Moda africana: exposição destaca 45 designers e história do continente
O museu V&A preparou uma mostra que revela a riqueza e a diversidade da moda e cultura africanas
atualizado
Compartilhar notícia
Quem reside em Londres, na Inglaterra, ou estiver à passeio no local poderá incluir uma exposição na lista de visitações. A partir do dia 2 de julho deste ano, o Museu Victoria and Albert (V&A) será palco para a mostra Africa Fashion. A iniciativa destacará 45 designers de moda, de mais de 20 países do continente.
Vem saber mais!
A próxima grande exposição do museu V&M vai compilar estilos, desde os anos de 1950 a 1994, que marcaram a independência e libertação da África, até os designers contemporâneos. A mostra histórica também visa celebrar a criatividade, a vitalidade e o impacto global da moda africana.
Por meio de fotografias, peças de vestuário, acessórios, música e artes visuais, a mostra Africa Fashion explorará o dinamismo da moda e a variedade do continente. “Nós vamos expor mais de 250 objetos. A curadoria apresenta itens criados no século 20, por designers locais e peças de estilistas contemporâneos, para ilustrar a cena atual da África”, revelou Christine Checinska, curadora da exposição, em comunicado.
De acordo com o museu, muitas das roupas em exposição foram cedidas por arquivos e coleções de designers africanos que marcaram meados do século 20. Entre eles, estão Shade Thomas-Fahm, Chris Seydou e Kofi Ansah, por exemplo.
Ao lado dos grandes nomes, há criações de influentes etiquetas da moda africana contemporânea. Na lista, constam Imane Ayissi, Iamisigo, Thebe Magugu e Sindiso Khumalo, bem como destaques das tendências da moda atuais, que ganham exibições inéditas.
O museu V&A também pontua que a exibição revelará a riqueza e a diversidade das histórias e culturas africanas. “A exposição é importante, porque, pela primeira vez, a moda do continente será vista de uma perspectiva diversa, que atravessa séculos”, destacou Omoyemi Akerele, fundadora do Lagos Fashion Week, em comunicado.
“Sinto que há tantas facetas do que passamos, como continente, que as pessoas não entendem. Agora, mais do que nunca, os designers africanos estão se encarregando de sua própria narrativa e contando às pessoas histórias autênticas, não as utopias imaginadas”, celebrou o estilista Thebe Magugu.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!
Colaborou Sabrina Pessoa