metropoles.com

Marca faz sucesso com tênis que calçam sem as mãos

A Kizik já vendeu mais de 2 milhões de pares e conquista o público com peças tecnológicas e práticas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kizik/Divulgação
Tênis Kizik hands-free
1 de 1 Tênis Kizik hands-free - Foto: Kizik/Divulgação

Imagine chegar em casa depois de um longo dia de trabalho ou estudo (ou ambos) e tirar os sapatos com movimentos simples antes de se jogar no sofá. Para a maioria das pessoas, pode parecer apenas uma cena cômoda, mas colocar e tirar calçados fechados é mais do que uma tarefa chata para quem tem deficiência física, pessoas grávidas ou mesmo crianças, que costumam ter dificuldade para amarrar cadarços.

A marca estadunidense Kizik, na vanguarda dessa lacuna do mercado, está faturando US$ 100 milhões ao ano com opções que dispensam a ajuda das mãos. Basta colocar e tirar o pé. Vem saber como funciona!

Tênis Kizik hands-free
Os calçados da Kizik permitem que o pé deslize por dentro, enquanto a estrutura do calcanhar da peça dobra para facilitar o calce

Facilidade no calce

Criada em 2017, a Kizik já patenteou mais de 200 tecnologias próprias (em diferentes estágios de aprovação), e chegou a licenciar uma delas para a Nike em 2019. A propósito, a relação com a gigante esportiva rendeu até uma compra minoritária nas ações da Kizik. O valor não foi revelado, mas contribuiu para o crescimento para a label.

Uma das principais tecnologias usadas pela marca, a External Cage, faz o pé deslizar por dentro do sapato, que trava no calcanhar graças a um conjunto de tiras cruzadas que dobram durante o calce e voltam ao lugar.

A estrutura está presente em itens como o carro-chefe da empresa, o tênis Athens, e passou por 30 mil rodadas de teste de durabilidade em uma máquina de compressão. Em termos práticos, é como se uma pessoa colocasse e tirasse o calçado dos pés 10 vezes ao dia, por uma década. Os consumidores da label, que já vendeu mais de dois milhões de pares desde o lançamento, incluem nomes como Elon Musk, Michael J. Fox e Michelle Obama.

Tênis Kizik hands-free
A Kizik foi criada em 2017

 

Tênis Kizik hands-free
Desde o lançamento, foram vendidos mais de dois milhões de pares

Expansão no mercado

Antes de se dedicar totalmente à produção de calçados com o conceito hands-free, no qual ele já vinha trabalhando, o fundador da Kizik, Mike Pratt, havia co-fundado a marca Ogio, em 1987, dedicada a bolsas esportivas. A etiqueta foi vendida para a Callaway Golf em 2017, por US$ 75,5 milhões. Naquele mesmo ano, Pratt criou a Kizik. Atualmente, sob o comando do CEO Monte Deere, a marca está presente em países asiáticos e europeus, a exemplo de Taiwan, da Itália e do Reino Unido.

Em entrevista recente a uma revista internacional, o diretor de inovação da marca, Craig Cheney, disse que o principal desafio da empresa é mesclar funcionalidades como a tecnologia de “mãos livres” com designs que sejam atrativos para o público. Ele acredita que é possível que todos os calçados do mercado tenham a mesma particularidade. A marca diz ter uma taxa de conversão de 70% dos consumidores que provam os produtos.

Tênis Kizik hands-free
Mike Pratt já vinha trabalhando na tecnologia “hands-free” antes mesmo de fundar a Kizik, quando se dedicada à marca Ogio

 

Tênis Kizik hands-free
A variedade de peças atual abrange até botas

Atratividade e variedade

A Kizik busca praticidade e estilo para atividades do dia a dia, sem focar em uma categoria específica, como tênis esportivos. Atualmente, os calçados vão além dos sneakers e incluem até botas para neve. Essa diversidade, de acordo com a revista Inc., é um dos fatores que fazem com que a marca tenha um dos crescimentos mais promissores entre as empresas estadunidenses. Não à toa, além do e-commerce próprio, será possível encontrar os produtos da Kizik em varejistas como a Nordstrom e mais 700 lojas nos EUA até o fim deste ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?