Meghan Markle cria linha de roupas para ajudar mulheres desempregadas
Em meio a críticas no Reino Unido, duquesa de Sussex divulga projeto social em parceria com Marks and Spencer e Misha Nonoo
atualizado
Compartilhar notícia
Meghan Markle entrou para a família real inglesa em maio do ano passado e, até outro dia, era admirada pelas mesmas qualidades que, atualmente, fazem dela alvo de críticas. Recentemente, a mulher do príncipe Harry causou polêmica após impor severas regras de convivência aos vizinhos. Mas, se empoderamento feminino é o que ela representa, a duquesa de Sussex, está no caminho certo. Em parceria com a instituição Smart Works, que ajuda mulheres vulneráveis a encontrarem oportunidades no mercado de trabalho, Meghan embarca em projeto social fashion com intuito de ajudá-las a montar a produção ideal para entrevistas de emprego.
Vem comigo!
As lojas britânicas Marks & Spencer e John Lewis & Partners, a marca Jigsaw e a designer Misha Nonoo trabalharão ao lado da duquesa em uma linha de roupas que beneficiará a instituição e ajudará mulheres desempregadas a desbravarem o competitivo mercado de trabalho. A coleção será disponibilizada no final deste ano.
“Para cada item comprado por um cliente, um é doado para a caridade. Isso não só nos permite ser parte da história um do outro como nos lembra de que estamos juntos”, escreveu Meghan à Vogue britânica, na publicação em que foi editora convidada.
Em janeiro deste ano, Markle já havia ajudado a promover a Smart Works ao anunciar um patrocínio à organização e ajudar uma das mulheres assistidas por ela a se vestir para uma oportunidade profissional.
Desde então, a Smart Works cresceu rapidamente. Em fevereiro, a instituição ajudou 187 mulheres em Londres, 50% a mais do que no mesmo mês do ano passado.
“Depois de visitas à Smart Works, a duquesa ficou comovida com o trabalho impactante que está sendo realizado por essa ONG. No entanto, ela notou que, embora as doações de roupas fossem abundantes, o acervo da instituição não disponibilizava combinações e cores adequadas ao objetivo de conseguir um emprego. Uma mulher deve se sentir confiante e inspirada nessas situações. Por isso, a duquesa estará apoiando um coletivo que equipará as mulheres da Smart Works com elementos básicos de vestuário profissional”, diz um trecho da postagem feita no perfil @sussexroyal.
Misha Nonoo, amiga pessoal de Markle que a apresentou ao príncipe Harry, é conhecida por usar as mídias sociais de maneiras inovadoras, experimentando novos modelos de consumo e promovendo a sustentabilidade. Logo, podemos esperar roupas que atendam às demandas sociais e ambientais tão almejadas pelos consumidores.
Há pouco admirada pelos ingleses, Meghan Markle tem sofrido duras críticas pelo comportamento fora do padrão. Símbolo da contemporaneidade, a ex-atriz é divorciada, se define como biracial e trabalha ativamente em prol de mais direitos para as mulheres.
Com um estilo de vida tão moderno, era de se esperar que a americana não cedesse facilmente às regras impostas pela monarquia. Depois de se tornar um ícone de moda com suas produções que desafiam as condutas de estilo da rainha e de ser a primeira personalidade editora convidada da Vogue UK, Markle dá mais um passo e dedica parte de seu tempo ao design.
Colaborou Danillo Costa