Maria Filó lança coleção inspirada no Caminho de Santiago
No novo trabalho, que chegou às lojas nesta semana, a marca traz referências de mulheres que fizeram o famoso trajeto europeu
atualizado
Compartilhar notícia
O famoso Caminho de Santiago de Compostela, na Europa, proporciona uma experiência única. A viagem inclui diferentes percursos por paisagens de tirar o fôlego. Com inspiração no destino e nas mulheres que já percorreram o trajeto, a Maria Filó preparou a coleção Ruta del Mar para o inverno 2020.
Vem comigo!
O caminho surgiu no século 9 com a descoberta do túmulo do apóstolo São Tiago, no que, posteriormente, se tornou a cidade de Santiago de Compostela. Atualmente, é a capital da região de Galiza, no noroeste da Espanha.
Todo o Caminho de Santiago se dá entre a Espanha e a França, mas também tem ramificações em Portugal. Percorrido por peregrinos desde a Idade Média, o trajeto é formado por elementos da natureza, como bosques, áreas rurais e montanhas. Virou um símbolo de fé, além do turismo.
Por lá, em meio às paisagens esplêndidas, foram construídos castelos, pontes, muralhas, mosteiros, igrejas, albergues e residências. A rota mais popular, entre as cidades de Saint Jean Pied de Port e Santiago de Compostela, tem aproximadamente 800 km. Geralmente, é feita a pé, mas também há quem prefira ir de bicicleta ou a cavalo, por exemplo.
No início dos anos 1990, a Unesco colocou o Caminho de Santiago na lista de patrimônios mundiais, mais especificamente o Caminho Francês. Já em 2015, o título foi estendido ao Caminho do Norte, incluindo diferentes variantes.
A coleção já está à venda em todas as lojas físicas e também no e-commerce da Maria Filó. Com DNA feminino e contemporâneo, a etiqueta apostou em tons sóbrios, além de estampas florais, geométricas e animal print.
Um dos pontos mais interessantes da coleção são as peças de tricô, feitas a partir da reutilização de lã. O jeans e a alfaiataria também marcam presença.
Entre os itens disponíveis, estão jaquetas, macacões, saias midi, camisas sociais e calças de cintura alta. Elegância, fluidez e versatilidade resumem a novidade.
Maria Filó
A marca foi criada em 1997, no Rio de Janeiro. Lançada por Célia Osório, a label conquistou o público brasileiro e se tornou referência. Atualmente, a Maria Filó tem direção criativa de Roberta Pinheiro, estilista e filha da fundadora da empresa.
Colaborou Rebeca Ligabue