Milão Fashion Week: veja destaques da temporada primavera/verão 2024
Estreias de novos designers em casas renomadas, modelos brasileiros e muitas tendências marcaram os desfiles na Itália
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos eventos mais significativos no mundo da moda, o Milão Fashion Week foi encerrado nessa segunda-feira (25/9). Para a temporada de primavera/verão 2024, a cidade italiana sediou cerca de 176 eventos, entre desfiles, apresentações e atividades paralelas, que celebraram o universo fashion em grande estilo. Grifes renomadas, como Gucci, Prada e Diesel, entre outras, apresentaram novas coleções, algumas com um apelo comercial sólido e outras que exploraram a criatividade de maneira mais ousada.
Vem conferir os detalhes!
O minimalismo comercial de Sabato De Sarno para Gucci
O olhar mais polido de Sabato De Sarno marcou o desfile da Gucci nesta temporada. A essência dos anos 1990 foi contemplada na primeira coleção criada pelo novo diretor criativo, mas o público ainda sentiu falta das combinações quase que estranhas de Alessandro Michelle, estilista que ficou no comando durante sete anos.
Os looks repletos de estampas e cores foram deixados de lado e a nova identidade da grife anda de acordo com o conceito em ascensão do quiet luxury. Para a temporada primavera/verão 2024, o designer apostou em vestidos, saias e shorts curtos, além de fendas e muita pele à mostra devido aos tops minúsculos. O ar de sensualidade aparece de forma mais leve e calma.
Com peças mais básicas, o italiano decidiu então ousar nos acessórios. Bolsas com detalhes brilhantes e sapatos em modelos clássicos da marca, bem tratorados, destacaram o styling do desfile. Jaquetas e ternos estruturados completaram a coleção.
“É uma história de alegria de vida, de paixão, de humanidade, de pessoas, de vida real, de glamour irreverente, de provocação, de confiança, de simplicidade, de sentimentos e emoções imediatas, de um tipo específico de arte, de palavras – palavras em obras de arte, palavras em imagens, palavras em espaços, apenas palavras”, escreveu Sabato De Sarno sobre a coleção em carta publicada nas redes sociais na última sexta-feira (22/9).
Brasileiros no Milão Fashion Week
Nesta edição da semana de moda italiana, brasileiros marcaram presença nas passarelas de Milão. No entanto, diferente do que muitos esperavam, a galera do esporte ganhou destaque. Os atletas Pedro Scooby e Paulo André participaram da apresentação da Boss, principal marca da companhia alemã Hugo Boss, que criou uma coleção sob o tema CorpCore com o objetivo de desafiar regras do vestuário de escritório.
Por meio do programa de apoio a novos designers da Dolce & Gabbana, a estilista brasileira Karoline Vitto, radicada em Londres (Inglaterra), levou representatividade e inclusão ao evento. A coleção foi apresentada com um casting composto exclusivamente por mulheres com corpos que normalmente não têm visibilidade nas passarelas das grandes grifes. Entre os visuais, estão peças facilmente ajustáveis combinadas a tendências, como transparência e recortes, com elementos metálicos, além de tricôs destruídos.
No segundo dia da Semana de Moda de Milão, a Diesel surpreendeu o mundo fashion com a apresentação da coleção para uma plateia de cerca de 7 mil pessoas. Em uma exibição aberta ao público e gratuita, o evento se transformou em uma verdadeira festa, com um desfile que se estendeu por 8 horas, repleto de elementos com referências às raves, incluindo uma chuva artificial, um enorme telão e jogos de luzes. Para os looks, o diretor criativo da marca, Glenn Martens , apostou fortemente na estética Y2K. O casting incluiu a modelo paraense Emilly Nunes, que ganhou atenção no show com um visual sexy e vibrante.
O comeback de divas e momentos virais do MFW
A Moschino comemorou 40 anos em grande estilo na última quinta-feira (21/9). Sem diretor criativo nomeado após a saída de Jeremy Scott, a grife italiana escolheu quatro estilistas altamente influentes da atualidade para criar a coleção: Carlyne Cerf de Dudzeele, Katie Grand, Gabriella Karefa-Johnson e Lucia Liu.
Cada estilista contribuiu com 10 silhuetas inspiradas no espírito criativo de Franco Moschino, que fundou a marca em Milão no ano de 1983. O resultado foi uma coleção rica em diversas facetas do designer. Um dos pontos que cativou o público foi a liberdade dada às modelos para desfilarem com atitude, com direito à referência aos anos 1980 e 1990 não só nas roupas, mas no catwalking também.
Com um olhar atento para as tendências atuais, o desfile da Dolce & Gabbana na Semana de Moda de Milão foi destacado pela transparência e pela renda nos looks. A renomada grife lançou uma coleção que explorou a delicadeza e a sensualidade desses elementos. O resultado são peças que combinam ousadia com sofisticação.
Já a label italiana Versace surpreendeu o público ao mergulhar em uma paleta de tons pastel, além de investir em características diretas dos anos 1960. Apesar da visão para o verão de 2024, Donatella Versace explorou o passado. O desfile englobou tiaras, padronagens quadriculadas e uma vibração retrô que evocou o charme da década em questão. Para completar o clima de nostalgia, a supermodelo alemã Claudia Schiffer fechou o desfile.
A marca Avavav é conhecida por proporções maximalistas e designs verdadeiramente provocativos e diferentes, muitas vezes criados de propósito para provocar desconforto e questionamento. Em Milão, a grife não poderia fazer diferente.
Sob a direção de Beate Karlsson, ao que parece, a principal mensagem do desfile era criticar a pressão pela produção acelerada de roupas na indústria da moda. Por meio de em visuais inacabados e um show atrapalhado, a Avavav transmitiu uma mensagem clara sobre os desafios enfrentados atualmente.
Tendências nas passarelas
A Semana de Moda de Milão deste ano trouxe uma série de tendências que prometem marcar o cenário da moda. O couro, as franjas, o novo verde Ferragamo, os micro shorts e a cintura baixa se fizeram presentes nas passarelas para a temporada.
Marcas como Bottega Veneta, Ermanno Scervino, Prada, Ferragamo e Burberry apresentaram as apostas para a primavera/verão 2024. Confira alguns looks em destaque:
Em resumo, a Semana de Moda de Milão ofereceu uma variedade de tendências intrigantes, além de momentos virais e marcantes, comentados na web. As identidades de algumas marcas foram significativamente alteradas, mas com um toque sensual e moderno. Vale destacar o resgata a décadas importantes para o mundo da moda em meio às passarelas das coleções de primavera/verão 2024.
O Milão Fashion Week ocorreu de 19 a 25 de setembro. No principal circuito internacional, a última parada da temporada será em Paris, na França, com desfiles até 3 de outubro.