metropoles.com

Matthew M. Williams: ex de Lady Gaga é o novo diretor artístico da Givenchy

O estilista norte-americano tem 34 anos e é fundador e diretor criativo da marca de streetwear de luxo 1017 ALYX 9SM

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paolo Roversi/Givenchy/Divulgação
Matthew Williams, novo diretor criativo da Givenchy e fundador da 1017 ALYX 9SM
1 de 1 Matthew Williams, novo diretor criativo da Givenchy e fundador da 1017 ALYX 9SM - Foto: Paolo Roversi/Givenchy/Divulgação

Dois meses após Clare Waight Keller anunciar a saída da Givenchy, a marca francesa tem um novo diretor artístico. Quem ocupará o cargo a partir dessa terça-feira (16/06) é o norte-americano Mathew M. Williams, referência em streetwear de luxo e fundador da etiqueta 1017 ALYX 9SM. Conforme anúncio feito nessa segunda-feira (15/06), o estilista será responsável pelas linhas femininas e masculinas da grife francesa. Sua coleção de estreia será apresentada em outubro, em Paris, e pode indicar um novo caminho para a maison.

Vem comigo saber mais!

Background

Nascido em Chicago, Matthew M. Williams tem 34 anos e ficou conhecido por trabalhar com Kanye West e com a cantora Lagy Gaga, que foi sua namorada por um período breve. Em 2015, ele fundou a 1017 ALYX 9SM junto à atual esposa, Jennifer, com quem mora na Itália. Atualmente, ele é diretor criativo da empresa, enquanto ela cuida da parte de vendas. O nome da marca, que antes se chamava só Alyx (até 2018), é uma referência ao nome da primogênita do casal.

Em 2016, Williams foi um dos finalistas do Prêmio LVMH. Desde 2019, ele é também um dos colaboradores do projeto Moncler Genius. Suas coleções para a 1017 ALYX 9SM mesclam alfaiataria com uma influência street e industrial. Em comunicado oficial, o norte-americano afirmou estar extremamente honrado em se juntar à Givenchy.

“Seu posicionamento único e atemporal a tornam um ícone inegável e estou ansioso para trabalhar em seus ateliês e equipes para iniciar uma nova era, com base na modernidade e inclusão. Sou grato ao grupo LVMH por confiar no meu trabalho e oferecer esta função que sonhei a minha vida inteira”, declarou. Ele acrescentou que “espera contribuir para uma mudança positiva” em meio à situação da pandemia de coronavírus.

Quem também comemorou a novidade foi Sidney Toledano, presidente do LVMH Fashion Group. “Desde que ele se juntou ao programa LVMH Prize, temos tido o prazer de acompanhar o desenvolvimento do grande talento que Matthew tem se tornado. Acredito que sua visão singular da modernidade será uma oportunidade para Givenchy escrever um novo capítulo com força e sucesso”, celebrou.

Matthew Williams, novo diretor criativo da Givenchy e fundador da 1017 ALYX 9SM
O estilista norte-americano Matthew M. Williams, fundador e diretor criativo da 1017 ALYX 9SM, é o novo diretor artístico da Givenchy

 

Há dois meses, Clare Waight Keller anunciou que estava deixando a casa francesa, fundada em 1952. Ele atuou por três anos no cargo de diretora artística

 

Modelo desfilando com casaco amarelo da marca 1017 ALYX 9SM
A 1017 ALYX 9SM, que antes se chamava só Alyx, faz referência ao nome da primogênita de Williams, Alyx; o mês e o dia em que o estilista nasceu; e a abreviação do primeiro estúdio da grife em Nova York, no Saint Mark’s Place

 

Peças pretas da marca 1017 ALYX 9SM
Quando foi lançada, em 2015, a Alyx só produzia moda feminina. As roupas masculinas foram introduzidas em 2017

 

Peças da marca 1017 ALYX 9SM
Suas criações para a marca mesclam alfaiataria com streetwear e uma pegada industrial

 

Bella Hadid desfilando com peças da marca 1017 ALYX 9SM
Bella Hadid em desfile da marca durante a última Semana de Moda Masculina de Paris, em janeiro deste ano

 

Peças pretas da marca 1017 ALYX 9SM
Matthew M. Williams ganhou destaque pela colaboração com Kanye West e Lady Gaga

A cultura skater da Califórnia, onde Matthew M. Williams cresceu, exerce uma grande influência em seu olhar. Não é à toa que seu currículo reúne parcerias com marcas urbanas, como VansNike. Curiosamente, ele é autodidata e não tem formação em design.

O burburinho em torno do estilista começou em 2008, quando o rapper Kanye West usou uma jaqueta desenhada por ele no palco do Grammy. Posteriormente, ele assumiu a direção criativa da empresa Donda, que pertence ao artista. O grande boom em sua trajetória foi entre aquele ano e 2010, quando foi diretor criativo da equipe de Lady Gaga, Haus of Gaga. Eles chegaram a se envolver romanticamente por um breve período, mas a conexão criativa foi tão grande que Gaga preferiu mantê-la em nível profissional.

Williams também atuou ao lado de ninguém menos que o multitalentoso Virgil Abloh, que participou da criação da marca masculina Been Trill. Kim Jones é outro nome bem próximo do norte-americano, que o considera um “padrinho profissional”.

Foi Jones quem desenhou as roupas do casamento de Williams com Jennifer. A recompensa também rendeu bons frutos: para a estreia do amigo como diretor criativo do masculino da Dior, Matthew M. Williams desenhou uma fivela de cinto que foi um sucesso.

1017 ALYX 9SM
O olhar de Williams é influenciado pela cultura skater da Califórnia, estado onde ele cresceu

 

Peças lilás da marca 1017 ALYX 9SM
Curiosamente, ele não tem formação em design

 

A carreira Matthew M. Williams foi alavancada pelas colaborações com Kanye West e Lady Gaga. Sua trajetória também inclui trabalhos com Virgil Abloh (Off-White e Louis Vuitton masculina) e Kim Jones (Dior Homme)

 

Givenchy Street

A escolha de Matthew M. Williams para diretor criativo pode indicar um interesse da Givenchy e do grupo LVMH em uma abordagem mais urbana, aos moldes do que tem feito Abloh com a linha masculina da Louis Vuitton, ou Kim Jones, com a Dior Homme.

Antes de Williams, a casa fundada por Hubert de Givenchy em 1952 ficou três anos sob os cuidados artísticos da estilista britânica Clare Waight Keller. Seu maior destaque para a maison foi o vestido de noiva de Meghan Markle, usado no casamento com o príncipe Harry.

A designer arrancou elogios com as coleções de alta-costura, mas teve uma recepção morna nos trabalhos de prêt-à-porter e artigos de couro. Sob o seu comando criativo, a label recuperou a elegância de seu fundador e deixou de lado a abordagem gótica e sensual de seu antecessor, o italiano Riccardo Tisci.

Julia Roberts e Clare Waight Keller
Clare Waight Keller, antecessora de Williams na Givenchy, conquistou celebridades com suas criações elegantes. Uma delas foi Julia Roberts

 

Além de ter feito o vestido de casamento de Meghan Markle, Waight Keller agradou com as coleções de couture, mas teve uma recepção morna com o prêt-à-porter

 

Backstage do desfile de alta-costura primavera 2020 da Givenchy
Mathew M. Williams será o sétimo estilista a ingressar na grife francesa

 

Entre todos os designers que passaram pela casa após a aposentadoria de Hubert de Givenchy, há 25 anos, Tisci foi o mais bem-sucedido. Matthew M. Williams é, agora, o sétimo estilista a ingressar na grife francesa. Resta aguardar como será a recepção do mais novo couturier no comando!

 

Colaborou Hebert Madeira

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?