Milão Fashion Week: Fendi e Alberta Ferretti dão destaque ao amarelo
Para a primavera/verão 2020, as grifes italianas prepararam coleções descontraídas, com detalhes artesanais e acessórios impactantes
atualizado
Compartilhar notícia
As apresentações de primavera/verão 2020 estão com tudo em Milão. Depois de a Prada roubar a cena no primeiro dia de desfiles da semana de moda italiana, a programação segue agitada. As grifes Alberta Ferretti e Fendi apostaram em coleções leves, completamente usáveis no dia a dia. Os acessórios chamaram atenção, assim como o amarelo ganhou status de protagonista.
Vem comigo!
Alberta Ferretti
Nos últimos tempos, Alberta Ferretti vem adaptando a marca para um caminho mais moderno, sem deixar de lado as referências vintage. Para o spring/summer 2020, a inspiração para as criações vieram dos anos 1970.
A ideia foi proporcionar looks que fossem adaptáveis e versáteis. “Decidi aprofundar minha busca pela personalização, transformar cada peça de roupa no capítulo de uma história e transformar as roupas do dia a dia, para que possam ser usadas em muitas ocasiões especiais”, destacou Ferretti nas redes sociais.
A estilista italiana apostou em detalhes artesanais, como bordados, franjas e tie-dye discreto. Entre os materiais, camurça, seda e jeans.
Além dos tons de amarelo, rosa e laranja nas composições mais diurnas, os visuais de festa misturaram azul e preto. As roupas conversaram com o cenário do desfile, feito por Fabrizio Plessi. Uma instalação de vídeo ao fim da passarela se mexia e dava sensação de água em movimento.
Com uma alfaiataria leve e “despreocupada”, a grife apresentou outfits elegantes. Por outro lado, não abriu mão de peças despojadas, com caimento acinturado, fluidez e toques de transparência. Chapéus complementaram algumas produções.
Na fila A do show, estavam Ellie Goulding, Olivia Palermo, Livia Firth, Lady Kitty Spencer, Camila Coelho e Paola Turani.
Fendi
Desde a morte de Karl Lagerfeld, no início deste ano, a Fendi precisou se reinventar, mas, ao mesmo tempo, manter o legado construído. Com Silvia Venturini Fendi na direção criativa, a label constantemente prioriza valores como inovação, tradição e costumes italianos.
Na primavera/verão 2020, a Fendi se desprendeu da tradicional logomania. Apostou principalmente em peças lisas, mas fortemente trabalhadas nas modelagens e texturas. Trata-se de uma coleção descontraída.
A própria diretora criativa definiu as criações como “um mood solar”, presente no alto verão da Itália. “Quando se está nesse período do ano, você se sente mais livre e relaxado do que em qualquer momento e tem a sensação de estar pronto para novas experiências”, disse à Vogue.
Na lista de materiais, organza, lycra e algodão orgânico, além de tecidos aveludados e felpudos. Nuances de amarelo e mostarda, levemente opacos, harmonizaram com pigmentos terrosos. Laranja, verde e rosa deram vida a padronagens com elementos da natureza.
Foram prestigiar o desfile personalidades como Katie Holmes, Sabrina Carpenter, Diplo, Jasmine Sanders e Chiara Ferragni.
O Milão Fashion Week acontece até 23 de setembro. Entre as etiquetas que vão se apresentar nos próximos dias, estão Salvatore Ferragamo, Fila e Gucci.
Colaborou Rebeca Ligabue