Memórias em forma de joias: conheça as peças da Ela Souza Jewelry
Criados pela designer Elaine Souza, os itens da joalheria são marcados por criatividade e delicadeza
atualizado
Compartilhar notícia
Dos itens que compõe o acervo de moda, poucas coisas são tão eternas quanto as joias. Mudam as estações, trocam as temporadas, mas os acessórios de DNA atemporal normalmente são passados de geração em geração e costumam ser cercados de lembranças afetivas. Com traços delicados, a grife Ela Souza Jewelry se destaca pelas peças que esbanjam criatividade. Para a série Moda Brasília, a coluna conversou com a designer à frente da joalheria, Elaine Souza.
Vem conferir!
Adornando com afeto
“A marca nasceu a partir do desejo de criar um universo afetivo e criativo, pensado para pessoas que querem eternizar a sua essência e expressar sentimentos e personalidade por meio do belo”, define a idealizadora, Elaine Souza. A inspiração para criação da grife, que nasceu em 2019, veio do próprio acervo de joias, que trazia um mix de referências diversas.
Em sua trajetória profissional, a paixão pela moda e o estudo da imagem como forma de expressão sempre estiveram presentes. Somando as experiências de trabalhos relacionados a ações de sustentabilidade e atuação na área de comunicação, foi encontrando o caminho para expressar a sua admiração pelo trabalho manual na joalheria. “Autorais, atemporais e com significado: o design de nossas peças materializa os sentimentos que transcendem o tempo. Da concepção à entrega, nossas joias criam conexões com o ‘eu’ e com o outro”, descreve.
Com a produção em pequena escala, a etiqueta está firmada em três pilares: exclusividade, qualidade e autenticidade. A curadoria da empresa visa surpreender a cada escolha, por isso utiliza apenas matérias primas selecionadas. O mesmo se estende à experiência de compra, que funciona com atendimento em hora marcada, para atender com atenção cada cliente.
Determinada a entregar para o mundo um legado criativo, a administradora passa a se autorreferir como a E., fundadora e designer da Ela Souza Creative Jewelry, com a convicção de que com suas criações pode ajudar outros a cultivarem o amor-próprio, o cuidado, os sentimentos e a sua própria história.
Mon.ê: um novo olhar sobre a curadoria
Na moda, colaborar é a máxima. Em alguns casos, a união de caminhos perpassa, antes de tudo, pelos propósitos compartilhados. Foi assim que aconteceu a “collab da vida real” entre a paulista Mônica Lima e a brasiliense Elaine Dantas. Apaixonadas pelo universo fashion, a dupla uniu expertises para a criação de um novo projeto: Mon.ê. Na mais nova empreitada, o intuito é apurar o faro para novidades instigantes e apresentar etiquetas pequenas, principalmente.
“Tudo aconteceu de maneira orgânica. Nós duas somos muito interessadas em empreendimentos comandados por mulheres e marcas que carregam um propósito maior do que apenas vender. A sustentabilidade, o slow fashion e o consumo consciente são pautas em voga que estão atreladas por um fator comum: a qualidade. Queremos apresentar para o público iniciativas que trazem produtos com essa pegada exclusiva”, explica Mônica.
Na estreia, que acontecerá no próximo sábado (4/6), no atelier da Ela Souza, a primeira marca que o duo irá apresentar é a Bossa & Co., criada pela brasileira Carol Schmidt, na Austrália, em 2009. Com olhos atentos às tendências dos países pelos quais viveu, ela encontrou nas jaquetas militares vintage a possibilidade de revolucionar roupas já existentes — num exercício de consciência e criatividade.
O objetivo da Bossa é simples, porém ousado: tornar itens que seriam descartados em objetos de desejo. As peças, que são garimpadas ao redor do mundo, passam por um processo de customização e são adornadas com bordados, pinturas e costuras. Para a idealizadora, a mágica acontece quando o item pensado por ela encontra o “mundo” de quem o veste, dando, assim, um novo repertório de vida à peça.
Moda Brasília
A coluna Ilca Maria Estevão deu início à série Moda Brasília em 2021. Toda semana, apresentamos marcas, designers e etiquetas locais, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal no Centro-Oeste.
O objetivo é apresentar iniciativas e empresas que atuam em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, a partir de critérios como diferencial de mercado, pioneirismo e ações que valorizem a comunidade.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!
Colaborou Marcella Freitas