Bunny e J Balvin. Na letra, a cantora cita os tênis-meias da Balenciaga, que conquistaram fãs pelo mundo. “I like those Balenciagas, the ones that look like socks” (Eu gosto daqueles Balenciagas, os que parecem meias, em tradução livre), diz trecho da faixa.
O hit levou o prêmio de Melhor Música do Verão no MTV Video Music Awards 2018. Também foi indicado no Grammy Awards como Gravação do Ano.
Louboutins
Louboutins é uma música da cantora e atriz Jennifer Lopez. A canção, de 2009, é sobre alguém que passa por um relacionamento instável e decide prezar pelo amor próprio. “It’s the last time, I’m movin on, I’m throwing on my Louboutins” (Esta é a última vez, eu estou seguindo em frente, estou calçando meus Louboutins, em tradução livre), diz a letra.
This Is America
No ano passado, o cantor e ator Donald Glover ficou na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, na revista Time. Com o nome artístico de Childish Gambino, ele aposta em trabalhos impactantes, seja na música ou no cinema. Prova disso é o hit This Is America, lançado pelo artista neste ano.
No clipe, Gambino dança em um galpão industrial e, em meio ao clima descontraído, atira em pessoas negras. Dirigida por Hiro Murai, a produção é irônica e critica questões como o porte de armas, a violência policial e o racismo.
Além disso, na letra, o cantor satiriza o consumismo e fala que está estiloso de Gucci e o quanto é bonito: “I’m so fitted, I’m on Gucci, I’m so pretty”.
Apenas três dias após o lançamento, o clipe acumulou mais de 30 milhões de visualizações. Atualmente, já está quase em 500 milhões.
O vídeo da música ganhou o prêmio de Melhor Clipe com uma Mensagem Social no MTV Video Music Awards. A faixa foi eleita pelo The Guardian como a melhor música de 2018. Recentemente, foi indicada nas categorias Canção do Ano, Melhor Clipe e Gravação do Ano, para o Grammy 2019.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Rebeca Ligabue