Met Gala 2022: looks se alinham ao tema e aparecem com glamour
Com o tópico Glamour Dourado, o baile remeteu ao luxo da Era de Ouro. Entre os visuais, homenagens à cidade de Nova York, nos EUA
atualizado
Compartilhar notícia
Criado para arrecadar fundos para o setor de moda do Metropolitan Museum of Art (Museu Metropolitano de Arte), em Nova York, nos Estados Unidos, o Met Gala tem o tapete vermelho mais esperado por fashionistas de todo o mundo. Nessa segunda-feira (2/5), aconteceu a edição de 2022 do evento, com o tema Gilded Glamour (Glamour Dourado, em tradução livre). Repleto de celebridades, o red carpet teve visuais alinhados com a proposta, repletos de volume, brilho e toque vintage. Homenagens à cidade também marcaram a ocasião.
Vem ver!
Homenagens locais
Um dos looks mais comentados do Met Gala 2022 foi o de Blake Lively. A anfitriã da cerimônia homenageou Nova York, com um modelito da Versace inspirado na Estátua da Liberdade.
Ela chegou no red carpet usando um vestido dourado rosé, com laço lateral e cauda bronze. Nas escadas do local, o outfit se transformou. Com a ajuda de três assistentes, o laço foi retirado, dando vida a uma cauda esverdeada.
No mesmo mood, para celebrar a cidade, Alicia Keys usou um visual preto brilhoso. Com cerca de 30 mil cristais, a capa usada pela dona da voz de voz de Empire State of Mind formava a silhueta de Nova York.
Ao eleger um vestido criado pelo designer Christopher John Rogers, Sarah Jessica Parker homenageou Elizabeth Hobbs Keckley, a primeira mulher negra a desenvolver vestes para a Casa Branca. Foi confidente da primeira-dama Mary Todd Lincoln.
Era de Ouro
A Era Dourada norte-americana, que ocorreu da década de 1870 até cerca de 1900, deu tom aos visuais. Como uma ode ao glamour de Nova York no século 19, apareceram tons brilhantes e texturas exuberantes, que garantiram a opulência da noite. Como esperado, entre as principais referências, também estava a Era de Ouro de Hollywood, no século 20.
A cantora Normani usou saia volumosa, com adaptação moderna da cintura baixa. O look preto, by Christian Siriano, ainda foi incrementado com mangas curtas bufantes e chapéu. Já a brasileira Anitta optou por um vestido roxo, da Moschino, com adereços de pérolas.
De dourado, Amber Valletta não passou despercebida vestida de Azzaro, com direito a drapeados. Quem também chamou atenção foi a atriz Jessica Chastain, de Gucci. A combinação avermelhada foi incrementada com um turbante de paetês e joia no topo.
Com uma composição da Prada, Kendall Jenner elegeu saia maximalista, com cauda enorme, e cropped. Kaia Gerber, de Louis Vuitton, apostou no metalizado e em franjas. Hailey Bieber, de Saint Laurent, complementou o outfit acetinado com estola de plumas.
Vintage
O vintage também surgiu com tudo no tapete vermelho do Met Gala 2022. Kim Kardashian deu o que falar com o vestido original que Marilyn Monroe usou no aniversário do presidente John F. Kennedy, em 1962. Trata-se de um dos visuais mais icônicos da história.
A modelo Emily Ratajkowski elegeu um vestido criado por Gianni Versace para a temporada de verão 1992. Supercolorido, o visual engloba top com pedras e saia ampla de seda.
Na pegada retrô, Billie Eilish escolheu um look da Gucci, com mangas compridas de renda e corset justo. A inspiração foi a pintura de Madame Poirson, obra de John Singer Sargent, de 1885.
Luvas
Com as referências dos séculos 19 e 20, as luvas também marcaram presença nos looks do Met Gala 2022. De tons sóbrios a vibrantes, os acessórios escolhidos foram de diversos materiais, do veludo à renda.
Entre as adeptas, estão Glenn Close, de Valentino; Caroline Trentini, de Danielle Frankel; Bella Hadid, de Burberry; Olivia Rodrigo, de Versace; Laura Harrier, de H&M; e Karlie Kloss, de Givenchy. O comprimento longo predominou nos itens que cobriam as mãos e parte dos braços.
Met Gala 2022
A edição de 2022 foi uma continuação do ano passado, em que a moda norte-americana foi celebrada. Em 2021, devido à pandemia de Covid-19, o baile aconteceu em setembro, com o tema Na América: Um Léxico da Moda. Agora, chega a segunda parte da mostra no Museu Metropolitano de Arte: Na América: Uma Antologia da Moda.
O Met Gala 2022 teve casal de atores Blake Lively e Ryan Reynolds como anfitriões, ao lado do cineasta Lin-Manuel Miranda e Regina King, também atriz. Já os coanfitriões foram o estilista Tom Ford, o presidente do Instagram Adam Mosseri e a editora-chefe da Vogue norte-americana Anna Wintour, organizadora oficial da iniciativa.
Veja mais looks do Met Gala 2022 na galeria:
Colaborou Rebeca Ligabue