Megaexposição da Dior ganha documentário gratuito no YouTube
Trabalho explora os bastidores da mostra que fez o maior sucesso em Paris, sobre os mais de 70 anos da grife. Saiba o que esperar!
atualizado
Compartilhar notícia
A megaexposição Christian Dior: Designer de Sonhos agitou o Museu das Artes Decorativas, em Paris, e depois desembarcou com uma versão repaginada em Londres. Se você não teve a oportunidade de conferir em nenhuma das ocasiões, ganhou a chance de mergulhar no universo da Dior diretamente de casa. A marca disponibilizou um documentário no YouTube com detalhes dos bastidores da mostra na capital francesa.
Vem comigo saber mais detalhes!
O trabalho de 57 minutos mostra a fundo a curadoria de Florence Müller e Olivier Gabet, responsáveis por organizar a exposição no Museu das Artes Decorativas. O local era visitado pelo próprio Christian Dior, um dos estilistas mais influentes do século 20. Benjamin Vu assina o roteiro e a direção do filme.
Entre as cenas, o documentário entrega parte da seleção de peças, visitas de Müller ao arquivo da maison, imagens das roupas recebendo pequenos reparos e chegando ao museu. A mostra recebeu itens do acervo de museus como MET (Nova York) e Victoria & Albert (Londres) e foi a maior exposição dedicada à moda em Paris até então.
O famoso Bar suit, que marcou o estilo chamado New Look, aparece logo na primeira cena. Como é mostrado, o designer fez história ao trazer as curvas e a feminilidade de volta à moda no período pós-guerra. O filme encerra com imagens do coquetel de abertura da exposição, com presença de Jennifer Lawrence, Robert Pattinson, Natalie Portman e Bella Hadid, entre outros amigos da marca.
A exposição
Designer of Dreams explorou os mais de 70 anos de história da casa desde sua primeira coleção, lançada em 1947, até a direção criativa de Maria Grazia Chiuri. Foram mais de 500 peças, incluindo cerca de 200 looks de alta-costura, além de peças como acessórios, perfumes, fotos de arquivos, croquis e objetos raros.
Originalmente, a exposição foi exibida em Paris entre julho de 2017 e janeiro de 2018. Nesse período, o Musée des Arts Décoratifs registrou recorde de público, com 700 mil visitas. Em Londres, a mostra ficou aberta entre os meses de fevereiro e setembro de 2019, e também fez história, com mais de 594 mil visitas.
A capital britânica ganhou sua primeira butique da grife em 1952. Mais de 60% dos objetos da versão parisiense foram exibidos na releitura londrina, que teve uma seção dedicada ao apreço particular de Dior pela cultura britânica.
O couturier dizia que o Reino Unido era seu país favorito depois da França. Um dos modelitos icônicos exibidos foi o vestido de aniversário de 21 anos da princesa Margaret, irmã da rainha Elizabeth II, usado em 1952.
Estilistas que passaram pela Dior
Desde a morte de seu fundador, em 1957, vários designers icônicos passaram pela direção criativa da casa, incluindo Yves Saint Laurent, Marc Bohan, John Galliano e Raf Simons. Cada um deu seu tempero pessoal à moda luxuosa da marca, sem deixar de lado o DNA atemporal da label. O documentário sobre a exposição explora um pouco a estética de todos deles.
Ficou curioso para conferir? Então, prepare a pipoca! O filme mistura falas em francês e inglês, e tem legendas nos dois idiomas.
Colaborou Hebert Madeira