Maria Filó lança quarta edição da linha Hera, com viés sustentável
A linha com recorte ecológico foi inaugurada pela marca carioca em 2018 e traz novidades inspiradas em fluidez
atualizado
Compartilhar notícia
A Maria Filó, marca carioca com ar contemporâneo, lançou as últimas novidades da linha Hera, que visa o consumo consciente. Inaugurada em 2018 com uma coleção-cápsula, a linha ganhou sua quarta edição recentemente, com peças disponíveis no e-commerce e nas lojas da grife. Atualmente, Hera corresponde a uma entrada anual importante no calendário da label, mas é apenas uma de suas iniciativas que visam uma moda com responsabilidade socioambiental, segundo a etiqueta.
Vem saber mais detalhes!
Hera, 4ª edição
A linha Hera é uma espécie de recorte sustentável da Maria Filó. As ideias de “feminilidade” e fluidez permeiam as peças do quarto lançamento, que inclui vestidos longos com alças finas, o movimento de babados e mangas, camisa oversized com mangas bufantes e até um corselete com bojo.
“Essa linha surgiu do nosso desejo em reduzir os impactos negativos gerados pela indústria têxtil”, afirmou Roberta Ribeiro, diretora criativa da marca, em comunicado. “Após muitas pesquisas de processos e matérias-primas, desenvolvemos peças atemporais que pudessem permanecer no closet da mulher contemporânea, sem agredir o meio ambiente.”
O caráter atemporal de estampas e cores clássicas também é uma característica que a etiqueta imprime na coleção. Nesse aspecto, destacam-se o verde-nilo, tons arenosos, off-white e listras nas cores azul e branca. Tecidos com proposta ecológica da empresa Ecosimple, como fios de algodão de sobra e fibra de garrafas pet, dão forma a todas as peças do lançamento.
“Temos muito orgulho da linha Hera. Além de representar esse desejo de ser uma marca com responsabilidade socioambiental, ela leva essa consciência para as nossas clientes. Mas é apenas uma das iniciativas sustentáveis da Maria Filó”, complementa Roberta.
Mais iniciativas
Para definir a própria estratégia de sustentabilidade, a marca se baseou em três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável traçados pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030, especificamente os ODS de número 8, 10 e 12. Eles se referem, respectivamente, ao trabalho decente e crescimento econômico, à redução das desigualdades e ao consumo e produção responsáveis.
Cada iniciativa da marca corresponde a pelo menos um objetivo de alguma forma. Isso acontece, por exemplo, em relação aos tecidos. Em parceria com a Rede Asta + Oficia Muda, a label doa sobras de corte de tecido para estender a vida útil desses materiais. O que resta de coleções passadas é transformado em peças pela iniciativa re-Vista.
Dentro dessa área, a marca também é associada ao movimento Sou de Algodão e produz jeans eco-friendly, utilizando material reciclado, que reduz o consumo de água em 95% e o de químicos em 90%, de acordo com a Maria Filó. Já na parceria com a Eu Reciclo, o foco é nas sacolas de papel e papéis de seda. O volume de materiais desse tipo usado para a marca é compensado em 100%.
Maria Filó
Fundada em 1997 por Célia Osorio, a Maria Filó tem um DNA romântico e vibrante. A primeira loja da label foi aberta em Ipanema, no Rio de Janeiro. Atualmente, a marca tem dezenas de pontos de venda espalhados no Brasil. A direção criativa é de Roberta Ribeiro.
Colaborou Hebert Madeira