Miu Miu apresenta compilado de peças totalmente feitas com upcycling
A marca, que pertence ao Grupo Prada, garimpou vestidos dos anos 1930 aos 1970 para transformá-los em modelos novos
atualizado
Compartilhar notícia
A grife italiana Miu Miu lançou uma coleção com vestidos totalmente feitos com upcycling, usando material oriundo de vestidos vintage. A técnica consiste em reaproveitar produtos e materiais e transformá-los em novas peças, que podem ter qualidade igual ou superior ou um maior valor ambiental. Para isso, a marca comandada por Miuccia Prada garimpou exemplares que datam dos anos 1930 até a década de 1970, descritos como “antiguidades preciosas e anônimas”.
Vem comigo saber mais!
Upcycled by Miu Miu
Batizada de Upcycled by Miu Miu, a coleção inclui 80 vestidos únicos, voltados para a temporada de festas de fim de ano. Eles estarão disponíveis no fim de novembro em butiques selecionadas da grife. Os modelos que deram origem às novas peças vêm de lojas de vestuário vintage e mercados ao redor do mundo.
Na Itália, a equipe da marca confeccionou os novos vestidos à mão, com direito a decorações e bordados que expressam o DNA da label. Por meio de cuidadosos artesãos, as peças ganharam novos cortes, modelagens e comprimentos, além de alguns detalhes, como golas, laços e cristais.
No último fim de semana, durante a edição virtual do Green Carpet Fashion Awards, as atrizes Elisa Visari e Chen Ran vestiram modelos da nova coleção, os únicos revelados até agora. O vestido laranja de Visari é curto, com bolsos, mangas bufantes e gola polo, decorado em várias partes com pérolas de vidro. Ele foi transformado a partir de um exemplar da década de 1960.
O de Chen Ran, por sua vez, também tem mangas bufantes e gola, mas é longo e apresenta cores diferentes. A peça, cuja tonalidade principal é o vinho, foi construída com base em um vestido dos anos 1930 e ganhou bordados de cristal.
Último desfile
A Miu Miu faz parte do Grupo Prada e foi lançada em 1993 por Miuccia Prada, diretora criativa da marca. As coleções da label são desfiladas na Semana de Moda de Paris. Inclusive, no recente desfile de primavera/verão 2021, a modelo Lila Moss, filha de Kate Moss, fez sua estreia em passarela. Anteriormente, ela havia estrelado campanhas da marca para o verão e o inverno de 2020.
A coleção, como um todo, brincou com uma mistura de roupas esportivas com peças para a noite. Isso inclui casacos e vestidos com blocos de cores sporty, com silhuetas e casacos de design mais agênero, em contraste com blusas, vestidos e saias com babados; laços e outros detalhes com uma pegada mais feminina. No desfile, Lila Moss usou três looks. Segundo a Miu Miu, ela “conduziu” o show.
Rumo à sustentabilidade
A coleção Upcycled by Miu Miu é um exemplo dos passos mais recentes da Prada em busca de caminho mais sustentável para seus negócios. Em novembro de 2019, a etiqueta chamou atenção ao ser a primeira do segmento de luxo a assinar um acordo histórico de sustentabilidade.
O negócio – um empréstimo de 500 milhões de euros com o Grupo Crédit Agricole – tem objetivo de enfatizar práticas que reduzam o impacto ambiental e ações de revitalização. À medida que metas forem cumpridas, o valor dos juros anuais do empréstimo será reduzido.
Outros compromissos com a fauna e a flora foram fixados no ano passado. A marca aderiu ao movimento fur free, ao abandonar o uso de peles animais, e lançou uma coleção com uma espécie de nylon ecológico chamada Re-Nylon, em parceria com a Aquafil.
Colaborou Hebert Madeira