Mentoria virtual une estudantes de moda a renomados estilistas
Os futuros designers podem se inscrever na plataforma que complementa as orientações de TCC e possibilita contato com profissionais da área
atualizado
Compartilhar notícia
Aos alunos que se aventuram em graduação de moda e estão próximos de concluir o curso, uma boa notícia: foi lançada a Class of 2020, iniciativa que busca acolher os futuros estilistas por meio de mentorias on-line. Idealizado pelo designer Rory Parnell-Mooney, o projeto foi criado para amparar os universitários que, durante a pandemia do novo coronavírus, veem a produção dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) afetados pelo fechamento das universidades ao redor do mundo.
Vem comigo saber mais!
A indústria da moda sofre as consequências da Covid-19: confecções pausaram os trabalhos, lojas fecharam as portas e as principais semanas de moda foram suspensas. Para os estilistas que estão em formação, o cenário não está diferente. Quem iniciou o trabalho de TCC e os que já estavam no meio do processo também foram afetados.
Foi pensando nas instituições que fecharam as salas de costura, espaços de modelagens e demais laboratórios que Rory Parnell-Mooney desenvolveu a Class of 2020. A plataforma oferece orientações de profissionais do setor aos alunos. Os nomes dos colaboradores ainda não foram divulgados, mas a promessa é de estilistas renomados no mercado.
Trata-se de uma interessante forma de orientação extra e de ganhar feedbacks sobre os trabalhos desenvolvidos neste momento. A ligação dos futuros estilistas com grandes nomes da moda também pode agregar em direcionamentos e conselhos para as carreiras que cada um pretende ter na área da moda.
“Se há um designer que passou 15 anos na Marc Jacobs, por exemplo, que realmente entende da área em Nova York e trabalha em um ambiente de moda mais comercial, e um estudante que quer se mudar para esse lado da indústria, eu os reuno. É quase como uma universidade aberta”, explicou Rory Parnell-Mooney em entrevista ao portal i-D.
O estilista também esclarece que o objetivo da Class of 2020 é criar um ambiente on-line que permita o diálogo sobre moda e, claro, esclarecer todas as dúvidas a respeito da carreira. “Quando me formei em master na CSM, lembro de conversar com Francisco Costa, que desenhava a linha feminina da Calvin Klein à época. Foi uma conversa emocionante”, contou o idelizador.
“O que quero fazer é reunir pessoas, em aproximadamente meia hora de conversa, para que os alunos possam perguntar abertamente coisas como ‘Como você conseguiu um emprego nesta empresa?’ ou até ‘Aqui estão algumas páginas do meu portfólio. Você acha que elas atrairiam a equipe de RH desta marca?'”, destaca.
A plataforma on-line está programada para começar as atividades na próxima terça-feira (14/04), segundo o portal i-D. Quem se interessar pelo projeto pode realizar a inscrição no site, preenchendo um formulário.
No cadastro, o questionário solicita dados pessoais, universidade, link do perfil no Instagram, além da área que pretende seguir no projeto final. Essa última informação inclui moda feminina, masculina, têxtil, malharia, fashion ou comunicação de moda.
Colaborou Sabrina Pessoa