Marcas de moda promovem conscientização no Dia Internacional da Mulher
Nomes como Gucci, Ipanema, Lumas e Vista Magalu lançaram iniciativas e coleções que celebram a luta feminina por direitos
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta terça-feira (8/3), é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Como uma maneira de celebrar e combater as desigualdades e sexismos, marcas nacionais e internacionais de moda lançaram projetos e coleções para a data.
Vem conhecer as iniciativas!
Não há um consenso para se explicar a origem do Dia Internacional da Mulher. O incêndio que matou mais de 100 mulheres na fábrica da Triangle Shirtwaist Company, em Nova York, é frequentemente usado como um marco para a criação da data. No entanto, historiadores defendem que as causas e motivações são de muito antes da tragédia.
Em razão dessa variedade de origens, a Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975, oficializou o dia 8 de março como a data que celebra e reivindica os direitos das mulheres. A indústria da moda tem se mostrado consciente das demandas e mobilizações do grupo.
Nesse sentido, grandes marcas tem aproveitado a data para desenvolver iniciativas e coleções com o foco na causa. Entre as labels que aderiram à conscientização, estão Gucci, Ipanema, Lumas e Vista Magalu.
Gucci
Por meio da sua plataforma Chime for Change, a Gucci lançou uma coleção-cápsula composta por uma camiseta e um boné de beisebol, com o tema Igualdade de Geração. As peças foram desenvolvidas junto com o artista italiano MP5, que já colaborou com a grife italiana e atua como diretor de arte da Chime Zine.
Os itens estarão disponíveis em lojas selecionadas no Brasil, China, França, Itália, Japão, México, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos. Também é possível encontrar no e-commerce da grife.
Ipanema
Inspirada na energia, na potência e na amplificação da liberdade das mulheres, a Ipanema lança a coleção Wow. As peças foram desenvolvidas pelas artistas visuais Larissa Paredes Ramos, Thaiz Zafalon e Fabiana Mimura, que participaram do projeto de profissionalização gratuito da Women on Walls.
As estampas dos modelos refletem emoções e narrativas da mulheres. As três artistas foram selecionadas por meio da iniciativa internacional, que tinha apoio da Ipanema. A coleção já está disponível no site da marca.
Vista Magalu
Em sua primeira coleção-cápsula colaborativa, a Vista Magalu se uniu à Utopiar, marca de roupa paulista dedicada à capacitação e acolhimento de vítimas de violência doméstica. De acordo com a empresa, as peças foram desenvolvidas para dar visibilidade e apoio a vítimas no Brasil.
A coleção é composta por uma jaqueta jeans e três modelos de camisetas. As peças apresentam técnicas manuais trabalhadas cuidadosamente nos detalhes, com o bordado como destaque. Os itens estão disponíveis no aplicativo da marca.
Lumas
Inspirada em um encontro de mulheres que trabalham com relações institucionais, as lobistas, a Lumas preparou a coleção Poderosas. As camisetas surgiram a partir da parceria com o Dicas em RIG, grupo de mulheres da área de relações governamentais, e com a artista brasiliense Ludmila Carvalho.
Todas as impressões representam mulheres plenas, conquistando espaços de novas formas, confraternizando e entrando em novos mercados de trabalhos. As peças estão disponíveis no e-commerce da marca.
É essencial, cada vez mais, buscar a igualdade de gênero. Iniciativas que promovem a capacitação, o empreendedorismo e o ingresso de mulheres no mercado de trabalho são sempre bem-vindas, seja na moda ou em outros segmentos.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!
Colaborou Luiz Maza