Menor que um grão de sal, bolsa microscópica será leiloada
Criado pelo coletivo MSCHF, o acessório minúsculo é inspirado em versão famosa da marca de luxo Louis Vuitton
atualizado
Compartilhar notícia
Bolsas são peças funcionais, usadas para guardar e carregar objetos, mas também estão ligadas a status social. O coletivo de arte MSCHF, porém, enxerga o acessório para além do uso comum, e lançou uma versão microscópica do objeto. Minúscula, a “micro bag” é inspirada em um modelo original da Louis Vuitton e será leiloada na próxima semana.
Vem saber mais!
Menor que um grão de sal marinho e estreita o suficiente para passar pelo buraco de uma agulha, a minibolsa mede 657 por 222 por 700 micrômetros. Kevin Wiesner, diretor criativo do coletivo, desenvolveu o item como uma forma de criticar os modelos de luxo cada vez menores — que são comparados, inclusive, a joias.
“Existem bolsas grandes, bolsas normais e bolsas pequenas, mas esta é a palavra final na miniaturização de bolsas. À medida que um objeto outrora funcional, como uma bolsa, torna-se cada vez menor, seu status de objeto torna-se cada vez mais abstrato, até que se torne apenas um significante de marca”, justificou, em comunicado, o MSCHF.
Produzida na cor verde fluorescente, a Microscopic Handbag é inspirada na OnTheGo, da Louis Vuitton. Ela foi criada pelo MSCHF a partir de um processo chamado “polimerização de dois fótons”, uma espécie de impressão 3D para objetos microscópicos. A olho nu, trata-se de um pequeno fragmento em formato de cisco. Quando ampliada, a bolsa evidencia alças translúcidas e o monograma da LV.
O acessório minúsculo será leiloado nesta segunda-feira (19/6), em Paris, na França, em cerimônia organizada por Sarah Andelman. A venda será mediada exclusivamente pela Joopiter, casa digital de leilões fundada por Pharrell Williams, atual diretor criativo da linha masculina da grife francesa.
MSCHF
“Não nos siga”, diz a biografia do coletivo de arte MSCHF no Instagram. Com sede em Nova York, nos Estados Unidos, o projeto de cinco integrantes causa polêmica a cada lançamento.
No repertório, estão itens como o Jesus Shoes, calçado com água benta no solado; o “tênis satânico”, desenvolvido em parceria com o cantor Lil Nas X; e a bota vermelha gigante que parece ter saído de um desenho animado. Outra criação foi a Birkinstock, mix da famosa bolsa Birkin, da Hermès, com modelo de calçado da Birkenstock.
Ver essa foto no Instagram