Masp oferece exposição de moda até junho na capital paulista
Realizado em parceria com a Renner, o projeto reúne peças criadas entre 2017 e 2022 para compor especialmente o acervo do museu
atualizado
Compartilhar notícia
Ao longo de três temporadas, 26 duplas de artistas e estilistas foram convidadas para produzir peças de roupas exclusivas para o acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). As criações resultaram em 78 visuais que refletem uma variedade de temas e abordagens, desde gênero, sexualidade e religiosidade, até os impactos da pandemia da Covid-19 no vestuário. Agora, a mostra Arte na Moda: Masp Renner apresenta todos os looks no 2º subsolo da instituição até junho deste ano.
Vem saber mais!
Sobre o projeto Masp Renner
Um dos pontos históricos do Masp mais marcantes, que flertaram com a moda, foi o desfile da Dior em 1951 realizado no local. No entanto, não era surpresa que Pietro Maria Bardi, um dos responsáveis pela criação do Museu de Arte de São Paulo, já tinha o interesse em introduzir o universo fashion no centro cultural a longo prazo.
Depois, a exibição da coleção da Rhodia, indústria química francesa, tomou conta do espaço. Lançada em outubro de 2015, a mostra foi fonte de inspiração para a equipe do Masp decidir expandir o próprio acervo de moda. Com esse propósito estabelecido, a instituição cultural anunciou, em 2017, a parceria com a Renner, empresa brasileira de roupas e acessórios.
A colaboração possibilitou então a realização do ambicioso projeto Arte na Moda, que reafirma o compromisso do museu com a inovação e a experimentação na cultura contemporânea. Durante 2017 e 2022, trajes criados por diferentes duplas de artistas e estilistas foram recebidos. Agora, estão expostos, pela primeira vez, no Masp.
Sobre a exposição Arte na Moda: Masp Renner
Quase dez anos depois, o Masp recebe uma nova exposição de moda na capital paulista. No entanto, o museu buscou explorar a complexidade do mundo fashion como campo de conhecimento e reflexão desta vez, e não só celebrar o segmento como expressão artística.
Com curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico do Masp, e Leandro Muniz, curador assistente, a diversidade e a pluralidade são duas características marcantes da exibição. A escolha desses atributos resultou em um diálogo intrigante entre moda e arte, no qual cada look da conta uma história única e provocativa.
Com isso, a mostra convida o público a refletir sobre o papel dessas áreas na sociedade contemporânea, e ressalta ainda como as roupas podem ser verdadeiras obras de arte, não só simples peças de vestuário. O objetivo principal da exibição é apresentar o Masp como um agente fundamental para estimular, colecionar, pensar e expor novos trabalhos ao conectar setores de criação tão próximos, já que a moda tem sido uma linguagem relevante para a instituição.
“[A roupa] é um objeto cotidiano porque está no seu corpo e no corpo de todo mundo, mas quando entra no museu vira um objeto mais de reflexão do que ligado a um fluxo de consumo, de pura expressão pessoal ou de significação de um grupo”, destacou Leandro Muniz à Folha de S.Paulo.
A exposição Arte na Moda: Masp Renner é um mergulho na intersecção entre arte, moda e cultura. Ao reunir roupas exclusivas criadas em colaboração por artistas e estilistas brasileiros, o projeto representa uma celebração da criatividade e da diversidade nesses campos.
A mostra pode ser visitada até o dia 9 de junho deste ano, no Museu de Arte de São Paulo. O local funciona às terças-feiras, das 10h às 20h (entrada até as 19h); quarta a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h); e é fechado às segundas-feiras. Para entrar, é necessário fazer um agendamento on-line pelo link masp.org.br/ingressos. Os ingressos custam R$70 (inteira) e R$35 (meia). Às terças, a visita é gratuita.