metropoles.com

Met Gala: veja 10 looks icônicos da história recente do evento

O baile, criado para arrecadar fundos para o setor de moda do Metropolitan Museum of Art, é um dos eventos mais esperados por fashionistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dia Dipasupil/FilmMagic via Getty Images
Cantor e ator Jared Leto com vestido azul e, por cima, adornando, correntes prateadas e com brilho. Ele segura, com as duas mãos, uma cabeça cenográfica que imita a sua própria face. A roupa é da marca Gucci e o cantor está no tapete vermelho do baile do Met Gala.
1 de 1 Cantor e ator Jared Leto com vestido azul e, por cima, adornando, correntes prateadas e com brilho. Ele segura, com as duas mãos, uma cabeça cenográfica que imita a sua própria face. A roupa é da marca Gucci e o cantor está no tapete vermelho do baile do Met Gala. - Foto: Dia Dipasupil/FilmMagic via Getty Images

Depois de um retorno fora de época por causa da pandemia, em setembro de 2021, o Met Gala volta a acontecer no primeiro semestre do ano. A edição de 2022, que tem como tema Gilded Glamour, será na segunda-feira (2/5) e, como um esquenta, a coluna escolheu 10 looks que fizeram sucesso nos bailes anteriores para ajudar na expectativa.

Vem conferir!

Giphy/Getty Images

Como uma volta no tempo, o Met Gala foi criado em 1948 com o propósito de arrecadar dinheiro para o Costume Institute, do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, nos Estados Unidos. Apesar de ser um evento “antigo”, ganhou maior relevância nos últimos anos, após Anna Wintour, editora da revista Vogue norte-americana, assumir a diretoria da instituição. 

O baile – bem como o tapete vermelho – marca a abertura da exposição anual. Os temas variam, mas sempre dentro do espectro da moda. Em 2019, por exemplo, o assunto foi Camp: Notes on Fashion, com a exaltação da possibilidade do exagero. No ano anterior, Corpos Celestes: Moda e Imaginação Católica celebrou a influência da Igreja Católica no vestuário.

Mulher branca, com cabelo curto e louro, e roupas estampadas. Ela está no tapete vermelho do Met Gala. Seu nome é Anna Wintour.
Anna Wintour, um dos nomes mais fortes da indústria da moda, comanda o baile do Met

 

Famosos no baile do MET Gala de 2019. Na foto é possível ver os artistas Harry Styles, Serena Williams, Alessandro Michele, Lady Gaga e Anna Wintour
Cada edição tem um time estrelado de anfitriões. Da esquerda para a direita, Serena Williams, Harry Styles, Alessandro Michele, Lady Gaga e Anna Wintour

 

Entrada do Met Gala, evento do museu Metropolitan Museum of Art, de Nova York
No ano passado, o Met Gala celebrou a moda norte-americana
Fizeram história

Não tem como falar da história recente do Met Gala e não citar Rihanna. A cantora bate ponto todo ano e nunca deixa a desejar. Em 2018, edição que celebrou a Igreja Católica, marcou presença com um look inspirado nas vestes dos papas feito pela Maison Margiela. Outra que brilhou no mesmo evento foi Black Lively, de Versace.

Na edição que celebrou o Camp, Lady Gaga, como não poderia deixar de ser, arrasou! A cantora e atriz vestiu não um, mas três looks. Na verdade, transformou sua passagem no tapete vermelho em uma performance teatral.

Cantora Rihanna com vestes que lembram as roupas de um papa. As peças são brancas com bordados prateados. A roupa é da marca Maison Margiela. Ela está no tapete vermelho do evento Met Gala.
O look icônico da Rihanna foi feito pelo estilista John Galliano, que atualmente comanda a Maison Margiela

 

Mulher branca e loura em escadas da entrada de evento de moda. Ela usa um vestido vermelho e dourado com uma saia gigante. Seu nome é Blake Lively.
O modelito nada minimalista usado por Blake Lively é da Versace

 

Cantora Lady Gaga com peruca de cabelo louro, quase branco, curto. Ela usa um vestido rosa gigante, com laços e mangas bufantes. Na cabeça, usa um laço rosa, também grande. Ela está na entrada do Met Gala.
O estilista americano Brandon Maxwell foi o idealizador da produção performática de Lady Gaga

 

Cantora Lady Gaga com peruca de cabelo louro, quase branco, curto. Ela usa um sutiã preto, além de calcinha, meia calça e uma bota, tudo também preto. Ela está sentada nas escadas da entrada do Met Gala.
A cantora e atriz uniu moda e teatro em sua entrada no Met Gala de 2019

O ano de 2019 foi um dos que mais rendeu produções icônicas. Zendaya, que sempre faz bonito nos eventos, apareceu com um vestido de Cinderela que acendia. Jared Leto levou o tema a outro nível e marcou presença “segurando a própria cabeça”. Os dois atores usaram o lado teatral em seus looks.

Já em 2021, edição que marcou o retorno após o gap de 2020 por causa da pandemia, o tema foi Na América: Um Léxico da Moda. O cantor Lil Nas X, que vive seu auge nas paradas de sucesso, repetiu o feito de Lady Gaga com um “look 3 e 1”. Outra que fez história foi Kim Kardashian ao aparecer irreconhecível em uma produção toda coberta e preta

A atriz Zendaya com um vestido rodado azul claro, com luzes de LED que acendem. Ela está no tapete vermelho do baile do Met Gala, evento da revista Vogue.
Zendaya também apostou na performance: a Cinderela interpretada pela atriz tinha até “fada madrinha” que acendia o seu vestido

 

O ator e cantor Jared Leto com um vestido vermelho e correntes pratas por cima. Ele segura uma cabeça cenográfica que imita seu próprio rosto. Ele está no tapete vermelho do baile do Met Gala, evento da revista Vogue.
Um dos queridinhos da Gucci, Jared Leto apareceu com look da grife. A brincadeira da cabeça também foi ideia de Alessandro Michele, diretor criativo da marca

 

Rapper Lil Nas X com uma capa dourada, com cauda gigante, no tapete vermelho do evento Met Gala
A italiana Versace é uma das grifes que se destaca no quesito produções icônicas para o tapete vermelho

 

Rapper Lil Nas X com uma armadura dourada, semelhante a um robô, no tapete vermelho do evento Met Gala
O rapper Lil Nas X usou três looks da marca no Met Gala do ano passado

 

A empresária Kim Kardashian subindo as escadas do Met Gala. Ela usa um vestido preto, com cauda preta, e até uma máscara preta que cobre seu rosto e a deixa irreconhecível.
Trolagem da Balenciaga? O look usado por Kim Kardashian gerou memes e muitos comentários controversos

A estilista japonesa Rei Kawakubo, fundadora da Comme des Garçons, foi a homenageada de 2017. A coluna não quer ser repetitiva, mas é impossível não falar de Rihanna novamente. A cantora foi a única que usou uma peça criada pela designer.

Em 2006, foi a vez de a moda britânica ser celebrada! Quem brilhou foi a atriz Sarah Jessica Parker – outra que, como Rihanna, arrasa nos looks temáticos –, acompanhada do estilista Alexander McQueen, ambos combinando e vestindo xadrez

Voltando um pouco mais no tempo, mais precisamente para 1947, ano em que Cher, literalmente, brilhou. A cantora apareceu com um vestido memorável, com plumas que simulavam o efeito “nu” e davam destaque para esses elementos. A produção serve de inspiração para artistas até hoje.

Rihanna no tapete vermelho do Met Gala de 2016. Ela usa um vestido cheio de retalhos, nas cores vermelho, azul, branco e rosa. Usa, ainda, uma sandália de tira vermelha que amarra acima do joelho.
O vestido escultura elegido por Rihanna representa a estética transgressora da estilista japonesa homenageada no evento

 

A atriz Sarah Jessica Parker e o estilista Alexander McQueen no baile do Met Gala de 2006. Ela usa um vestido bege de tule, com bustiê preto de renta, e uma faixa de tecido xadrez. Ele usa uma camisa branca, um blazer preto e uma gravata. Usa, ainda, uma saia xadrez e uma faixa de tecido na mesma estampa.
Sarah Jessica Parker foi a dupla de Alexander McQueen no Met Gala de 2006. O estilista inglês morreu em 2010

 

A cantora Cher, em 1974, chegando no Met Gala com o estilista Bob Mackie. Ela usa um vestido de tule transparente com faixas de glitter e mangas de pluma. Ele usa um smoking clássico, com blazer e calça pretos e camisa branca.
O estilista Bob Mackie, que acompanha Cher, foi o criador do modelito usado pela cantora
Idade de ouro

A edição de 2022 será na segunda-feira (2/5) e tem Gilded Glamour (Glamour Dourado, em tradução livre) como tema. Trata-se de uma continuação do ano passado, em que a moda americana foi celebrada.

O casal de atores Blake Lively e Ryan Reynolds serão os anfitriões ao lado de Lin-Manuel Miranda, diretor, e Regina King, também atriz. No quesito looks, o público pode esperar muito dourado e vestidos que façam referência à era de ouro de Hollywood.

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!

Colaborou Carina Benedetti 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?