Met Gala 2025: o que esperar dos looks no tema de dandismo negro
Anna Wintour será anfitriã do evento, no dia 5 de maio de 2025, ao lado de A$AP Rocky, Pharrell Williams, Lewis Hamilton e Colman Domingo
atualizado
Compartilhar notícia
O tema do Met Gala 2025 promete resgatar raízes da moda masculina negra em sociedades escravocratas. Intitulada Superfine: Tailoring Black Style, a exposição do Museu de Arte Metropolitana de Nova York (The Met), que define também o tema do evento de gala, foca no dândi negro e na sua influência na construção das identidades africanas durante a diáspora.
Vem saber mais!
O estilo dândi se refere ao ato de se vestir de forma elegante e refinada. No contexto apresentado, o dandismo foi usado como forma de repensar a identidade negra, se reinventar no novo contexto social e se afirmar em um mundo que transitava entre a escravidão e a emancipação.
Segundo comunicado do museu, a exposição irá explorar a importância do estilo indumentário na formação das identidades negras durante a diáspora.
O tapete vermelho do Met Gala
Com um tema histórico, as possibilidades de looks para o Met Gala 2025 são diversas. É possível tentar prever algumas das tendências e elementos que podem se destacar no tapete vermelho do evento. A alfaiataria, por exemplo, é um dos pilares do dandismo. Ternos bem ajustados, camisas de alta qualidade e sapatos elegantes são peças-chave.
No entanto, a tradição do Met Gala é ir além do tradicional, então poderemos ver complementos contemporâneos e referências da cultura afro-americana. Padrões e estampas do continente, turbantes e outros elementos da cultura africana podem ser incorporados aos looks.
Ainda explorando essa herança, tecidos como seda e linho podem ser usados pelos convidados, unindo a moda de diferentes eras e cenários socioeconômicos, criando peças sofisticadas, com o obrigatório luxo do Met Gala.
Chapéus, bengalas, joias e outros acessórios também podem complementar os looks, já que fazem parte da estética dândi. A tendência é de que designers negros sejam os verdadeiros protagonistas do evento, como forma de valorização de nomes pouco visibilizados ao longo da história da moda.
O Met Gala, promovido por Anna Wintour, será realizado em 5 de maio de 2025, em Nova York. Os artistas A$AP Rocky e Pharrell Williams, o piloto Lewis Hamilton e o ator Colman Domingo serão co-anfitriões do evento, ao lado do presidente honorário LeBron James.