Máscaras de proteção facial são transformadas em vestido de casamento
A estilista francesa Solenn Martens reaproveitou itens descartados para passar uma mensagem de conscientização ambiental
atualizado
Compartilhar notícia
Ao longo de 2020, a máscara de proteção facial virou um item de sobrevivência em meio à pandemia. Imprescindível na luta contra a propagação do novo coronavírus, a peça aparece em diversas versões pelo mundo. Contudo, o descarte gera grande impacto ambiental. Com o objetivo de passar uma mensagem de conscientização ecológica, a estilista francesa Solenn Martens criou um inusitado vestido de noiva com o reaproveitamento de itens de proteção descartados.
Vem ver!
A modelista e costureira, que trabalha atualmente com looks sob medida, faz parte de um coletivo criativo no Facebook. No grupo, a partir de assuntos variados, os participantes desenvolvem produtos conceituais. Quando o tema do desafio foi criar algo baseado em um conto de fadas, Solenn Martens teve a ideia de confeccionar um vestido de casamento inusitado.
“Com meu amigo que é ‘zero desperdício’, costumo pegar máscaras no chão e tem sido uma praga contra quem as joga há meses”, lamentou, em entrevista ao portal Ouest-France. A estilista destacou que elas estão por toda parte pelas ruas de Nantes, cidade que fica às margens do rio Loire, na França, onde ela mora.
Para a produção do vestido de noiva, Martens saiu com o sogro e a sogra. Juntos, eles recolheram cuidadosamente mais de 100 máscaras cirúrgicas que viraram lixo. Posteriormente, todas foram higienizadas. Em quatro horas, o resultado final ficou pronto. O outfit exclusivo tem amarrações, volume e forro de tule.
Ainda não há uma noiva específica que vai usar o modelito. A idealizadora pretender doá-lo. “Obviamente, há, acima de tudo, um desejo sustentável por trás disso e gostaria de oferecer esse vestido a um coletivo ou a uma associação”, contou Solenn Martens ao Ouest-France.
Colaborou Rebeca Ligabue