Moda consciente: Malwee lança lavanderia e diminui o uso de água
O grupo Malwee aposta em lavanderia própria para reaproveitar até 98% da água utilizada
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio às discussões sobre o mercado da moda e sustentabilidade, a produção de uma calça jeans gera polêmica. A peça exige cerca de 10 mil litros de água para atingir a lavagem ideal, sem levar em conta os tons mais claros, que exigem ainda mais lavagens. Para reverter esse quadro, uma empresa brasileira está desenvolvendo o que acredita ser a calça jeans mais sustentável criada em solo nacional. Recentemente, o grupo Malwee investiu R$ 5 milhões em uma lavanderia própria.
Vem comigo saber mais sobre a nova estratégia sustentável!
Nesta nova década, o grupo considera fundamental a produção de um jeans mais sustentável. As operações começam a partir deste mês, com a reformulação da lavandeira da empresa. Na decisão estratégica do grupo catarinense, será atendida, inicialmente, apenas a Malwee e, depois, as demais marcas sob tutela da companhia.
No intuito de alcançar essa meta e disponibilizar o jeans ao mercado, o grupo investiu em tecnologia para obter o maior reaproveitamento de água em circuito fechado. O nível de reuso pode chegar a significativos 98%.
A princípio, as etiquetas do grupo darão continuidade ao trabalho com matérias-primas importadas para a produção do jeans. O estado escolhido para receber a lavanderia foi Santa Catarina, com operação no parque industrial de Jaraguá do Sul, onde a matriz do grupo atua desde 1968.
Somando mais de 51 anos de trajetória, o grupo Malwee conquistou o título de uma das principais empresas do segmento têxtil do Brasil justamente por combinar moda com a sustentabilidade e investir em tecnologia. O mais recente resultado é a primeira coleção com o jeans lavado inteiramente.
Com lançamento previsto para março de 2020, a linha abraça a temporada de primavera/verão com o denim comercializado para o atacado. O start da coleção teve início na Espanha, onde as primeiras peças-pilotos foram desenvolvidas para o veraneio.
No mesmo período, a equipe da Malwee foi conhecer e aprimorar técnicas nos laboratórios da Jeanologia por 20 dias.
Otimista, a Malwee continua os estudos, projetos e investimentos para aprimorar ainda mais a economia de água e demais medidas que não prejudicam o meio ambiente.
Ainda em 2020, precisamente no segundo semestre, a empresa espera tirar outros dois esboços do papel: lavar uma calça jeans com apenas um copo de água durante o processo realizado na lavanderia e desenvolver peças customizáveis no e-commerce com novos tons de lavagens e cortes a laser.
Colaborou Sabrina Pessoa