Metrópoles Fashion & Design terá rodas de conversa abertas ao público
No dia 6 de outubro, a 1ª edição do evento reunirá em palestras, no Museu Nacional da República, profissionais de moda e áreas interligadas
atualizado
Compartilhar notícia
A primeira edição do evento gratuito Metrópoles Fashion & Design movimentará Brasília nos dia 5 e 6 de outubro, no Museu Nacional da República. Na próxima quinta-feira (6/10), das 11h às 18h30, o #MFD Festival terá rodas de conversa abertas ao público. Ao todo, serão nove painéis. Entre os temas de moda abordados, estarão sustentabilidade, brechós e upcyling; empreendedorismo e marketing; ancestralidade têxtil; processo criativo e técnicas manuais; registros e patentes de marcas; assim como metaverso e NFTs. Cada talk durará em média uma hora.
Vem saber mais!
A curadoria dos debates é assinada por Rafaella Lacerda, designer, professora e pesquisadora sobre moda inclusiva, funcional e regenerativa. Apaixonada por tecnologia e desenvolvimento de materiais têxteis inovadores, a brasiliense é docente no curso de graduação do Centro Universitário Iesb desde 2016. Ela também participará de alguns painéis no #MFD Festival.
“A minha principal expectativa é o começo da mudança de mentalidade sobre o mercado de moda de Brasília. Essa primeira virada da chave”, destaca a curadora à coluna. “Tentei trazer, de modo geral, o backstage do processo criativo e informações mais aprofundadas sobre as etapas de diversos projetos diferentes daqui, para um novo olhar do espectador… seja empresário, estudante, profissional ou leigo interessado em moda”, conta Rafaella Lacerda.
A lista de mediadores e palestrantes reúne profissionais renomados e com experiência no mercado fashion e em outras áreas interligadas. Entre os convidados, estão Romilda Gomes, Gisele Barrozo, Rachel Smidt, Chris Corcino, Ana Paula Caldas, Carola Pertence, Sarah Tolentino, Lia Maria, Cléber Oliveira, Daisy Barros, Letícia Soares, Serginho Calado, Heloísa Rocha, Rachel Bessa, Fernanda Veras, Simone Souza, Bárbara Cardelino, Carolina Vianna e Gabriel Girão.
Confira a programação completa de debates no dia 6 de outubro:
Consumo Consciente (às 11h)
A primeira roda de conversa do Metrópoles Fashion & Desing será às 11h, focada no consumo consciente e nas novas segmentações no mercado de brechós. O objetivo do papo é estimular o consumo consciente e o empreendedorismo, apresentando novas possibilidades de atuação e consumo no mercado de moda.
A mediadora será Romilda Gomes, fundadora e professora do Pence Ateliê, designer e empreendedora da marca Adentro. O painel também terá a presença de Gisele Barrozo, que apresentará a história das empresas Las Costureiras e Retiqueta. Para completar o time, a figurinista e produtora de moda Rachel Smidt, fundadora do Lixo Mania, antiquário de vestuário com garimpos de diferentes décadas.
Empreendedorismo Social (12h)
O tema central da segunda conversa é apresentar cases de empreendedorismo social em Brasília. Com início ao meio-dia, a palestra será mediada por Chris Corcino, especialista em comportamento de consumo, professora, pesquisadora e cofundadora do Moda no Quadrado, projeto que mapeia profissionais de todos os segmentos da moda brasiliense.
O bate-papo terá como convidada Ana Paula Caldas, do Juntos Somos Mais Fortes, que falará sobre o mercado fashion como ferramenta de transformação. Já Carola Pertence e Sarah Tolentino vão abordar a origem e as ações do Projeto Amor, com recomendações de formas para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade.
Sabedorias Ancestrais e A Moda (13h)
A valorização das múltiplas identidades brasileiras também será abordada no Metrópoles Fashion & Design. No talk, às 13h, os integrantes debaterão sobre o resgate de culturas, tradições e saberes ancestrais de povos originários e de povos trazidos para o território brasileiro.
Com condução de Romilda Gomes, a conversa terá como convidada Lia Maria, especialista em culturas negras do Atlântico, e mestra em gestão de políticas públicas educacionais em gênero e raça. Ela também é a criadora da marca de moda autoral Diáspora 009. O outro integrante será Cléber Oliveira, idealizador e gestor da Tamã, marca colaborativa que desenvolve produtos e coleções em parceria com comunidades indígenas e quilombolas.
O Processo Criativo no Design (14h)
Às 14h, o público do Metrópoles Fashion & Design poderá conferir a roda de conversa sobre processo criativo. A ideia é levar ideias e insights sobre a etapa desafiadora da criação.
A mediadora Rafaella Lacerda receberá a equipe do estúdio criativo Piquenique Design. A iniciativa foi fundada pelas designers Daisy Barros e Letícia Soares, com objetivo de criar identidades visuais no segmento de gastronomia.
Manualidade Afetiva (15h)
Com o intuito de apreciar o artesanato como uma forma de conexão entre pessoas, sentimentos e lembranças, um dos painéis será mediado por Sergio Calado, publicitário, designer e cofundador do Moda ao Quadrado. O início será às 15h.
Na mesa redonda, estará Heloisa Rocha, que atua na área de comunicação e se encontrou no handmade; é uma das pioneiras no bordado sashiko no Brasil. A outra integrante é Rachel Bessa, mais conhecida como Potira, é servidora pública e apaixonada por técnicas manuais que aprendeu com a avó.
O Upcycling e Os Acessórios (16h)
A partir das 16h, o tema central da conversa será o upcycling, técnica que consiste no reaproveitamento de materiais e resíduos que iriam para o lixo. Quem mediará a roda será Romilda Gomes.
Uma das participantes é Fernanda Veras, bióloga de formação e atuante na joalheria artesanal. Ela lançou recentemente a própria label de jóias feitas de embalagens. Para somar, Simone Souza, fundadora da marca Dedim, que produz acessórios a partir de madeiras descartadas em marcenarias da cidade e aproveita as doações de restos de obras e de móveis antigos.
A Importância da Comunicação de Moda (17h)
A comunicação de moda será uma das temáticas levadas para o Metrópoles Fashion & Design. O tema central da sétima roda de conversa, iniciada às 17h, será o reconhecimento do mercado de comunicação como um grande aliado da moda.
Com mediação de Chris Corcino, o painel terá a convidadas Bárbara Cardelino. Graduada em merchandising de moda com especialização em marketing, ela é diretora de marketing da Basic Collection, além de consultora de imagem autônoma. A outra debatedora será a comunicadora Carolina Vianna, especializada em moda e diretora de criação/planejamento da Jabot Agency.
Propriedade Industrial – Registro de Marcas e Ideias (18h)
O penúltimo talk do Metrópoles Fashion e Design, realizado às 18h, abordará propriedade industrial e intelectual. O assunto tem a ver com algo muito discutido e polemizado na indústria fashion: o plágio.
“Você sabia que é possível registrar uma ideia? E você sabia que muitas marcas de moda brasileiras não são registradas?”, questiona a apresentação da roda de conversa. Rafaella Lacerda conduzirá o papo com o advogado Gabriel Girão, que tem como uma das áreas de atuação o direito de moda.
Metaverso, Avatares e NFTS (18h30)
Para finalizar as rodas de conversa do Metrópoles Fashion & Design, um debate supermoderno sobre o metaverso. Avatares e NFTs (tokens não fungíveis) também permearão a discussão. Afinal, trata-se de uma das temáticas mais atuais do mercado de moda.
“As tecnologias estão batendo na porta e precisamos entender melhor e ficarmos ligados em relação a sua evolução, plataformas e seguranças jurídicas dentro dela. Você que quer conhecer mais sobre o metaverso, precisa ouvir essa conversa!”, adianta a organização do evento. Participe, às 18h30, no dia 6 de outubro!
#MFD Festival
O Metrópoles Fashion & Design é uma iniciativa do portal Metrópoles com a colunista Ilca Maria Estevão, em parceria com a produtora Limonada Project. A primeira edição do evento ocorrerá em 5 e 6 de outubro, no Museu Nacional da República, em Brasília.
A fim de valorizar o talento criativo local, o movimento oferecerá um espaço de vendas no estilo de loja pop-up. No #MFD Festival, estilistas e designers contam a própria história e planos para o futuro.
Paralelamente, o movimento proporciona, durante os dois dias de evento, premiações, rodas de conversa abertas ao público, experiências musicais com apresentações, bandas e DJs. Comida descontraída e drinks diversos também fazem parte dessa imersão coletiva no universo da moda e da criação. Vem com a gente?
Produção: Limonada Project
Identidade visual: Jean Matos
Serviço
Metrópoles Fashion & Design
No Museu Nacional da República
Em 5 e 6 de outubro
Aberto ao público
Entrada gratuita
Colaborou Rebeca Ligabue