Met Gala 2020: internautas criam versão virtual do evento adiado
Qualquer pessoa pode participar do baile on-line anunciado pela comunidade High Fashion Twitter, que não tem ligação com o Met Ball oficial
atualizado
Compartilhar notícia
A edição de 2020 do Met Gala, o tapete vermelho mais importante do ano, foi adiada e não tem data definida. Felizmente, graças a uma comunidade fashionista do Twitter, a primeira segunda-feira de maio ainda será agitada para os amantes da moda, mas somente na internet!
Um perfil promete criar sua própria versão on-line do evento, o High Fashion Twitter Met Gala. O melhor? Qualquer pessoa pode participar. Assim como o baile original, aguardado para o segundo semestre, o tema do red carpet virtual será About Time: Fashion and Duration (Sobre Tempo: Moda e Duração). Vem comigo!
A comunidade conhecida como High Fashion Twitter (ou hf twitter) é uma subcultura formada por internautas apaixonados pela moda que surgiu na rede social há, pelo menos, cinco anos. No Met Gala, vários desses usuários aproveitam para comentar os looks do badalado tapete vermelho.
Entretanto, já que não terá o que comentar desta vez (pelo menos por enquanto), uma parte do grupo se reuniu para criar a própria versão virtual, que ocorrerá na data em que o baile seria realizado, no dia 4 de maio.
“Dada a ansiedade e o estresse que o surto de Covid-19 está causando, acreditamos que continuar avançando com o HF Twit Met Gala é a escolha certa. Felizmente, este evento servirá como um pequeno ponto de alegria e união para esta comunidade incrível”, comunicam.
A ideia é simples: criar “um espaço on-line onde a fantasia reine suprema e a impraticabilidade não exista”, por meio de fotos postadas pelos participantes.
Os desafios serão divididos em quatro categorias: criação de um photoset, desafio de marcas, desafio de styling com itens do próprio guarda-roupa e ilustrações. Também é possível participar de maneira livre, sem seguir um challenge específico.
Obviamente, tudo deve se encaixar no tema e remeter a uma “fusão temporal”. As idealizadoras destacam não ter qualquer ligação com o Costume Institute do Met Museum, responsável pela organização do baile anual. Portanto, não é uma iniciativa oficial do evento.
No desafio Photoset Creation, os participantes poderão postar fotos de peças que usariam no Met Gala caso tivessem a chance de comparecer. Os itens podem ser de qualquer marca. “Embora o look seja completamente escolhido por você, o objetivo deve ser participar de acordo com o tema deste ano”, advertem. A ideia é explorar imaginação e conhecimento de moda.
Já no Brand Challenge, a proposta é criar um visual inteiro com peças de uma label que será selecionada aleatoriamente pelo concorrente. Nessa classe, o participante não poderá escolher a grife, pois a intenção é dar espaço para etiquetas que não são tão comentadas. Assim, é preciso pesquisar o arquivo de cada marca, em busca de algo que se encaixe na temática.
Com exceção da Louis Vuitton, patrocinadora do Met Gala 2020, algumas etiquetas maiores foram excluídas do desafio: Alexander McQueen, Celine, Chanel, Dior, Dolce & Gabbana, Givenchy, Gucci, Jacquemus, Philipp Plein, Prada, Saint Laurent, Valentino e Versace.
O Wardrobe Styling permite que o participante demonstre suas habilidades de styling com itens do próprio guarda-roupa, incluindo produções casuais. É preciso, porém, fazer um alerta: em respeito ao meio ambiente e ao próprio isolamento social, o HF Twitter pede que ninguém compre peças novas para participar. Afinal, a intenção é mostrar que não é preciso gastar dinheiro para esbanjar criatividade.
Em Illustration Expression, os fashionistas com habilidades artísticas são convidados a desenhar seus próprios looks para o evento digital. Neste desafio, vale tanto uma produção inédita quanto um esboço da sua marca ou coleção favorita.
Por fim, na última categoria, há liberdade para usar sua criatividade da forma que desejar. Para participar do 1º HF Twitter Virtual Met Gala, é preciso se inscrever por meio de um link do Google Docs. Nele, pede-se o username do Twitter, marcar um ou mais desafios e se comprometer a não comprar peças para o evento, além de evitar encontros desnecessários durante o isolamento.
A iniciativa foi anunciada na rede social no dia 16 de março e as regras foram publicadas na última segunda-feira (05/04). A organização envolve um time de pelo menos 10 fashionistas, incluindo curadoras, fundadora, editora e uma coordenadora. As inscrições ficarão disponíveis até o dia 3 de maio.
Todos os anos, o Met Gala (oficialmente chamado Costume Institute Gala) ocorre na primeira segunda-feira do mês de maio e inaugura a exposição do Costume Institute no Met Museum. O código de vestimenta sempre acompanha o tema da mostra. Em 2020, o baile seria realizado no dia 4 de maio, porém, devido à pandemia do novo coronavírus, foi adiado de maneira indefinida. A exposição deve ser aberta ao público em outubro.
Colaborou Hebert Madeira