metropoles.com

Marcas de luxo apostam em versões mini das clássicas “it bags”

Modelos menores de bolsas desejadas são tendência do momento entre fashionistas e celebridades internacionais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
capa4
1 de 1 capa4 - Foto: Getty Images

Nesta temporada, menos é mais. Pelo menos quando se fala de bolsas. Em contraste aos maxibrincos, mega-acessórios, roupas oversized e ombreiras da estação, a tendência começou quando it bags foram aparecendo em versão menores, mas com as mesmas funções das originais. Rapidamente, elas se transformaram em protagonistas dos looks de fashionistas e celebridades, como Chiara Ferragni e o clã das Kardashians. Imediatamente, viraram febre. Nos tamanhos mini, micro e até nano, essas bolsas são irresistíveis.

Além de práticas, são leves, charmosas e sofisticadas. Esbanjam feminilidade, praticidade e, ao mesmo tempo, são statement bags com preços mais acessíveis. Sempre acompanham uma alça longa, geralmente removível, dando versatilidade à peça.

A Christian Dior foi precursora do estilo com a mini Lady Dior, lançada em 1994, mas foi Phoebe Philo, então diretora da Céline, quem lançou a tendência. Os destaques ficam com a clássica, porém inacessível, mini Kelly II da Hermès, a elegante e descolada micro Peekaboo, da Fendi, e a trendsetter nano Luggage, da Céline. A grife francesa Louis Vuitton investiu bastante na tendência e fez uma campanha exclusiva para as minis.

Vem comigo!

Mini it bags são, basicamente, uma versão reduzida das bolsas mais famosas de cada grife. À medida que a moda urbana abdicou das opções pesadas e maxi, péssimas para as nossas costas, marcas de luxo investiram na ideia.

Confira as mini, micro e nano it bags mais desejadas:

1. Kelly Mini II, da Hermès – Disputada e inacessível
Bolsas da marca Hermès, desde a Kelly até a Birkin, sempre foram símbolo de status e poder. Afinal, além de caríssimas, são exclusivas e difíceis de encontrar. Mais complicado ainda é conseguir a Kelly Mini II ou a Kelly Micro. Elas são cópias perfeitas das versões maiores, apresentam o clássico fecho da marca, zíper no interior e duas alças: uma longa removível e outra menor. O sucesso surgiu quando Chiara Ferragni, musa italiana do street style, usou a peça e nunca mais largou. Claro que as Kardashians ajudaram a tornar o produto uma febre mundial.

Reprodução/Instagram
Chiara Ferragni e sua micro Kelly

A mini mede 20cm, mas a micro, com apenas 15cm, é a mais desejada. Inicialmente pensada como um acessório para pendurar em uma bolsa maior, a micro comporta apenas um smartphone e, talvez, um batom. Mal cabe identidade ou chave de casa.

Já a mini, apesar de pequena, cabe todo o necessário para uma mulher, sem exageros (nosso telefone já carrega o suficiente). É maior do que a micro e menor do que a clássica. Linda, prática, charmosa, pode ser usada transpassada, deixando as mãos livres para exercer as tarefas do dia a dia. É possível, inclusive, usar uma maxibolsa de ombro acompanhando.

Isso sem falar no poder da versatilidade, já que o mimo também pode ser usado tanto em eventos descontraídos do dia a dia quanto em algo mais sofisticado à noite.

Getty Images/SplashNews/PerezHilton/TMZ

 

Getty Images

 

2. Peekaboo, da Fendi – A protagonista
Criadas em tamanhos micro, mini, regular e versões maiores, a Peekaboo é uma das bolsas mais desejadas da Fendi. A única diferença entre a regular e as miniaturas é a alça longa, que dá à peça charme e versatilidade.

Tem compartimentos internos, abre dos dois lados, é leve, espaçosa e maleável. A alça longa é removível, sendo possível carregar a Peekaboo como bolsa de mão, segurando apenas no laço menor. O formato é clássico e, ao mesmo tempo, peculiar. A micro, eleita It Bag de 2015 pela revista Vogue, é menos funcional que a mini.

“Tamanho pequeno, grande diferença” foi o slogan escolhido para a campanha das microbolsas Peekaboo, que medem apenas 15cm. A intenção era carregar a peça pendurada no acessório, como um chaveiro.

Veja a campanha da Fendi dedicada exclusivamente às microbags:

 

As mini e micro Peekaboos são as minhas favoritas. Além de lindas, chiques e clássicas, têm preços mais acessíveis do que a Kelly, da Hermès. Ter a oportunidade de adquiri-las é a chance imperdível de adquirir uma bolsa-ícone. O melhor de tudo: pagando menos por isso. Aproveitando o sucesso da linha, a Fendi criou uma área exclusiva em seu site para as minibags, as quais vêm nos mais diversos modelos, com bordados e até aplicações em pele.

A mini mede 23cm e é surpreendentemente espaçosa, leve, maleável e prática. A alça fina e transpassada é um grande diferencial. Tem espaço para carregar o necessário, além de ser perfeita para usar tanto de dia quanto de noite.

iNSTAGRAM/rEPRODUÇÃO

StyleDuMonde/reprodução

3. Céline Luggage Nano – A trendsetter
Phoebe Philo, então diretora da marca francesa Céline, foi responsável por dar inicio à onda das minibolsas. Quando lançou a versão nano da linha Luggage, o acessório se tornou um hit instantâneo, especialmente por causa do shape, com pegada moderna e despretensiosa, que pode ser usado em diversas ocasiões.

Até então, bolsas pequenas eram usadas apenas em eventos sociais. Com a chegada da Nano, as fashionistas perceberam uma união dinâmica entre praticidade e design. Prova disso está no fato de as gêmeas Olsen serem grandes fãs dos modelos, aparecendo com os itens em diversas ocasiões.

A bolsa pode parecer pequena, mas, acredite, cabe bastante coisa nela. Assim como as outras, inclui uma alça curta e outra longa removível. O design particular mede 20cmx20cm. Pode ser lisa ou tricolor.

Getty Images

Instagram/Reprodução

 

4. Lady Dior – A precursora
A Lady Dior era a bolsa predileta da princesa Diana. Originalmente chamada de “Chouchou” (“favorita”), em 1994, virou hit dois anos depois, tornando-se a queridinha da célebre figura real. O item recebeu, oficialmente, o nome de Lady Dior.

Divulgação/Getty Images/Reprodução/Instagram

 

A icônica bolsa, que virou trademark da grife, foi reinterpretada mais tarde em tamanhos menores. A original inclui apenas uma alça de mão, enquanto a mini e a micro vêm com o laço maior, tanto em corrente quanto em couro – podendo ser usada no braço ou transpassada, sendo assim, uma peça para o dia.

A diferença entre as duas bolsas é significativa. Enquanto uma possui 17cm de largura, a menor tem apenas 14cm. Porém, as duas são válidas para quem quer apostar em um complemento atemporal, elegante e, é claro, digno de uma princesa.

Instagram/Reprodução

 

Instagram/Reprodução

 

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil de escolher a sua bolsa favorita. Vale lembrar que, a cada temporada, as marcas buscam sempre renovação, portanto, além de cores e texturas, aplicações e outros tipos de materiais podem aparecer em edições limitadas. O importante é ficar sempre de olho!

Até a próxima!

Veja mais opções de minibags:

11 imagens
Alma BB, Louis Vuitton
Mini Rockstud Crossbody, Valentino
3Jours Leather Shopper, Fendi
Sac de Jour Mini, Saint Laurent
Drew Mini Chain Shoulder Bag, Chloé
1 de 11

Nano W Bag, Louis Vuitton

Divulgação/Louis Vuitton
2 de 11

Alma BB, Louis Vuitton

Divulgação/Louis Vuitton
3 de 11

Mini Rockstud Crossbody, Valentino

Divulgação/Valentino
4 de 11

3Jours Leather Shopper, Fendi

Divulgação/Fendi
5 de 11

Sac de Jour Mini, Saint Laurent

Divulgação/Saint Laurent
6 de 11

Drew Mini Chain Shoulder Bag, Chloé

Divulgação/Chloe.
7 de 11

Sicily Mini Bag, Dolce & Gabbana

Divulgção/Dolce&Gabbana
8 de 11

Mini Antigona, Givenchy

Divulgação/Givenchy
9 de 11

Soho Leather Mini Chain Bag, Gucci

Divulgação/Gucci
10 de 11

Mini Motorcycle, Balenciaga

Divulgação/Balenciaga
11 de 11

Lock Micro Mini Shoulder Bag, Valentino

Divulgação/Valentino

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?