Moda circular gera 1,5 milhão de jeans reutilizáveis, revela estudo
O projeto The Jeans Redesign, da Fundação Ellen MacArthur, apresentou o design circular como alternativa sustentável para a indústria
atualizado
Compartilhar notícia
A fabricação de qualquer peça de vestuário demanda trabalho humano e recursos da natureza. Por isso, a Fundação Ellen MacArthur resolveu desenvolver pesquisas para ajudar a indústria, principalmente a têxtil, a diminuir os danos causados ao meio ambiente. Como um alerta, a organização lançou a iniciativa The Jeans Redesign (O Redesenho do Jeans, em tradução livre), que estabeleceu um padrão mínimo para o setor produzir itens alinhados aos princípios da economia circular.
Vem saber mais!
As principais diretrizes do programa discutem critérios como durabilidade, rastreabilidade, reciclabilidade e utilização de materiais. O programa também oferece opções de processos seguros. Os técnicos da fundação avaliaram cerca de 100 empresas da indústria da moda (como C&A, Levi’s e Zara), entre 2021 e 2023. A varejista H&M, que anunciou recentemente a chegada ao Brasil em 2025, também integra a lista.
O relatório de conclusão do projeto apresentou informações e desafios que precisam ser enfrentados para um melhor aproveitamento das medidas sustentáveis. Entre os pontos principais, 1,5 milhão de pares de jeans foram redesenhados pelas marcas para atender às diretrizes. Além disso, mais de um terço dos participantes aplicaram os princípios do design circular, além do jeans, para outras peças de vestuário, como jaquetas camisas, bolsas e chapéus.
Investimento milionário
Apenas em 2023, um terço do grupo de participantes informou o investimento coletivo acima de US$ 39 milhões para apoiar a redesenho de tecidos e jeans, tornando-os adequados para uma economia circular. Contudo, as empresas relataram também os desafios para se adotar as medidas na produção.
Segundo a Fundação Ellen MacArthur, o preço mais alto para obter os materiais adequados e desenvolver um jeans com elasticidades estão entre as principais dificuldades das marcas participantes. A iniciativa afirmou defender mais políticas públicas para criar condições que as propostas se ampliem para mais produtos.
A Fundação Ellen MacArthur é uma organização sem fins lucrativos com atuação global. A principal defesa é uma economia circular para enfrentar os desafios da atualidade, como a poluição por plásticos, mudanças climáticas e perda de biodiversidade.