Milão Fashion Week: Diesel, Versace e Gucci na primavera/verão 2023
Fendi, Prada e Ferragamo também estão entre os destaques da temporada na Semana de Moda de Milão, realizada de 20 a 26 de setembro
atualizado
Compartilhar notícia
O Milão Fashion Week (MFW) está em curso com a primavera/verão 2023. Entre os destaques da temporada, a Diesel apostou na versatilidade do jeans, enquanto a Fendi e a Versace incorporaram o minimalismo com toque moderno e elegante. O cronograma da Semana de Moda de Milão, que começou no dia 20, também englobou a Gucci, com gêmeos idênticos na passarela, em uma reflexão sobre identidade. Já a Versace se jogou nos anos 2000. A estreia do estilista Maximilian Davis na direção criativa da grife Ferragamo também deu o que falar.
Vem conferir!
Diesel
Sob o comando de Glenn Martens, o desfile de spring/summer 2023 da Diesel. O estilista belga, que faz a grife ficar cada vez mais em alta, mistura tendência com um DNA criativo autêntico e inconfundível.
A coleção aposta, mais uma vez, na versatilidade do jeans. O material aparece de diferentes formas, do básico ao extravagante com desfiado, e em looks variados: de calças a jaquetas e vestidos.
A pegada motociclista e o metalizado também apareceram na catwalk. A minissaia com toque de cinturão, que já virou um clássico das criações de Martens para a Diesel, apareceu de forma reinventada, e até na textura croco.
Revitalizar – no quesito criativo – e “democratizar” – no aspecto geral – a marca é uma das intenções de Glenn Martens. O show, que aconteceu em uma arena de esportes, teve cerca de 70% dos ingressos destinados a jovens estudantes de forma gratuita.
Fendi
Depois da passagem pelo New York Fashion Week, em uma colaboração com o estilista Marc Jacobs, para comemorar 25 anos da bolsa Baguette, a Fendi desfilou na Semana de Moda de Milão. Com ar clean, elegante e moderno, a coleção de primavera/verão 2023.
Com direção artística de Kim Jones no vestuário e de Silvia Venturini Fendi nos acessórios, os looks revelados são majoritariamente lisos, com direito a tons descontraídos e muita textura cintilante. Na paleta, coral, verde neon, azul fechado e o tradicional marrom. Nos pés, tamancos e galochas deram o que falar.
Segundo a marca, a proposta minimalista é uma parte da estratégia de reimaginar o passado a partir de elementos atuais. Vale reparar, por exemplo, no logotipo da Fendi sobreposto por estampa floral, além da pitada sporty e fluida.
Prada
O cinema, sobretudo filmes de terror e suspense dos anos 1960, são a principal referência para o spring/summer 2023 na Semana de Moda de Milão. Nas maquiagens para o desfile, cílios exagerados incrementaram o ar sombrio. Desenvolvida por Miuccia Prada e Raf Simons, a coleção é sóbria e clean.
Calça legging com blazer oversized, vestidos curtos com sobra de tecido para garantir volume conceitual, e transparência em visuais fluidos estão entre os highlights. Nos pés, vale reparar no clássico sapato Mary Jane.
Segundo Miuccia Prada, a coleção aborda o sentido da vida das mulheres. “A vida e a humanidade confeccionam as roupas – não enfeites superficiais, mas traços de vida, deixando marcas. Essa ideia de roupas moldadas pela humanidade nos emociona”, apontou a estilista em comunicado.
Versace
Com preto, roxo e rosa na cartela de cores, a Versace mergulhou na tendência Y2K para a primavera/verão 2023. Com toque gótico, os oufits entregaram véus, renda, vestidos com capuzes, túnicas com babados e cintura baixa.
Sob o comando de Donatella Versace, a label não deixa a ousadia de lado. Os clássicos recortes e assimetrias também estavam nos visuais. Para fechar, Paris Hilton, ícone dos anos 2000, encerrou o show usando visual de malha brilhante.
Gucci
“Como por mágica, as roupas se duplicam. Parecem perder seu status de singularidade. O efeito é alienante e ambíguo. Quase uma cisão na ideia de identidade, e, em seguida, a revelação: as mesmas roupas emanam qualidades diferentes em corpos aparentemente idênticos”. Foi assim que Alessandro Michele, o diretor criativo da Gucci, definiu a proposta do show de primavera/verão 2023, apresentado no Milão Fashion Week.
Batizado de Gucci Twinsburg, o desfile teve irmãos idênticos na passarela. Foi uma homenagem à mãe do estilista, que tinha uma gêmea. Além de questionar o conceito de identidade, a ideia principal é mostrar que a personalidade própria emana nos looks, assim como causar reflexão sobre a dualidade que está em cada pessoa.
Mix de estampas, com direito a animal print, logomania e floral, babados e cintilância apareceram nos visuais. Entre os acessórios, óculos ganharam correntes de cristal. O personagem Gizmo, do filme Gremlins, também apareceu.
Ferragamo
Um dos momentos mais esperados deste Milão Fashion Week era a primeira coleção criada por Maximilian Davis para a Ferragamo. Além de oficializar a redução do título da marca (agora sem o primeiro nome do fundador, “Salvatore”, antes do sobrenome), a etiqueta também revelou um novo logotipo, idealizado pelo designer gráfico britânico Peter Saville.
No debute do novo diretor criativo, os looks consistiram majoritariamente em composições monocromáticas em bege, preto, branco e vermelho. Vale observar também as peças com degradê.
A nova fase da Ferragamo traz frescor e contemporaneidade para os visuais. Um dos pontos altos do compilado são ternos com shorts. Transparência e assimetria também incrementaram as criações.
MFW
Nos últimos dias, também passaram pela Semana de Moda de Milão as etiquetas Alberta Ferretti, Roberto Cavalli, Max Mara, Moschino, Missoni, Dolce & Gabbana, Bottega Veneta e Moncler. O evento italiano seguirá neste domingo (25/9), com apresentações de marcas como Ferrari, Armani e Francesca Liberatore.
O encerramento do MFW será nesta segunda-feira (26/9): estarão no lineup Durazzi Milano, Laura Biagiotti e Fyli, entre outras grifes. Na sequência da primavera/verão 2023, a Semana de Moda de Paris acontecerá de 26 de setembro a 4 de outubro.
Ver essa foto no Instagram
Colaborou Rebeca Ligabue