Marca Handred reforça veia artística em collab com a Oficina Brennand
A coleção foi a primeira do instituto de arte, criado pelo pernambucano Francisco Brennand, com uma marca de moda
atualizado
Compartilhar notícia
A marca carioca Handred é conhecida pela moda descomplicada e com pegada artística. A grife se colocou na vanguarda ao ser a primeira marca de moda a colaborar com a Oficina Brennand, instituto de arte fundado pelo pernambucano Francisco Brennand.
Vem conhecer a coleção!
Em maio deste ano, André Namitala, diretor criativo da Handred, e a equipe da marca desembarcaram na Oficina Cerâmica Francisco Brennand, que fica no bairro da Várzea, em Recife, Pernambuco. O espaço, cercado por uma mata fechada, evidencia a vasta produção do artista múltiplo que se destacou na pintura, na escultura, na cerâmica e até na escrita.
A imersão foi capturada pela cineasta Míriam Struz e resultou em um minidocumentário, que tem a Oficina como cenário e André Namitala e Marianna Brennand, sobrinha-neta de Brennand e presidente do instituto, como atores secundários.
O papel principal ficou para a verve artística da Oficina que, com 16 artesãos, trabalha para preservar e dar continuidade ao legado de Francisco Brennand. Agora, por meio de estampas e até de pequenas cerâmicas que foram aplicadas às roupas, o instituto estreia na moda com uma marca que mantém um diálogo com a arte brasileira desde a fundação.
Os capítulos
A vasta produção artística de Francisco Brennand ofereceu à Handred um mundo de inspirações. Para apresentar as criações ao público com a devida atenção, a marca optou por lançar as estampas em “capítulos”, como diferentes partes de “um todo”.
Fizeram parte do capítulo I as estampas Auto da Compadecida e Caju Azul. A primeira nasceu a partir dos desenhos feitos por Francisco Brennand, em 1968, para os figurinos do primeiro filme do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Já a segunda veio de painéis do artista que homenageiam a fruta brasileira.
Nanquim é a estrela do capítulo II. A estampa reúne diversas ilustrações, como Os Florais, Vênus e Batismo de Jesus, feitas durante o período de 1950 e 1960.
O encerramento veio com capítulo III e Paraíso Perdido. A estampa foi inspirada no mural homônimo realizado por Brennand em 1989, originado a partir da obra de Marcel Proust, em sua emblemática coleção Em Busca do Tempo Perdido, escrita pelo autor francês entre 1908 e 1922.
SPFW
No dia 19 de novembro, a Handred apresentou, no desfile no São Paulo Fashion Week, a coleção e o documentário. Até o convite do evento mostrou o respeito da marca pelo artista pernambucano: a risogravura foi feita a partir da aquarela sobre papel Pratos, do artista Francisco Brennand.
As peças apresentadas brincaram com texturas e desenhos. A cantora Lia de Itamaracá, que tem esse nome por causa da Ilha de Itamaracá, município de Pernambuco, embalou a apresentação na semana de moda paulista.
Serviço
O minidocumentário que mostra o processo de desenvolvimento da coleção pode ser assistido no canal da Handred no Youtube. As roupas podem ser encontradas nas lojas físicas, no Rio de Janeiro e em São Paulo, ou no e-commerce da marca. A Oficina Cerâmica Francisco Brennand é aberta para visitação de terça-feira a domingo, entre 10h e 17h.
Oficina Cerâmica Francisco Brennand:
Propriedade Santos Cosme e Damião – R. Diogo de Vasconcelos, S/N – Várzea, Recife – PEHandred:
Loja Ipanema: Rua Visconde de Pirajá, 500A, Ipanema, Rio de Janeiro – RJ
Loja Jardins: Rua Dr. Melo Alves, 508, Jardins, São Paulo – SP
Loja Iguatemi São Paulo: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232, Jardim Paulistano, Terceiro Piso, São Paulo – SP
Assista ao minidocumentário da Handred com a Oficina Brennand:
Colaborou Carina Benedetti