Mark Zuckerberg muda o estilo e afasta estereótipo nerd; veja o motivo
O bilionário adota um estilo moderno, com influências do streetwear e mensagens clássicas, em uma inusitada estratégia de rebranding
atualizado
Compartilhar notícia
Conhecido por anos pelo visual geek, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, está passando por uma transformação radical de estilo. O moletom e calça jeans, que já foi sinônimo da cultura workaholic do Vale do Silício, foi deixado de lado, dando lugar a looks sofisticados e com um pé no streetwear, no que pode ser visto como uma estratégia de rebranding pessoal do fundador do Facebook.
Vem saber o motivo!
“Imperador” Mark Zuckerberg
Mark Zuckerberg está na lista das pessoas mais ricas do mundo desde 2008, após o crescimento meteórico do Facebook. Ao longo dos últimos 16 anos, foram poucas as mudanças em seu visual: a personalidade geek do Vale do Silício se manteve predominante nos looks do empresário.
Recentemente, as aparições de Zuck (nome adotado nessa nova “era”) se transformaram graças a camisas de grife, correntes de ouro e, até mesmo, camisetas personalizadas com frases em latim e grego.
As palavras arcaicas são de peças criadas pelo estilista Mike Amiri e apresentam frases como “pathei mathos” (aprendizado através do sofrimento) e “aut Zuck, aut nihil” (uma adaptação de “aut Caesar, aut nihil“, que significa “ou César ou nada”, comparando o empresário ao imperador romano).
Mudança de lifestyle
O novo estilo, apelidado pela imprensa de Zuckaissance (misturando “Zuckerberg” e “renascença”), reflete uma mudança que alcança a imagem pública do bilionário. Ele tem se apresentado de forma mais descontraída e confiante para além da moda, exibindo um estilo de vida que inclui aulas de boxe, surfe e até a ostentação de carros de luxo, atitude incomum para o Zuck do passado.
Essa transformação pode ser uma estratégia para reposicionar Zuckerberg como um líder mais próximo do público, especialmente da geração Z. O estilo de vida workaholic deixou de ser um exemplo para os jovens, que se identificam com os sinais estéticos de um estilo de vida prazeroso, especialmente na moda.
Estilo de vida luxuoso passou a ser compartilhado nas redes sociais
Ao adotar um visual moderno e sofisticado após anos apresentando a mesma estética, Mark Zuckerberg busca se distanciar da imagem do “nerd da tecnologia” e se apresentar como um líder, assim como os imperadores romanos e pensadores gregos. Essa nova imagem pode ajudá-lo a se aproximar do público mais jovem, forte consumidor de produtos da Meta, como o Instagram.