Moda e literatura: curso on-line detalha a obra de Gilda de Mello e Souza
Promovidas pelo Adelina Instituto Cultural e com inscrições até 23 de setembro, as aulas serão ministradas por Brunno Almeida Maia
atualizado
Compartilhar notícia
Neste mês, o Adelina Instituto Cultural passa a oferecer um curso on-line que une moda e literatura, batizado de O Instante das Formas: sobre o espírito das roupas e o espírito do tempo. A iniciativa é inteiramente baseada na obra da filósofa e professora brasileira Gilda de Mello e Souza. As inscrições ficarão abertas até 23 de setembro.
Vem comigo saber mais!
Ministrado pelo pesquisador Brunno Almeida Maia, o curso inédito será realizado de 24 de setembro a 19 de outubro e acontecerá por meio da plataforma Zoom, sempre às segundas e quintas-feiras, à noite. O conteúdo também ficará disponível caso o aluno prefira assistir em outra data. O público-alvo são estudantes, pesquisadores e profissionais de moda e ciências humanas em geral.
O material é focado sobretudo no livro O Espírito das Roupas: a Moda no Século Dezenove, publicado pela Companhia das Letras, em 1987. Considerada um marco para os estudos nacionais de moda, a obra de Gilda de Mello e Souza foi baseada na tese icônica de doutorado A Moda no Século XIX: Ensaio de Sociologia Estética, defendida em 1950.
“Houve um hiato de 37 anos entre a escrita e a defesa do doutorado até o lançamento da tese como livro, numa época [anos 1950] em que a teoria de moda no Brasil era muito incipiente, até os anos 1980. Se olharmos para a Europa continental, existe uma tradição desde o fim do século 19 da teoria de moda, tanto na sociologia como na filosofia”, compara Brunno Almeida Maia.
“Quando o livro foi lançado, nós temos a fundação do primeiro curso de moda do Brasil, na Faculdade Santa Marcelina, que existe até hoje. É um dos mais bem conceituados pelo Ministério da Educação (MEC) em termos de moda. De lá saíram grandes nomes, como Alexandre Herchcovitch, Karlla Girotto, Dudu Bertholini, entre outros”, ressalta Brunno. “Hoje, já existe um certo apreço, um desenvolvimento da teoria de moda, pesquisas nas áreas de ciências humanas com a moda como objeto de estudo”, acrescenta.
As aulas incluirão o conceito de “Filosofia do Instante”, abordado nos estudos de Gilda. Também abordarão ensaio presente no livro A Ideia e o Figurado, publicado pela Editora 34. Na obra, a pesquisadora estabelece conceitos a partir de textos dos escritores Machado de Assis, José de Alencar e Joaquim Manuel de Macedo. “Ela analisa como a questão da vestimenta aparece nesses autores”, destaca Brunno.
Com recorte sociológico, histórico e filosófico, o curso também envolve a perspectiva da moda como uma “arte do movimento”, além da individualidade dentro do sistema capitalista. “Outra importância é mostrar como se dá o diálogo entre a moda e a literatura ficcional do século 19 e do começo do século 20. A moda em seu sentido moderno, pós-Revolução Francesa e pós-Revolução Industrial, vai se tornar um fenômeno social, vinculado à massa”, completa.
Em 2019, Brunno de Almeida Maia organizou a Jornada em Homenagem à Gilda de Mello e Souza, na Fundação Ema Klabin, em São Paulo. O curso atual é uma continuidade das pesquisas sobre a obra da filósofa, nascida em 1919. Ela foi ensaísta, crítica de arte e professora universitária.
Ao longo da trajetória, Gilda de Mello e Souza pertenceu à primeira geração de jovens intelectuais da Universidade de São Paulo (USP). Foi uma das primeiras mulheres da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras (FFLC). Além disso, assumiu o cargo de chefe do Departamento de Filosofia da USP entre os anos de 1969 e 1972.
Gilda morreu em 2005, deixando um inquestionável legado. Em vida, ela também publicou os títulos O Tupi e o Alaúde: Uma Interpretação de Macunaíma (1979); Exercícios de Leitura (1980); e Os Melhores Poemas de Mário de Andrade. Seleção e Apresentação (1988).
O professor
Brunno Almeida Maia é pesquisador em filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e desenvolve projeto sobre literatura e moda. O especialista mora na capital paulista, mas já passou por Brasília para ministrar diferentes cursos. Entre eles, A roupa e o Tempo: a Moda como Atualidade, organizado pela Caixa Cultural de Brasília; e Arte e Filosofia – Relações e Diálogos Para Criação, oferecido pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).
Serviço:
Curso – Adelina Instituto Cultural
O Instante das Formas: sobre o espírito das roupas e o espírito do tempo
Período: de 24/9 a 19/10 – segundas e quintas-feiras, das 19h às 21h
Inscrições até 23/9
Classificação: a partir de 16 anos
Valor: R$ 250,00 (módulo completo)
Colaborou Rebeca Ligabue