Minimalismo de Yohji Yamamoto ganha destaque em documentário da Mubi
Notebook on Cities and Clothes mostra o processo criativo do estilista para apresentação de coleção no Palácio do Louvre
atualizado
Compartilhar notícia
A alta-costura com técnicas japonesas do designer Yohji Yamamoto marcou a história da indumentária. Além de trazer à tona os discursos sobre arte e moda sob seu minimalismo, agora o processo criativo do estilista ganha narrativa em um documentário histórico na Mubi, plataforma de streaming e curadoria de filmes. Batizado de Notebook on Cities and Clothes (caderno sobre cidades e roupas, em tradução livre), o longa já está disponível no site, que oferece sete dias de acesso gratuito.
Vem saber mais!
Escrito e dirigido por Wim Wenders, o filme une a expertise do cineasta ao ícone Yohji Yamamoto. Encomendado pelo complexo cultural Centro Georges Pompidou, o resultado mostra uma análise do filme de 1989 que explora a linguagem de cinema com as vertentes da moda.
“Meu papel em tudo isso é muito simples. Eu faço roupas como uma armadura. Minha roupa protege você de olhos indesejáveis”
Yohji Yamamoto
As imagens digitais e analógicas investigam, por meio de entrevistas e cenas capturadas com câmera de 35mm, os pensamentos do estilista, que ganham destaque nas telas. Paris e Tóquio foram palco para as filmagens.
Entre os momentos reunidos, estão pensamentos sobre a vida e, claro, a identidade fashion de Yamamoto. “Fazer moda implica pensar nas pessoas, com quem falo e encontro”, pondera o criativo. “Ao começar um trabalho, penso talvez no tato, depois na tela, no material e nas formas, não necessariamente nessa ordem”, diz, em outro momento, em suas conversas com Wim Wenders.
A Mubi explica que o lançamento é uma espécie de diário cinematográfico. “Instigante, o filme revela o processo criativo de duas mentes brilhantes: o ícone da alta costura Yohji Yamamoto e o próprio diretor, Wim Wenders”, aponta.
Vale relembrar que, em 1990, o longa-metragem foi indicado a premiação Joris Ivens, organizada pela Amsterdam Internacional Documentary Film Festival (IDFA). Na plataforma, o filme está com 6,5 estrelas de 10, em ranking construído com a colaboração dos internautas.
Confira o trailer:
Colaborou Sabrina Pessoa