Marca Karl Lagerfeld lança avatares em NFT inspirados no estilista
Lançamento limitado traz duas estatuetas que remetem ao visual icônico do falecido designer alemão
atualizado
Compartilhar notícia
O estilo inconfundível do lendário Karl Lagerfeld ainda vive na memória dos amantes de moda. O estilista e couturier alemão, que morreu em fevereiro de 2019, já foi inspiração de diversos produtos e objetos. Os mais recentes deles são duas estatuetas digitais criadas pela marca homônima do designer, que serão vendidos em forma de NFTs.
Vem saber mais detalhes!
Estatuetas digitais
O antigo diretor criativo da Chanel e da Fendi era conhecido por estar sempre com imponentes ternos de cor escura, combinados com camisas brancas, óculos de sol e os cabelos brancos presos em forma de rabo de cavalo (ou coque). Todos esses detalhes foram traduzidos nas caricaturas virtuais e animadas que serão vendidas pelo marketplace The Dematerialised, especializado nessa área.
O lançamento é limitado e o primeiro em formato NFT inspirado em Karl Lagerfeld, em homenagem à data em que o estilista alemão faria aniversário, na última sexta-feira (10/9). Uma das duas estatuetas tem somente 777 exemplares virtuais, pelo valor de 77 euros. Todos os detalhes foram pensados: 7 era o número favorito do designer.
Já a segunda estatueta, considerada uma versão premium da primeira, chega com acabamento cromado. Essa tem apenas 77 unidades e custa 177 euros. Colecionadores que comprarem os avatares poderão mudar o visual deles usando peças digitais que serão lançadas posteriormente. Por meio de realidade aumentada, usuários de iPhone que adquirirem poderão criar imagens com os objetos em diferentes ambientes.
Silhueta icônica
As novas NFTs integram uma coleção da marca Karl Lagerfeld chamada Ikonik, que inclui vestuário, acessórios, artigos de couro e outros tipos de objetos inspirados no estilista fundador da grife. Aliás, a silhueta do designer alemão já ganhou forma em itens como penduricalhos de pele lançados pela Fendi e estatuetas colecionáveis criadas pela marca Tokidoki.
Investidas da moda em NFTs
Traduzindo para o português, a sigla NFT (non-fungible tokens) significa “tokens não fungíveis”. Fortemente popularizados no início deste ano, esses bens digitais são únicos e insubstituíveis, e registrados em uma tecnologia chamada blockchain (a mesma das criptomoedas). Quem compra um deles ganha uma espécie de título virtual sobre a propriedade e autenticidade. Normalmente, esses ativos são vendidos em exemplares únicos ou limitados.
As investidas das marcas no universo digital não são novidade, a exemplo do jogo da Balenciaga para lançar a coleção outono 2021 ou das skins que a Louis Vuitton criou para o game League of Legends. Existem, inclusive, marcas que criam somente roupas digitais, aplicadas às fotos dos clientes por meio de computação gráfica, como a Tribute Brand.
Agora, as NFTs entram na jogada para proporcionar um novo formato de consumo, com ainda mais exclusividade. Na moda, um desses exemplos é a empresa RTFKT, que comercializa tênis virtuais em formato de token não fungível.
Colaborou Hebert Madeira